21/02/2024 às 10h50min - Atualizada em 22/02/2024 às 04h02min

10 dicas sobre como estudar para a redação do Enem

Pensando nisso, preparamos 10 dicas para que você consiga alcançar a redação nota 1000.

Julia Vitorazzo
google
O Exame Nacional do Ensino Médio é de grande relevância, pois é a porta de entrada para diversas universidades. Sendo assim, estudar para realizar essa prova é muito importante, o que inclui se preparar para escrever a redação cobrada no exame. Pensando nisso, a Julia Ferreira, coordenadora de redação da plataforma Redação Nota 1000 traz 10 dicas para que você consiga alcançar o sucesso.
1) Estude e compreenda o formato da redação do Enem: Familiarize-se com os critérios de avaliação como língua portuguesa, abordagem temática coesão, coerência, argumentação e proposta de intervenção. Entendendo melhor o que é cobrado na prova, você conseguirá ser assertivo em seus estudos e se adequar às expectativas da banca.
2) Leia e análise exemplos de redações nota 1000: Veja redações exemplares de anos anteriores para compreender a estrutura e os elementos essenciais de uma boa redação. Com isso, você terá uma visão mais clara do que pode ser melhorado em seu texto para chegar à nota máxima.
3) Estude temas atuais: Mantenha-se atualizado sobre os acontecimentos e debates contemporâneos para estar preparado para escrever sobre diversos temas. Na redação do Enem, são cobrados assuntos referentes ao Brasil, então, compreender o que ocorre no país e as problemáticas associadas a isso contribui para que você tenha domínio sobre o tema e possa escrever com propriedade sobre ele.
4) Pratique a produção textual regularmente: Dedique tempo diário para escrever textos, seja sobre temas do cotidiano ou temas propostos em simulados. Com a prática, além de aprimorar e lapidar aspectos de língua portuguesa e enriquecer o seu léxico, você ainda consegue trabalhar a argumentação e melhorá-la. Lembre-se de que a prática leva à perfeição.
5) Peça feedback: Busque opiniões de professores sobre suas redações, identificando pontos fortes e áreas de melhoria. Unificando a prática com feedbacks, você pode melhorar eventuais pontos fracos e ainda compreender os seus pontos fortes para usá-los a seu favor no momento de elaborar o texto.
6) Reveja aspectos da norma culta: Realize uma revisão gramatical de seus textos, o que pode ser feito também com o auxílio de professores. A partir dos desvios identificados, procure revisar as regras ou palavras que causaram dúvidas, o que leva a um uso mais seguro do registro formal da língua, contribuindo para evitar desvios que possam diminuir sua nota no exame.
7) Simule o contexto de prova: Procure redigir ao menos parte de seus textos em uma situação similar à do dia da aplicação da prova, o que inclui ficar sem acesso a aparelhos eletrônicos e a anotações e também responder a outras questões em um tempo limitado. Desse modo, você criará mais familiaridade com a situação da prova e, além disso, observará, por exemplo, se prefere fazer a redação antes ou depois do restante do exame ou quanto tempo deve reservar para cada etapa.
8) Treine a construção de argumentos: Uma boa redação deve ser fundamentada em argumentos bem desenvolvidos e apoiados por evidências. Dessa maneira, é importante que você pratique a habilidade de defender seu ponto de vista, a qual é imprescindível à redação do ENEM.
9) Amplie seu repertório cultural: O ato de ler, assistir a filmes e séries e consumir cultura de outras formas, além de contribuir para sua formação como indivíduo, pode enriquecer sua redação. Ampliar seu repertório cultural permite enxergar tópicos sociais sob uma nova ótica e proporciona mais opções de referências sobre diversos temas para aplicar em suas redações. Uma dica extra é registrar dados, informações e exemplos que possam se relacionar a problemas contemporâneos no Brasil, pois esses podem corroborar seus argumentos.
10) Revisar e reescrever: Para melhorar a produção de escrita ao longo do tempo, é importante que você revise o seu texto, identificando os problemas e também os méritos dele. Os ciclos de revisão e reescrita são oportunidades de aprendizado contínuo, pois possibilitam a identificação de áreas em que você pode melhorar e desenvolver suas habilidades de escrita ao longo do tempo, pois com isso você pode tornar mais claras e concisas as partes do texto que podem estar confusas ou mal formuladas, treinando, assim, a veiculação das ideias de maneira mais eficaz. Além disso, com essa prática, você corrige os erros cometidos e aprimora o seu estilo de escrita, aperfeiçoando a sua produção textual.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp