09/02/2024 às 18h08min - Atualizada em 15/02/2024 às 00h03min

Cróton e Cóleus: duas espécies de plantas que são a cara do Carnaval

Cheias de cores e personalidade, as espécies de folhagem mostram o porquê estão sendo cada vez mais utilizadas em ornamentações

Forth Jardim
Divulgação
Tornar os ambientes mais “verdes”, além de trazer benefícios a saúde física e mental, é também uma forma de ornamentar os espaços. E não é de hoje que as plantas de folhagem estão conquistando cada vez mais espaço dentro dos lares e nos corações dos apaixonados pelas plantas, isso porque além do verde tradicional, algumas espécies também são cheias de cores e personalidade.

Este é o caso da Cóleus e a Cróton, conforme explica o engenheiro agrônomo da Forth Jardim, Marcos Estevão Feliciano:

Cóleus
São plantas herbáceas muito versáteis, cuja folhas coloridas dão um destaque grande no paisagismo. Elas são ideia para ser cultivadas em “maciços”, onde é possível montar um vaso/jardineira ou até um canteiro, misturando algumas variações de cóleus.

Por ter diversas opções de cores, é uma espécie que também pode chamar a atenção de colecionadores. É uma excelente opção para decorar qualquer ambiente, seja interno ou externo, podendo ser cultivadas a pleno sol ou em meia sombra, o que é um detalhe muito interessante, já que a maioria das plantas coloridas dependem de uma certa quantidade de luz para manter sua cor viva.

Cuidados Básicos:
- É uma planta de baixa manutenção;
- Gosta de substrato bem drenável;
 - É indicado regar constantemente, para manter o solo sempre úmido (mas não encharcado);
- Não exige podas, porém caso seja necessário permite ser podada e tolera um pouco a estiagem;
- É indicado fazer adubação a cada 15 dias com um fertilizante de uso geral como o Forth Jardim.

Cróton
Essa também é uma excelente opção de folhas coloridas, tanto para ambientes internos, quanto externos. Vermelho, rosa, roxa, verde, marrom, formando degradês e contrastes, além de ser belo e delicado, o Cróton traz um charme a mais para qualquer ambiente.

Alguns parecem parafusos, tem as folhas mais enroladas, outras têm as folhas maiores, agradando a todos os gostos. É considerada uma planta fácil de cuidar e por isso é ideal para iniciantes, ou para aqueles que tem uma rotina corrida.

Entre as suas variações é possível listar seis principais tipos: Cróton americano, Cróton petra, Cróton amarelo, Cróton brasileirinho, Cróton gingha e Cróton Picasso.

Cuidados Básicos:
- É uma planta de fácil cultivo;
- Quanto à rega, é uma planta bem resistente a falta de água, mantenha o solo úmido, mas não encharque.
-  Em relação as podas, o ideal é retirar apenas aquilo que estiver seco, mas se crescer demais pode fazer a poda dos galhos que ele rebrota com facilidade. Já aproveitando os galhos podados plante-os em um substrato bem solto que eles enraízam facilmente, assim terá novas mudas.
- É indicado fazer adubação a cada 15 dias com um fertilizante de uso geral como o Forth Jardim.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp