19/02/2024 às 12h24min - Atualizada em 20/02/2024 às 00h05min

LUSTINHA lança 'Por dentro dos Museus' na Livraria da Travessa - Pinheiros

Silvia Balady
divulgação
A LUSTINHA, novo selo editorial da LUSTE, Atelier Editorial & Multimídia de Marcel Mariano, chega ao circuito editorial e cultural para apresentar sua primeira publicação: “Por dentro dos Museus”. Um box acondiciona livros com narrativas, curiosidades e explicações de museus selecionados em três estados: São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. “Uma série informativa, didática, porém leve e divertida que vai se infiltrar nos Museus com os olhos de criança. Tudo para tornar essa experiência muito mais gostosa e divertida”, explica Lica Barros que idealizou o projeto e assina alguns textos em parceria com Monica Figueiredo, responsável pela concepção.
Ciente da importância dos museus para formação cultural de um país, a LUSTINHA traduz este conceito da conexão entre o passado, presente e futuro em uma linguagem acessível incluindo curiosidades e detalhes da arquitetura e das obras além de explicar termos próprios do segmento como acervo, técnicas, expografia e nomes dos principais artistas e profissionais envolvidos tanto em sua construção como criação. Com a série, que vai abarcar outras praças e instituições pelo Brasil e pelo mundo, coloca leveza na definição de que ao olhar para o passado pode-se conhecer o que foi feito para aprimorar mecanismos que podem influenciar o presente para que novos conhecimentos e técnicas sejam disponibilizadas para a sustentabilidade e informações das futuras gerações.
Por dentro dos Museus” registra nove instituições em quatro cidades diferentes e, em cada uma, destaca 10 artistas que servem como introdução a um primeiro contato com sua coleção. Em São Paulo, tem-se Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP), Pinacoteca de São Paulo, Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC USP) e Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM). Na cidade do Rio de Janeiro, Museu do Amanhã, Museu de Arte Moderna do Río de Janeiro (MAM Rio) e Museu de Arte do Rio (MAR). Em Belo Horizonte, Museu de Arte da Pampulha (MAP) e em Brumadinho, Instituto Inhotim.
Todas estas instituições – museus – estão a serviço da sociedade e de seu desenvolvimento abertas a todos os públicos, que também funcionam como centros culturais reunindo atividades como música, dança, teatro, fotografia, literatura, gastronomia e todo tipo de arte. Suas funções primordiais incluem as de conservar, investigar, comunicar e expor o patrimônio material e imaterial da humanidade e do seu meio envolvente com fins de educação, estudo e encanto.
São estas histórias que a LUSTINHA, de Lica Barros, quer apresentar e aproximar de seu público!

EVENTO
Lançamento do box POR DENTRO DOS MUSEUS
Editora: LUSTINHA
Data e horário: 3 de março de 2024 – domingo – das 15 às 18hs
Local: Livraria da Travessa
Endereço: Rua dos Pinheiros, 513 – Pinheiros – São Paulo

LIVRO
Título: POR DENTRO DOS MUSEUS
Idealização: Lica Barros
Concepção: Monica Figueiredo
Pesquisa e textos: Lica Barros, Carolina Porne, Beatriz Alves
Editora: LUSTINHA
Patrocínio: Machado & Meyer Advogados
Ano: 2022
ISBN: 9786589044079
Número de Páginas: 448 (SP 192, RJ 160, MG 96)
Dimensões (box): 13 x 18 x 6 cm.
Preço: R$ 98,00
 
  • o selo
LUSTINHA, o novo selo da LUSTE Editores, comandado por Lica Barros, nasce na comemoração dos 17 anos da editora mãe com o intuito de oferecer às novíssimas gerações produtos com o mesmo grau de beleza, sofisticação e informação, feitos para este exigente público. Conscientes da importância do contato com a arte na vida das pessoas, especialmente na fase de formação da criança e do adolescente por permitir a ampliação do conhecimento e da sensibilidade inerente a todos, tem como mote primeiro o fato de não subestimar seus jovens leitores além de desmistificar o conceito existente que não se conhece nada sobre um determinado assunto. Ao falar de Arte, a LUSTINHA transforma o tema em algo mais criativo, dinâmico e autônomo que além de apresentar algo novo, vai auxiliar nas diversas situações e tarefas da vida inserindo estes novos leitores no contexto da sociedade e da cultura. (LUSTINHA)
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp