07/03/2024 às 10h50min - Atualizada em 08/03/2024 às 00h04min

Oficina dos Sonhos capacita jovens de Piracicaba em design com metal, por meio de solda e fundição

A iniciativa é gratuita, patrocinada pela Caterpillar e está com inscrições abertas até 14 de março

K. Pereira
Divulgação
O curso profissionalizante Oficina dos Sonhos, totalmente gratuito, está oferecendo oportunidade a dezenas de jovens a partir de 18 anos, moradores de Piracicaba e região, de aprender a arte do design com metais. 

A oficina é realizada pelo Instituto São Paulo de Arte e Cultura (ISPAC) e Ministério da Cultura. Conta com o apoio da Prefeitura de Piracicaba e FUMEP. O patrocínio é da Caterpillar, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

O curso Arte e Solda: da Teoria à Prática é um módulo introdutório, de curta duração, que lhe ensinará as habilidades básicas necessárias para iniciar a trabalhar com soldagem. Se você tem pouca ou nenhuma experiência e gostaria de entrar nesta área, esta é uma excelente oportunidade para começar a desenvolver ou iniciar um projeto de empreendimento pessoal.

“O metal é o elemento primário de muitas indústrias e atividades do setor produtivo. Especializar-se no segmento de design com metais aumenta a empregabilidade e, portanto, as oportunidades de carreira dos jovens”, explica a representante do   Instituto São Paulo de Arte e Cultura (ISPAC), que produz o Oficina dos Sonhos – Design com Metais. Ela destaca que uma das vantagens deste curso é a capacitação que não requer o tempo e o investimento financeiro demandados para um diploma técnico ou universitário que variam de 2 a 5 anos.

Esta área habilita profissionais a projetar e produzir artefatos industriais, móveis, utensílios domésticos, esculturas, artigos de decoração e uma infinidade de objetos a partir do metal, preparando-os para o mercado de trabalho ou para empreender em um negócio próprio.

Além da gratuidade, a Oficina do Sonhos – Design com metais oferece, sem custos, uniforme, material e os equipamentos necessários de proteção individual (EPI). Entre as disciplinas, há aulas de desenho técnico, metodologia de projeto, solda e fundição, entre outras.

O curso será ministrado uma vez na semana em encontros de 4 horas, com alunos divididos em duas turmas: às sextas-feiras das 18h-22h e aos sábados das 8h-12h.

As inscrições poderão ser feitas pelo link: https://forms.gle/hCJkeDxDJkyMojgg9.

“A construção de uma carreira exige, entre outras qualidades, dedicação, postura, além de conhecimento e habilidades técnicas. Acreditamos que este curso agregará uma aprendizagem importante para ajudar jovens a se destacarem, tendo mais chances de trabalho e oportunidades no mercado”, comenta Natália Tavares, Consultora de Responsabilidade Socioambiental da Caterpillar, empresa patrocinadora da Oficina dos Sonhos por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.


Serviço
Oficina dos Sonhos – Design com Metais
Início: 18/03/2024
Carga horária: 32 horas
Local: Fumep (Fundação Municipal de Ensino de Piracicaba) – Av. Monsenhor Martinho Salgot, 560 - Areião, Piracicaba
Serão 2 Turmas:
Turma 1 | Sábados | 08h-12h
Turma 2 | Sextas | 18h-22h



Ficha Técnica

Realização: Instituto São Paulo de Arte e Cultura (ISPAC) e Ministério da Cultura por meio da Lei de Incentivo à Cultura
Apoio: Prefeitura de Piracicaba e Fumep
Patrocínio: Caterpillar

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp