15/02/2024 às 11h16min - Atualizada em 16/02/2024 às 04h02min

Alunos da St. Nicholas School ajudam mais de 150 crianças em diferentes projetos de voluntariado

Entre as ações que aconteceram em 2023, destaque para a coleta de alimentos para as famílias do litoral norte que perderam suas casas por causa das chuvas e muito mais!

Assessoria
Divulgação

Estar em contato com diferentes realidades, entender seu papel no mundo e como é possível contribuir de alguma forma com a sociedade em que vivemos. Seguindo firme na missão de formar cidadãos preparados para o mundo, a St. Nicholas School se orgulha de incentivar seus alunos a participarem dos mais variados projetos voluntários.

Através do MADD (Make a Difference Day ou Dia de Fazer a Diferença) a escola envolve a toda a comunidade em campanhas mensais que estimulam a caridade na escola, o que acontece através de arrecadação de fundos e doação organizadas pelo Conselho Estudantil ou pelo CAS (Criatividade, Atividade e Serviço). A cada mês eles escolhem uma causa e uma instituição a ser beneficiada e criam uma campanha para divulgar a ação para a comunidade. Na última sexta-feira do mês é o dia de recolher os frutos da campanha, através de caixas para coletas espalhadas pela escola que arrecadam alimentos, sapatos, roupas, etc. Nesse dia não é obrigatório o uso de uniforme e muitas atividades, intervenções e demonstrações acontecem pela escola, como por exemplo, yoga para os pais.

Importante destacar algumas das ações que aconteceram em 2023: arrecadação de alimentos para as famílias do litoral norte que perderam suas casas por causa das chuvas; doação de dinheiro para compra de ovos de Páscoa para as crianças e arrecadação de produtos de higiene pessoal para o Lar de idosos da Casa Transitória Fabiano de Cristo; recolhimento de material escolar para a instituição The Bridge e Missão Brasil; arrecadação de alimentos não perecíveis para a instituição Sementinhas do Coração, ade pares de tênis em boas condições para a instituição CCA São José.

Como parte essencial do IB, o Programa da International Baccalaureate utilizado na escola, o CAS permite que os alunos também se envolvam em diferentes ações desenvolvidas junto à comunidade escolar para ensinarem os que mais precisam. “Realizamos parcerias com diferentes associações comunitárias para que os alunos possam escolher os projetos de voluntariado com os quais querem contribuir de acordo com seus interesses, habilidades e paixões”, explica Marijke van Dijkhuizen, Coordenadora do CAS da St. Nicholas School. “Sabemos que é um movimento de mão dupla, porque os alunos ensinam as crianças, mas também aprendem muito com cada uma delas”, conclui.

Os principais projetos de voluntariado assistidos pelos alunos da St. Nicholas envolve justamente o ensino de línguas estrangeiras. No Bridge Project, por exemplo, os alunos dão aulas online para cerca de 70 crianças do Campininha em Cotia e da escola Neyde de Campos Melges no Jardim Miriam. Já em Paraisópolis, tanto no CEI Santo Estevão Rei quanto no CCA São José, os alunos da St. Nicholas dão aulas de Inglês e praticam esportes com as crianças. O mesmo acontece no ACOMI (Associação Comunitária Micael) no Jardim Boa Vista, em que 10 alunos ensinam Inglês e Espanhol para as crianças.

Outro projeto de destaque é o Make a Wish em que os alunos realizam sonhos de crianças e jovens que possuem doenças graves, devolvendo esperança, força e alegria para elas. São os alunos da St. Nicholas que correm atrás de tudo para fazer esse sonho se realizar, desde a arrecadação de fundos até pensar e executar a entrega de um presente ou como proporcionar uma experiência muito especial para elas.

“Ter a oportunidade de participar desses projetos de voluntariado plantam uma sementinha em cada um de nós para seguirmos fazendo o bem para o próximo mesmo depois da escola”, comenta Isabela Aris, aluna da St. Nicholas que está envolvida em mais de um projeto voluntário atualmente.

Sobre a St. Nicholas: A escola começou na garagem de uma casa que dava para um lindo jardim e com uma pitada generosa de amor pelas crianças. Este foi o início daquela que viria a ser uma das mais acolhedoras escolas internacionais de São Paulo. Anna Kirsten começou com um grupo de 6 crianças da vizinhança no início dos anos 80. As turmas foram crescendo até que a escola tomou forma em 1993 quando passou a se chamar St. Nicholas School. Em 2000 veio a autorização pelo IBO para implantar o PYP (Programa de Anos Primários) sendo a segunda escola do Brasil a fazê-lo. Em seguida, foi introduzido o IGCSE (Certificado Geral Internacional de Educação Secundária) e o I.B Diploma Programme. Em 2016 foi inaugurado em Alphaville um campus propositalmente construído em meio a natureza de design premiado e que vem se ampliando a cada ano. Nos últimos anos, a St. Nicholas inaugurou os novos e modernos prédios do Primary em Pinheiros e do Middle Years em Alphaville e mais recentemente um centro para o Early Years com playground propositalmente construído com base nas necessidades de desenvolvimento da primeira infância.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp