12/02/2024 às 09h26min - Atualizada em 14/02/2024 às 00h09min

Premiado pizzaiolo do Brasil lança releitura de pizza famosa na Itália para o Carnaval

Inspirado nas máscaras de Veneza, Peterson Secco projetou uma das melhores pizzas do mundo

Duda Streb Comunicação
https://abbiamofatto.com.br/
Divulgação Peterson Secco

Nem confete, nem serpentina. A folia do Carnaval do pizzaiolo Peterson Secco é com a mão na massa. Ele acaba de desenvolver uma releitura da pizza inspirada no Carnaval veneziano, em especial no Pulcinella, personagem que faz parte de um espetáculo conhecido na Itália: a Commedia Dell’ arte, um tipo de manifestação artística popularesca em meados do século XVI. O símbolo de Napoli, é considerado uma personificação caricata do povo napolitano. Ele usa uma máscara preta que possui um nariz enorme e curvo, um chapéu com ponta, camiseta e calças brancas e largas. A sua alegria é contagiante, já que é sempre visto fazendo uma farra, tocando algum instrumento e todo atrapalhado assando pizzas.

E para o Carnaval, Peterson resolveu dar uma pitada de alegria à sua premiada pizza napoletana. A receita original foi criada pelo Maestro pizzaiolo Attilio Bachetti, um dos mais renomados da Itália, com linguiça picante sobre a Margherita. A releitura do Peterson tem pesto na base, seguido de mozarela de búfala relemebrando o verde e o branco das cores do Brasil. Além disso, fazem parte dos ingredientes da pizza pastrami, que é uma carne de gado maturada e tomate cereja confitado. Porém, o formato é especial, em formato de estrela. E não por acaso, já que os 8 pontos da extremidade da massa são recheados com ricota fresca.

Peterson conta que nas viagens à Itália, onde fez diversos cursos de pizza e participou de inúmeras competições, chamava a sua atenção a presença do Pulcinella, eternizado nas ruas de Napoli em forma de estátuas, bonequinhos e nos quadros pintados nas pizzarias. E por isso, este ano, ele resolveu homenagear o Carnaval reunindo o sabor delicioso de sua pizza com este personagem que é considerado um sinal de boa sorte.

O pizzaiolo especialista e premiado em vera pizza napoletana lembra também que em 2017, a "Arte dos Pizzaiolos Napolitanos" foi reconhecida como novo Patrimônio Imaterial e cultural da Humanidade pelo Comitê da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) através de uma ação de pizzaiolos em Nápoli. Foi a primeira vez na história que a arte de fazer um alimento virou um patrimônio mundial.

Essa pizza especial e comemorativa estará disponível de 8 a 15 de fevereiro, nas pizzarias Donadinna e Abbiamo Fato, que fazem a vera pizza, em Canela (RS).


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp