22/02/2024 às 15h57min - Atualizada em 23/02/2024 às 04h02min

Conservatório de Tatuí abre o ano letivo com Aula Magna de Daniel Boaventura, Fernanda Maia e Zé Henrique de Paula

Para receber estudantes, destacados artistas do Teatro Musical ministram aula de boas-vindas no Teatro Procópio Ferreira. O encontro é também aberto ao público geral que pode assistir presencialmente ou ao vivo pelo YouTube

Adriana Monori
Foto: Divulgação

O Conservatório de Tatuí – instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, gerida pela Sustenidos Organização Social de Cultura e considerada a maior escola de Música e Artes Cênicas da América Latina – realiza na próxima segunda-feira, dia 26, a Aula Magna com o ator e cantor Daniel Boaventura e Fernanda Maia e Zé Henrique de Paula, ambos diretores do Núcleo Experimental, inaugurando oficialmente o ano letivo de 2024. O encontro é gratuito e será realizado no Teatro Procópio Ferreira com transmissão ao vivo pelo canal do Conservatório de Tatuí no YouTube. Os ingressos podem ser retirados pela internet na plataforma INTI ou na bilheteria do teatro, de terça a sexta-feira, das 13h às 16h e das 17h às 20h.  

Desta vez, a aula terá como tema o ‘teatro musical’, gênero que atualmente vive uma fase de efervescência no país, embora suas raízes remontem ao século XIX. Os artistas compartilharão suas experiências tanto em versões de produções internacionais como em criações nacionais autorais. 

A programação de volta às aulas da Área de Artes Cênicas, já iniciou as atividades na última segunda-feira, dia 19. Com integração de estudantes e espetáculos teatrais, a programação segue ainda com grandes apresentações. Nesta quinta-feira, dia 22, às 20h, no Setor de Artes Cênicas, haverá o espetáculo ‘It_Amar ou Uma cantoria explícita’ com estudantes do 2º ano do curso de Artes Cênicas. Já na sexta-feira, dia 23, às 20h, no Auditório da Unidade 2, haverá o lançamento da 3ª edição da BULI – Revista de Artes Cênicas do Conservatório de Tatuí. O lançamento também será transmitido ao vivo pelo canal do YouTube.   

Na próxima segunda-feira, dia 26, às 19h, o Teatro Procópio Ferreira será palco para a Aula Magna que inaugura a abertura do ano letivo 2024. Com a presença do ator e cantor Daniel Boaventura, artista cuja carreira é marcada por grandes atuações e inúmeras premiações em espetáculos musicais, além de seus papéis marcantes em novelas e diversos álbuns gravados. Ao lado do ator estarão a atriz, diretora/diretora musical e dramaturga, Fernanda Maia e Zé Henrique de Paula, diretor teatral, ator, dramaturgo, cenógrafo e figurinista. Ambos fazem parte do Núcleo Experimental – grupo de artistas que se dedica a explorar novos autores e repensar os clássicos do Teatro Musical. A dupla é responsável pelos trabalhos mais relevantes do gênero da última década no país, acumulando premiações, reconhecimento da crítica e do público. 

No dia seguinte, 27, às 13h30, no Teatro Procópio Ferreira, haverá a Integração de Estudantes, momento de recepção e boas-vindas aos ingressantes e veteranos(as), com apresentação das principais equipes, dos diferentes setores, unidades e segmentos da instituição. A partir das 15h, no mesmo local, o público contará com o Encontro de Carreiras com o Duo de Violino e Piano. Nesta ocasião, os convidados são Elizabeth Chang e Jiayan Sun. O Duo pertence a Juilliard School of Music – uma escola de ensino superior de Música, Dança e Dramaturgia, localizada nos Estados Unidos. No mesmo dia, às 20h, os professores apresentarão um concerto de Violino e Piano. A entrada é gratuita e aberta ao público.  
 
Na mesma semana, dia 29, a partir das 14h, o Polo São José do Rio Pardo também realizará a Aula Inaugural com Integração de Estudantes. O evento reunirá as principais equipes do Conservatório de Tatuí, além de proporcionar um momento de boas-vindas aos discentes. Já às 16h, o público contará com o Concerto e Master Class do professor Diego Salvetti. O docente ministra aulas de violão no Conservatório de Tatuí e desenvolve trabalhos como violonista, compositor e professor, tocando e ministrando workshops e oficinas em todo o Brasil.  

 
 
Confira a programação completa abaixo: 

Dia 22/02, quinta-feira 
- 20h: Espetáculo: “It_Amar ou Uma cantoria explícita”, com a turma do 2º Ano de Artes Cênicas. Classificação indicativa: 14 anos 

Dia 23/02, sexta-feira 
- 20h:  Lançamento da 3ª Edição BULI- Revista de Artes Cênicas do Conservatório de Tatuí. Classificação indicativa: Livre 

Dia 26/02, segunda-feira 
- 19h: Aula Magna com Daniel Boaventura, Fernanda Maia e Zé Henrique de Paula. Classificação indicativa: Livre 

Dia 27/02, terça-feira 
- 13h30: Integração de Estudantes 
- 15h: Encontro de Carreiras com Duo de Violino e Piano (Elizabeth Chang e Jiayan Sun) 
- 20h: Concerto: Duo de Violino e Piano - Elizabeth Chang e Jiayan Sun 

Polo São José do Rio Pardo 

Dia 29/02, quinta-feira 
- 14h: Integração de Estudantes (Fábrica de Expressão) 
- 16h: Concerto e Master Class com Prof. Diego Salvetti  
 
 
** 

Sobre o Conservatório de Tatuí: Fundado em 11 de agosto de 1954, o Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí – ou apenas Conservatório de Tatuí (SP), como é conhecido internacionalmente – é uma das mais respeitadas escolas de música e artes cênicas da América Latina. Oferece mais de 100 cursos regulares, livres e de aperfeiçoamento, todos gratuitos, nas áreas de Música Erudita (instrumentos, canto e regência), Música Popular Brasileira, Artes Cênicas e Luteria. Atende aproximadamente 2 mil alunos anualmente, vindos de todas as regiões do Brasil e, também, de outros países, como Argentina, Chile, Coreia do Sul, Equador, Estados Unidos, Japão, México, Peru, Portugal, Síria, Uruguai e Venezuela. É considerado uma das mais bem-sucedidas ações culturais do Estado, oferece ensino de excelência, com a missão de formar instrumentistas, cantores, atores, regentes, educadores e luthiers de alto nível. Sua importância no cenário musical é tão acentuada que garantiu à cidade de Tatuí o título de Capital da Música, aprovado por lei em janeiro de 2007. A instituição é gerida pela Sustenidos Organização Social de Cultura. 

Sobre a Sustenidos: A Sustenidos é uma organização referência na concepção, implantação e gestão de políticas públicas na área de educação musical. Atualmente, é gestora do Complexo Theatro Municipal e do Conservatório de Tatuí, além dos projetos especiais: Musicou, MOVE, Ethno Brazil e Imagine Brazil. De 2004 a 2021, também foi gestora do Projeto Guri, maior programa sociocultural brasileiro. Eleita a Melhor ONG de Cultura em 2018, a Sustenidos conta com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, de prefeituras, empresas e pessoas físicas. As instituições interessadas em investir na Sustenidos podem contribuir por verba livre ou através das Leis de Incentivo à Cultura (Federal e Estadual). Pessoas físicas também podem ajudar de diferentes maneiras. Saiba como contribuir no site da Sustenidos


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp