13/02/2024 às 17h12min - Atualizada em 14/02/2024 às 00h12min

5 Dicas Incríveis para Resolver Desentupimentos Você Mesmo

Desentupimento Doméstico

Adriano N Souza
Adriano N Souza

Você já passou pela frustração de um cano entupido em casa? É uma daquelas situações que podem transformar um dia normal em um verdadeiro pesadelo.

Mas não se preocupe, você não está sozinho nessa batalha! Com algumas técnicas simples e ferramentas básicas, é possível resolver muitos entupimentos sem a necessidade de chamar um especialista.

Neste artigo, vamos compartilhar cinco dicas incríveis para você fazer o desentupimento em casa e retomar o fluxo normal da sua vida.

1. Use água fervente e bicarbonato de sódio

Uma das maneiras mais simples e eficazes de desentupir um ralo é utilizando uma combinação de água fervente e bicarbonato de sódio. Comece fervendo uma chaleira cheia de água e despeje-a lentamente pelo ralo entupido.

Em seguida, adicione meia xícara de bicarbonato de sódio ao ralo e deixe agir por alguns minutos. Por fim, despeje mais água fervente para enxaguar.

O calor da água e a efervescência do bicarbonato de sódio podem soltar os resíduos acumulados, desobstruindo o cano.

2. Utilize um desentupidor manual

O desentupidor manual, também conhecido como "pé de pato", é uma ferramenta simples, mas extremamente eficaz para desentupir pias e vasos sanitários. Para utilizá-lo corretamente, posicione-o sobre o ralo ou a saída de água, certificando-se de que esteja completamente coberto.

Em seguida, pressione firmemente para criar um vácuo e faça movimentos de sucção vigorosos. Repita o processo algumas vezes até que o entupimento seja desfeito e a água comece a escoar livremente.

3. Limpe o sifão

Muitas vezes, o entupimento pode estar localizado no próprio sifão do ralo. Para limpar essa parte do encanamento, você precisará de um balde para recolher a água que está no sifão e algumas ferramentas básicas, como uma chave inglesa ou uma chave de fenda.

Coloque o balde embaixo do sifão para evitar vazamentos e desparafuse as conexões do sifão com cuidado. Remova qualquer acúmulo de sujeira ou detritos e, em seguida, reinstale o sifão. Verifique se não há vazamentos e teste o fluxo de água.

4. Experimente uma mistura de vinagre e bicarbonato de sódio

Assim como a combinação de água fervente e bicarbonato de sódio, uma mistura de vinagre e bicarbonato de sódio também pode ser eficaz para desentupir canos. Comece despejando uma xícara de bicarbonato de sódio no ralo entupido, seguido por uma xícara de vinagre branco.

A reação química entre esses dois ingredientes pode ajudar a quebrar os resíduos acumulados. Deixe a mistura agir por cerca de meia hora e, em seguida, enxágue com água quente.

5. Use um arame ou cabo flexível

Se o entupimento persistir mesmo após tentar as dicas anteriores, pode ser necessário recorrer a métodos mais diretos. Um arame ou cabo flexível pode ser inserido no ralo para remover os detritos obstrutivos manualmente.

Certifique-se de ter cuidado ao realizar essa tarefa para não danificar os canos. Uma vez que tenha removido o bloqueio, enxágue o ralo com água quente para garantir que esteja completamente limpo.

Lembre-se sempre de tomar precauções de segurança ao lidar com problemas de encanamento em casa e, se necessário, não hesite em buscar a ajuda de um desentupidora profissional.

Com essas dicas simples, você pode resolver muitos entupimentos por conta própria e manter o fluxo de água da sua casa funcionando sem problemas.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp