19/02/2024 às 11h13min - Atualizada em 20/02/2024 às 00h02min

Enciclopédia Itaú Cultural disponibiliza plano de aula sobre a importância dos Museus e de suas práticas para uso em sala

Esta edição apresenta um breve histórico sobre a origem dos museus em uma relação com proposições artísticas, desenvolve a leitura e a descrição de imagens, e reflete sobre recursos de acessibilidade nesses espaços

Larissa Corrêa
Helio Nobre
Encerrando o mês de fevereiro, na segunda-feira, dia 26, a Enciclopédia Itaú Cultural https://enciclopedia.itaucultural.org.br/planos-de-aula  disponibiliza um novo plano de aula dentro do Espaço do Professor, plataforma dedicada à educadores dentro do site. Lá, encontram-se sequências didáticas que propõem conexões entre verbetes e oferecem, de modo orientado e dinâmico, possíveis abordagens para sala de aula aos mais variados temas sobre arte e cultura brasileira, e etapas do ensino.

Em Museus: arte e memória em exposição, o professor encontra um breve histórico dos museus de arte, desde os gabinetes de curiosidades do século XVI até a fundação dos primeiros museus modernos e contemporâneos no Brasil. Ao longo desse percurso, o educador poderá trabalhar em sala de aula reflexões sobre memória, patrimônio e diferentes condutas museais e artísticas no país. Como proposta prática, sugere-se a visita a um museu e, por fim, a audiodescrição de uma obra observada durante a visita. A proposta de desenvolvimento do plano, que tem as artes visuais como foco, é de cinco momentos ou cinco atividades.

Enciclopédia Itaú Cultural
A Enciclopédia Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileira completou 20 anos em 2021 e hoje está sob a gestão da Gerência de Informação e Difusão Digital, tendo se tornado referência virtual para pesquisadores, educadores e estudantes. Ela reúne informações sobre artes visuais, literatura, teatro, cinema, dança e música produzidas no Brasil. Ao todo são 220 mil verbetes, entre biografias, análises de obras, informações sobre termos e conceitos empregados no universo da arte e histórico de grupos e movimentos artísticos. Dentro do Espaço do Professor há 38 planos de aula de diversas áreas de expressão e disponíveis gratuitamente.

SERVIÇO:
Caderno do Professor Museus: arte e memória em exposição
Dia 26 de fevereiro
Em https://enciclopedia.itaucultural.org.br/planos-de-aula 

Itaú Cultural 
www.itaucultual.org.br 
www.twitter.com/itaucultural 
www.facebook.com/itaucultural 
www.youtube.com/itaucultural 
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp