19/02/2024 às 10h12min - Atualizada em 20/02/2024 às 00h02min

5 razões para investir em um conselho consultivo

*Por Farias Souza, CEO da Board Academy

NB Press
Board Academy

Apostar na construção de um conselho em corporações pode representar um diferencial estratégico significativo, independentemente do porte da organização. O mercado de conselheiros segue bastante aquecido no Brasil e no mundo afora, entre 2014 e 2020, o crescimento de indivíduos independentes foi de 39% para 60%, segundo uma pesquisa global da Korn Ferry. Trata-se de uma área fundamental para o desenvolvimento das empresas que fornece insights e orientações para decisões mais embasadas. 

 

De resolução de conflitos a uma gestão mais sustentável, conheça os cinco motivos para ter um conselho estruturado. 

 

1 - Tomada de decisões informada 

 

Ao integrar profissionais experientes, o processo de definição de ações se transforma em um exercício estratégico, em que a análise aprofundada, a consideração de diferentes perspectivas e a avaliação criteriosa de dados resultam em escolhas ainda mais qualificadas. Essa abordagem não apenas minimiza os riscos associados às decisões empresariais, mas também otimiza os resultados, contribuindo significativamente para o sucesso e a sustentabilidade da organização. 

 

2- Foco em sustentabilidade e inovação 

Com novas ideias e abordagens contínuas, os conselheiros garantem que a empresa acompanhe e lidere as mudanças em um ambiente de negócios em constante evolução. Dessa forma, a organização se mantém relevante e se posiciona como um agente proativo na criação de soluções sustentáveis para os desafios futuros. 

3 - Crescimento em longo prazo 

Ao colaborar na definição de metas e objetivos, o conselho assegura que os planos de curto prazo estejam alinhados com uma visão de longo prazo. Essas ações não apenas orientam a empresa em direção a uma expansão consistente, como também fortalecem sua resiliência. 

4 - Resolução de conflitos 

A diversidade de experiências dos integrantes oferece capacidade aprimorada para lidar com conflitos internos de maneira construtiva e voltada para soluções. A variedade de perspectivas e conhecimentos entre os membros proporciona um ambiente propício para abordar e resolver divergências, promovendo assim um ambiente interno mais harmonioso e eficiente. 

5 - Avaliação contínua 

Ao implementar um conselho consultivo, a empresa tem a possibilidade de fazer uma avaliação periódica e criteriosa de suas operações. Esse processo permite a identificação de áreas de aprimoramento, garantindo adaptação às mudanças do mercado. A capacidade de revisão regular promovida pelo conselho contribui ainda para a otimização operacional e o desenvolvimento sólido da organização ao longo do tempo. 

*Farias Souza, é CEO da Board Academy, edtech de formação e desenvolvimento de conselheiros consultivos, independentes, fiscais e de administração de empresas, Souza faz parte do conselho da Board Ventures S.A; Varejo Ventures S.A; Proa.Ai Grupo Kainos; e do Ktech Grupo Kainos. 

 

Sobre a Board Academy 

Fundada em 2015, pelo administrador, executivo e membro conselheiro de grandes multinacionais, Farias Souza, a BoardAcademy é uma EdTech de Formação e Desenvolvimento de Conselheiros Consultivos, Independentes, Fiscais e de Administração de Empresas. Chegou ao mercado para revolucionar o modelo de Formação e Desenvolvimento de Conselheiros com uma proposta disruptiva e, ao mesmo tempo, democratizar o acesso às posições nos Conselhos de Empresas. 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp