No cenário acirrado dos negócios digitais, a análise de dados surge como a peça-chave capaz de catapultar o lucro e garantir um crescimento consistente a longo prazo. Empreendedores e gestores, conscientes, estão cada vez mais atentos à necessidade premente de adotar estratégias baseadas em dados para não apenas sobreviver, mas prosperar.
Neste contexto, o especialista Fábio Rodrigues traz uma perspectiva esclarecedora sobre a importância vital da análise de dados. “Saber analisar dados não é algo que deve ser um bicho de sete cabeças e muito menos terceirizado. As milhares de siglas e termos podem parecer assustadoras, mas com o direcionamento certo é possível fazer avaliações importantes para os negócios”, afirma.
Abaixo, Fábio destaca como métricas financeiras e estratégicas e KPIs operacionais atuam como alicerces fundamentais para embasar decisões fundamentadas, impulsionando o retorno sobre o investimento e consolidando um caminho em direção ao sucesso duradouro dos empreendedores digitais. Com isso, veja as dicas de como a análise de dados não é apenas uma ferramenta, mas sim a bússola que guia os líderes empresariais na jornada competitiva do mundo digital.
Fluxo de Caixa, Custo de Aquisição de Clientes (CAC), Lifetime Value (LTV), Margens Operacionais e de Lucro, podem parecer ter sido feitas para afugentar qualquer empreendedor digital, mas calma, eles são dados essenciais, e podem dizer muito sobre o seu negócio.
Por exemplo, o CAC pode ser utilizado para entender o custo de trazer um novo cliente por meio de uma campanha de marketing digital. Ela por si já é uma análise legal, mas quando avançamos e, por exemplo, comparamos esse mesmo CAC ou outra variável chamada de LTV — dado que avalia todo o dinheiro gerado por um cliente ao longo do tempo em que está contigo — conseguimos ter a clareza se nossas ações para trazer um novo cliente estão se pagando, definindo caminhos de ajustes ou acelerando estratégias para crescer ainda mais.
Os dados são os melhores amigos na hora de conhecer o seu cliente, ou seja, saber sobre padrões de compra, feedbacks, comportamento de consumo e sazonalidades, ajudam a identificar oportunidades e antecipar necessidades.
Como, por exemplo, sabendo que o padrão de consumo de seus clientes é adquirir determinado produto em determinada época do ano, é possível criar campanhas mais assertivas, com menor custo e maiores chances de conversão.
Como saber quais mudanças promover na operação pensando no crescimento e no lucro? São com esses KPIs que você encontrará caminhos para isso. Aqui você olhará para as métricas operacionais como taxa de conversão em clientes, volume e eficiência das vendas, seja por vendedor ou período, entre N outras.
Com esses dados em mãos é possível, por exemplo, entender se o custo do seu produto está demorando para se pagar, ou seja, retornar para o caixa, este pode ser um sinal de que é necessário trabalhar melhor sua precificação.
Saber avaliar sua participação no mercado, perspectivas de crescimento, analisar a concorrência e, o mais importante, você está retendo seus bons clientes? Responder a esta pergunta vai te indicar se é necessário promover mudanças de rota, se preparar melhor para novas fases, dar passos mais largos ou menores, enfim, elaborar e atualizar suas estratégias de negócio
Para finalizar, Fábio reforça que mesmo no digital, onde tudo parece mais simples e prático, é necessário encarar os dados e se entender como uma empresa mesmo para o empreendedor que está sozinho e no início de sua jornada.
“A mortalidade dos negócios digitais é assustadora, acima dos níveis de outros negócios e startups. Esse é um processo natural de um novo mercado em franco crescimento, mas como outros mercados mais maduros nos sugere, somente a maturidade de gestão e estratégia que fazem bons negócios lucrarem e serem duradouros”