27/02/2024 às 10h38min - Atualizada em 28/02/2024 às 12h42min

Assessoria de imprensa será grande aliada dos empresários para este ano

Renata Brito, diretora de comunicação da Fatos&Ideias, comenta que o início de ano é um bom momento para as empresas investirem em comunicação

Leonardo Lino
Divulgação
 

Ano novo, vida nova e estratégias diferentes. É assim que muitos empreendedores iniciam um novo ciclo dentro de suas empresas, pensando em novidades para agregar ao negócio, além de remodelar alguns setores para que o novo ano seja ainda melhor do que o passado.

 

Dentro desses novos métodos está o de renovar a comunicação do empreendimento. Porém, alguns acabam levando em consideração apenas o marketing digital e os conteúdos publicitários, esquecendo de um recurso muito importante como a assessoria de imprensa.

 

A assessoria de imprensa é de extrema importância para o desenvolvimento de um negócio, seja ele de grande, médio ou pequeno porte. Dar início nesse plano logo no começo do ano irá ajudar o empresário a obter resultados satisfatórios ainda mais rápido.

 

“Com uma assessoria de imprensa, é possível gerar ao negócio efeitos maiores do que um anúncio publicitário pode proporcionar. Isso acontece, pois uma matéria jornalística transmite mais credibilidade para o leitor do que um simples anúncio, pelo fato de que na propaganda a empresa estará falando dela própria”, comenta a Renata Brito, diretora de comunicação da Fatos&Ideias Comunicação - empresa de assessoria de comunicação focada em fortalecer a marca de empresas no mercado por meio da mídia.

 

Mídia espontânea

 

Os veículos de comunicação, através do trabalho da assessoria de imprensa, conseguem publicar reportagens por meio da mídia espontânea/conquistada, ou seja, utilizando o empresário ou o negócio como fonte para falar sobre determinado assunto.

 

“A empresa ganhará visibilidade pública, por meio dos canais de televisão e rádio, matérias em jornais impressos, revistas e portais. Além disso, ele terá mais visibilidade pela curiosidade das pessoas em conhecer mais sobre ele e o negócio, despertando interesse dos consumidores no produto ou na marca”, aponta Renata.

 

As franquias somam uma grande parte da parcela na economia brasileira e, com isso, enfrentam uma grande concorrência e competitividade. Mas, como uma comunicação estratégica, elas poderão apresentar, desenvolver, concretizar e ampliar sua marca que precisa de divulgação.

 

“Um empreendedor que deseja implantar uma assessoria de imprensa no seu negócio, deve ter ambição e determinação para apresentar a empresa ao mercado, ter bastante ousadia para conquistar o reconhecimento da sua marca e enxergar a competitividade do mercado para oferecer um produto com diferencial e atratividade”, salienta Brito.

 

Trabalho da assessoria de imprensa

 

O trabalho da assessoria de imprensa, em conjunto com a imprensa, vai muito além de colocar o seu cliente como destaque na mídia. Antes disso existe um processo de criação de vínculos.

 

“É necessário que a assessoria de imprensa crie uma rede de contatos, se aproxime da maior quantidade de jornalistas que conseguir. Somente dessa forma é possível apresentar o cliente como uma fonte confiável e que renderá boas histórias ao veículo”, conta Renata.

 

Através desse relacionamento com os jornalistas, a assessoria de imprensa consegue sugerir pautas como a apresentação da empresa, informações sobre os serviços prestados e quais áreas de conhecimento seus líderes e representantes dominam.

 

Serviços

 

Um dos serviços realizados pela assessoria é o planejamento de comunicação, que será o grande responsável por elencar os assuntos mais relevantes que serão transformados em pautas para a imprensa. Essa etapa é feita com um olhar estratégico, pensando em como a marca quer ser vista e reconhecida.

 

“Além disso, como já citado, a assessoria será responsável pelo relacionamento com a imprensa. Também deverá tomar conta de toda parte de produção de conteúdo, como os releases, sugestões e solicitações de pauta, treinamento dos clientes para lidar com a imprensa e gestão de crise nos momentos delicados da empresa”, finaliza a diretora de comunicação da Fatos&Ideias.

 

Sobre a Fatos&Ideias Comunicação

A Fatos&Ideias Comunicação é uma empresa de assessoria de comunicação que tem por objetivo fortalecer a marca de seus clientes no mercado por meio de mídia espontânea e mídias digitais. A empresa de comunicação nasceu em 2013 e tem à frente dos negócios a jornalista e empresária Renata Brito. Especializada em empreendedorismo e franchising, a equipe Fatos&Ideias está sempre atenta ao mercado de comunicação para proporcionar o que há de mais eficiente às marcas que atende. Ao longo desses quase dez anos já atendeu dezenas de redes de franquias de diversos tamanhos e segmentos. www.fatoseideias.com.br 

 

Fatos&Ideias Comunicação[email protected] 

Renata Brito - (17) 9 9107-4530 – [email protected] 

Leonardo Lino – (17) 9 9171-1771 – [email protected]


 
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