28/02/2024 às 14h29min - Atualizada em 01/03/2024 às 04h05min

Revolução BERT: Como o Google está redefinindo a busca online

O Impacto do BERT nas Estratégias de SEO

Marcos Moreira Cangussú
https://agenciawebmarketing.com.br/
canva

Em uma era onde a tecnologia de inteligência artificial (IA) evolui a passos largos, o Google tem se destacado com atualizações significativas em seus algoritmos, com destaque para o BERT (Bidirectional Encoder Representations from Transformers). Este avanço tecnológico visa melhorar a maneira como o Google compreende as consultas de busca em linguagem natural, uma mudança que vem redefinindo as estratégias de SEO em todo o mundo.

O BERT, introduzido pela primeira vez em 2018, é um marco na história da busca, pois permite ao Google interpretar o contexto completo de uma palavra dentro de uma busca, tornando os resultados mais precisos e relevantes para os usuários. A atualização, considerada uma das mais significativas nos últimos cinco anos, impacta cerca de 10% de todas as consultas de pesquisa, abordando principalmente buscas complexas que dependem do contexto para serem compreendidas corretamente.

Em entrevista, Marcos Moreira, CEO da Web Marketing - Agência de SEO, destaca a importância do BERT para as estratégias de SEO: "O BERT exige que repensemos a maneira como criamos conteúdo para a internet. Agora, mais do que nunca, é crucial focar na qualidade e na relevância do conteúdo, assegurando que ele responda às intenções de busca dos usuários de forma clara e abrangente. Isso significa adotar uma abordagem mais natural na criação de conteúdo, longe do antigo foco em palavras-chave específicas."

Em 2024, o Google continua aprimorando suas capacidades de IA, com atualizações frequentes em seu algoritmo, visando aprimorar ainda mais a experiência de busca do usuário. A mais recente delas, conhecida como "Hidden Gems", procura destacar informações úteis que podem estar escondidas em locais inesperados na internet, como comentários em fóruns ou posts em blogs pouco conhecidos. Essa iniciativa reflete o compromisso contínuo do Google em promover conteúdo autêntico e valioso, desafiando os profissionais de SEO a produzir material que se destaque não apenas pela otimização, mas também pela profundidade e autenticidade.

A implementação do BERT, juntamente com as atualizações subsequentes, como a "Hidden Gems" e as atualizações do núcleo do algoritmo realizadas em outubro de 2023, ressalta a importância de entender as mudanças contínuas nos algoritmos do Google. Essas atualizações, que têm como objetivo melhorar a qualidade dos resultados de busca e penalizar sites de baixa qualidade, sublinham a necessidade de uma estratégia de SEO bem pensada e centrada no usuário.

Além disso, o Google introduziu mudanças significativas em como avalia e classifica as avaliações de produtos, com atualizações específicas destinadas a promover análises de alta qualidade que ofereçam insights detalhados e pesquisa original. Essas mudanças refletem o esforço contínuo do Google para garantir que os usuários tenham acesso às informações mais úteis e confiáveis disponíveis.

A evolução do BERT e das atualizações de algoritmos associadas ilustra o movimento do Google em direção a uma compreensão mais profunda e complexa da linguagem humana. Para os profissionais de SEO, isso significa adaptar-se a uma paisagem digital em constante mudança, priorizando conteúdo autêntico, bem pesquisado e orientado para o usuário. A era do BERT não é apenas sobre otimizar para palavras-chave, mas sobre entender e atender às necessidades de informação dos usuários de maneira mais eficaz e humana.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp