19/02/2024 às 10h13min - Atualizada em 20/02/2024 às 00h05min

Livro gratuito discute danos causados pelo assédio moral no trabalho

A obra, resultado de um grupo de pesquisa interdisciplinar, aborda a interface entre o Direito e a psicologia, e busca soluções para os problemas causados pelo assédio moral.

DezoitoCom
Divulgação
O assédio moral é uma forma de violência psicológica que afeta a saúde mental e a dignidade dos trabalhadores, podendo causar danos existenciais irreparáveis. Segundo uma pesquisa realizada pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), cerca de 36% dos trabalhadores brasileiros já sofreram algum tipo de assédio moral no ambiente de trabalho.
 
Esse problema é tão grave que motivou a criação de um grupo de pesquisa interdisciplinar no Centro Universitário Newton Paiva, referência em ensino superior em Belo Horizonte, que resultou na publicação do livro “Assédio Moral, Saúde Mental e Danos Existenciais”. A Editora Newton Paiva acaba de lançar o livro, que será distribuído gratuitamente e aborda a interface entre a ciência do Direito e a Psicologia, especialmente no que se refere à saúde mental, aos danos existenciais, ao assédio moral e à imagem da pessoa humana.

A obra é fruto do grupo de pesquisa “A gestão de pessoas e o assédio moral: contribuições da Psicologia Organizacional e do Trabalho e do Direito para um ambiente empresarial saudável”, coordenado pelos professores Hugo Rios Bretas e Juliana Oliveira Braga, viabilizado pelo Centro Universitário Newton Paiva e contando com a presença de pesquisadores internos e externos, doutorandas em Direito da UFMG.
 

O livro tem como objetivo promover um diálogo maduro e saudável entre o Direito e a Psicologia, tendo em vista que a essência do Direito precisa interagir e intervir racionalmente na sociedade, e que o profissional desta área, comumente, não compreende a essência das questões psicológicas que envolvem a saúde mental, os traumas, as psicoses e outras.
 

O professor Hugo Rios Bretas, um dos coordenadores do livro, afirma que “a ciência do Direito é dotada de estarrecedora complexidade e que, por isso, é imprescindível, em busca de maior completude, a promoção de diálogos maduros e saudáveis entre a ciência em foco e a psicologia”.
 

A professora Juliana Oliveira Braga, outra coordenadora do livro, complementa que “a Newton uma vez mais demonstra a sua qualidade diferenciada e a sua preocupação no sentido de proporcionar estudos verdadeiramente maduros, transformativos, interventivos e contributivos para a sociedade, que venham dar voz às necessidades contemporâneas e através dos quais vidas podem ser mudadas”.
 

O livro “Assédio Moral, Saúde Mental e Danos Existenciais” já está disponível gratuitamente no site da Editora Newton Paiva. A obra tem 104 páginas e conta com a participação de 12 autores, que abordam temas como a crise da imperatividade nas hipóteses de violações à integridade psíquica, a responsabilidade civil do empregador por assédio moral, a violação da imagem e da dignidade da pessoa humana.
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp