02/02/2024 às 11h39min - Atualizada em 03/02/2024 às 00h02min

Como garantir uma volta às aulas sem estresse para pais e filhos

Para especialista, preparação é fundamental e positiva para toda a família

Colégio Visconde de Porto Seguro
Freepik

Com o fim das férias, a volta às aulas se aproxima, e para muitos pais e crianças, esse período pode ser desafiador. O reajuste à rotina escolar requer cuidados especiais para garantir que o retorno seja suave e livre de estresse. Pensando nisso, conversamos com Silmara Casadei, educadora, escritora e diretora geral acadêmica do Colégio Visconde de Porto Seguro, em São Paulo, para esclarecer alguns pontos que podem tornar o retorno às atividades escolares uma experiência enriquecedora e bem-sucedida para todos. “Preparar o retorno às aulas é um processo que envolve diversos aspectos, e a colaboração entre família e escola desempenha um papel crucial para tornar esse período mais suave e positivo para as crianças”, afirma Silmara.

Rotina de Sono: Estabelecendo Bons Hábitos

Iniciar uma rotina consistente de sono é fundamental para o sucesso na escola. Para isso é necessário ajustar gradualmente o horário de dormir algumas semanas antes do início das aulas. “Crie um ambiente propício ao descanso, com um espaço escuro e tranquilo, sem acesso às telas de celular ou tablets. Isso vai contribuir significativamente para uma noite de sono reparadora”, orienta.

Preparação da Lancheira: Nutrindo o Corpo e a Mente

Nutricionistas recomendam uma abordagem equilibrada para as refeições escolares. Opções saudáveis e balanceadas são essenciais para fornecer a energia necessária ao longo do dia. Ideias de lanches práticos e nutritivos, que também agradem ao paladar das crianças, são valiosas para garantir que a alimentação contribua para o bem-estar durante as aulas. “Os pais podem pesquisar e preparar juntamente com as crianças opções de receitas saudáveis e criativas para o lanche”, sugere Silmara, lembrando também da importância da hidratação. “Sugestões de bebidas saudáveis, como água e sucos naturais, são cruciais para manter os pequenos hidratados durante o período escolar, principalmente durante o verão”.

Birras e Ansiedade: Entendendo e Lidando com Emoções

Estratégias para uma comunicação efetiva devem incentivar a expressão saudável de emoções, facilitando a adaptação das crianças ao ambiente escolar. “Para isso é necessário identificar sinais de estresse, e os pais desempenham um papel vital ao ajudar a aliviar a pressão emocional, conversando com a criança e sinalizando as vantagens do novo ciclo, novas amizades e novos aprendizados”, recomenda a educadora.

Atividades Pré-escolares: Facilitando a Transição

Silmara Casadei sugere atividades pré-escolares para ajudar a reintegrar as crianças ao ambiente escolar antes do início das aulas. “Um encontro na casa de um colega ou passeio com a turma ajudam a socializar e diminuir a ansiedade, além de estreitar os vínculos das crianças”.

 


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp