04/03/2024 às 01h48min - Atualizada em 05/03/2024 às 04h03min

Regata Bracuhy aposta em crescimento ano a ano

Angra dos Reis (RJ) receberá sexta edição do tradicional evento de vela oceânica no dia 16 de março

Flavio Perez Guimarães
https://onboardsports.pressroom.com.br/434759f389/regata-bracuhy-aposta-em-crescimento-ano-a-ano.html
Hélio Viana
A cerca de duas semanas para a Regata Bracuhy, em Angra dos Reis (RJ), os organizadores não escondem a ansiedade pelo começo da competição de vela oceânica. A prova será realizada no dia 16 de março, na Baía da Ribeira. As inscrições terminam nesta segunda-feira (4).
 
Para o campeonato, estão confirmadas nove classes de vela oceânica: APS, Bico de Proa, Clássicos (construção até 1980), Cruzeiro, Mini, Multicascos, ORC, RGS e VPRS. Mais de 130 barcos já estão confirmados. 
 
Esta é a sexta edição da Regata, que começou em 2017 e tem organização voluntária, sem fins lucrativos. A primeira vez contou com 65 barcos e 330 tripulantes. Já a edição do ano passado teve os números quase dobrados, com 121 embarcações e 630 pessoas. A meta é alcançar o crescimento ano após ano.
 
"São três dias de evento, com três festas e uma regata. Isso tudo é porque o nosso objetivo da Regata Bracuhy é agregar as várias tribos da vela, desde o regateiro fissurado e passando pelo cruzeirista fissurado. Isso tudo juntando com as famílias participantes. Torna-se uma grande festa", comenta Mara Blumer, uma das organizadoras do evento. 
 
No dia da prova, a primeira largada está marcada para as 12h, próximo à laje do Sítio, Baia da Ribeira, em Angra dos Reis (RJ). Serão dois percursos em disputa. O primeiro, de 12 milhas, será para todas as categorias das classes APS, Clássicos, RGS, ORC, Mini e VPRS. Já o segundo percurso, de oito milhas, engloba todas as categorias das classes Bico de Proa, Cruzeiro e Multicascos.
A premiação da regata será realizada no dia 16 de março, nas Ruínas do Engenho Bracuhy, a partir das 19h. Serão premiados os três primeiros colocados de cada classe, e haverá distribuição de prêmios especiais e destaques.
 
"Para este ano, ainda estamos com inscrições abertas, com muitas expectativas de crescimento cada vez maior. Quem for participar pode esperar boas surpresas", finalizou Blumer. 
 
A programação completa da regata, credenciamento e eventos sociais estão publicadas no site:
www.regatabracuhy.com.br.

Programação

15/03/24 – sexta-feira
13h às 18h - Credenciamento na Orla da Marina
19h às 22h - Happy Hour de boas-vindas nas Ruínas do Engenho
16/03/24 - sábado
8h às 12h - Credenciamento na Orla da Marina
10h - Hino nacional e hasteamento da bandeira
12h - Início das regatas
19h às 22h – Festa de premiação nas Ruínas do Engenho
17/03/24 - domingo
12h - Churrascuhy no Bistrô

Sobre a Regata Bracuhy

Em 2017, um grupo de velejadores do Bracuhy se juntou para organizar uma regata, de forma voluntária e sem fins lucrativos. A ideia era trazer o Bracuhy de volta ao cenário da vela de competição. Logo de cara, a organização conseguiu juntar 70 veleiros e 300 tripulantes na 1ª Regata JL Marina Bracuhy, que nasceu já fazendo parte do Campeonato de Vela Oceânica organizado pela FARVO – Flotilha Angra dos Reis de Vela Oceânica. E desde então o evento não parou de crescer.

A partir de 2020, a regata passou a contar com o apoio da ABVO - Associação Brasileira de Veleiros de Oceano. A 5ª Regata, em 2023, reuniu 130 veleiros e 700 tripulantes, que celebraram a modalidade em uma grande festa.

Esse é o espírito da Regata Bracuhy: muito mais do que uma competição, uma confraternização entre amigos e amantes da vela!


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp