28/02/2024 às 16h33min - Atualizada em 01/03/2024 às 00h07min

Os novos desafios da publicidade e as oportunidades de formação

Especialista do UNASP aponta os desafios que a publicidade enfrenta na era da informação, como a concorrência, segmentação, personalização e ressalta as oportunidades de formação

DezoitoCom
Divulgação

A história de Vinícius Serafim, aluno do 8º semestre do curso de Publicidade e Propaganda do UNASP, ilustra a constante reinvenção da profissão na era digital. No ano passado, Vinícius conquistou um Leão de Bronze na categoria Young Lions Film do Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions, um dos mais importantes do mundo. “O prêmio coroa um trabalho árduo e dedicado, mas também representa a força da publicidade brasileira na era digital", afirma Vinícius. "O mercado está cada vez mais competitivo e exigente, e os profissionais que se destacam são aqueles que se adaptam às novas tecnologias e às demandas do público."
 

O coordenador do curso de Publicidade e Propaganda do UNASP, Flávio Salcedo, destaca que o caso de Vinícius é um exemplo de como a profissão se reinventou na era digital, exigindo dos publicitários novas habilidades e competências. “Hoje, o publicitário precisa dominar não só as técnicas tradicionais de comunicação, mas também as ferramentas digitais, como redes sociais, plataformas de streaming, realidade aumentada, inteligência artificial, entre outras. Além disso, ele precisa estar atento às tendências, aos comportamentos e às necessidades do consumidor, que estão em constante mudança”, explica.
 

Segundo dados do CENP (Conselho Executivo das Normas-Padrão), o investimento em publicidade no Brasil cresceu 12,4% em 2023, em relação ao ano anterior, alcançando R$ 21,2 bilhões. Os meios digitais foram os que mais receberam verbas publicitárias, com R$ 11,8 bilhões (55,7% do total), seguidos por televisão aberta, com R$ 3,5 bilhões (16,5% do total). Os demais meios foram: mídia exterior, com R$ 2,2 bilhões (10,2% do total), televisão por assinatura, com R$ 1,3 bilhão (6,3% do total), rádio, com R$ 779 milhões (3,7% do total), jornal, com R$ 356 milhões (1,7% do total), revista, com R$ 91 milhões (0,4% do total) e cinema, com R$ 54 milhões (0,3% do total). Esses dados mostram a importância e o potencial da publicidade digital no cenário atual.
 

Para acompanhar essa evolução, o UNASP oferece um ambiente propício para o desenvolvimento de projetos inovadores, que podem impactar o mundo com suas mensagens. “O UNASP tem o compromisso de formar profissionais capacitados e comprometidos, em diferentes áreas do conhecimento, que contribuam para o bem comum da sociedade”, diz o coordenador do curso de Publicidade e Propaganda do UNASP, Flávio Salcedo.
 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp