26/02/2024 às 15h20min - Atualizada em 26/02/2024 às 20h03min

Exposição ‘Territórios’ da artista visual Marcia Gadioli vai até 2 de março no MARP

Verbo Nostro
Verbo Nostro
Fotos de Ibraim Leao
O MARP (Museu de Arte de Ribeirão Preto Pedro Manuel-Gismondi) apresenta a exposição “Territórios” da artista visual Marcia Gadioli até 2 de março, com visitação aberta de terça a sexta-feira, das 9h30 às 12h e das 13h às 17h30 e no último dia de exposição, sábado (2/3), das 9h às 15h.
   

São mais de 50 obras produzidas em diferentes meios, como vídeos, fotografia analógica e livros de artista. O visitante encontra a produção dos últimos dez anos da Marcia Gadioli, desde sua primeira pesquisa sobre a paisagem urbana de São Paulo até suas últimas experimentações com meios e processos fotográficos alternativos. A curadoria da exposição foi realizada pelo artista Eder Ribeiro e a expografia por Marcelo Salles Arquitetura.

A fotografia é a principal linguagem nos trabalhos de Marcia Gadioli, mesmo não sendo a única, para demonstrar as consequências das alterações urbanas na memória do indivíduo. “Me considero uma artista que trabalha com a fotografia. No meu trabalho, o uso da poética está acima de qualquer técnica utilizada”, define.
  

Nesta mostra, a artista visual combinou imagens coletadas em álbuns da própria família Gadioli com outras produzidas pelo olhar atento dela sobre as transformações urbanas, além de imagens e narrativas encontradas em recortes de jornais impressos. Ela define que os jornais guardam uma estética que ajuda a construir memórias, algo que vem sendo modificado na sociedade digital e faz um alerta: “podemos nos tornar uma civilização sem memória dos lugares onde se viveu”, analisa Marcia Gadioli.

Conversa com o público
Depois do sucesso do primeiro bate-papo realizado no dia 27 de janeiro, com a presença da Marcia Gadioli e do curador Eder Ribeiro, a artista volta ao MARP, no sábado (2 de março), às 10h, para uma nova conversa com o público. Desta vez, acompanhada pelo arquiteto Marcelo Salles e pelo diretor do MARP Nilton Campos, que farão uma abordagem com foco na expografia da mostra. O encontro, que será aberto e gratuito, contará com interpretação em Libras.

Sobre a artista
Marcia Gadioli é artista visual e pesquisa as consequências das alterações urbanas na memória do indivíduo. Utiliza a fotografia como linguagem principal, assim como a captura digital, a apropriação de imagens do jornal, de fotografias antigas do acervo familiar e vernaculares para estabelecer conexões entre a memória pessoal e a coletiva. Atualmente integra grupo de estudos com orientação de Sylvia Wernek. Participou da Residência Artística Internacional ACHO com orientação de Fabiana Bruno e Óscar Guarín Martinéz, da Imersão de Verão em Poéticas Visuais com Renato de Cara, na Gare Cultural e do Coletivo Forma, com orientação de Nancy Betts, em São Paulo. Formada no Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, Marcia Gadioli expõe em salões de arte contemporânea, galerias e espaços culturais desde 2005. Criou e dirige, em parceria com o curador e crítico de arte Marcelo Salles, a Casa Contemporânea, espaço cultural independente localizado em São Paulo onde vive e trabalha.

SERVIÇO
Exposição “Territórios”, de Marcia Gadioli
Data:  até 2 de março de 2024
Local: MARP - Museu de Arte de Ribeirão Preto Pedro Manuel-Gismondi (rua Barão do Amazonas, 323, Centro, Ribeirão Preto – SP)
Informações: (16) 3635-2421

Programação
Visitação aberta ao público:
De 26 de janeiro a 2 de março de 2024
Terça a sexta, das 9h30 às 12h e das 13h às 17h30
Sábados:  das 9h às 15h
(Exceto feriados e pontos facultativos)

Conversa com a artista Marcia Gadioli:
02/03 (sábado), às 10h – com participação dos arquitetos Marcelo Salles e Nilton Campos – diretor do MARP. A atividade contará com interpretação em Libras.
Curadoria: Eder Ribeiro
Expografia: Marcelo Salles Arquitetura 


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp