01/02/2024 às 13h48min - Atualizada em 01/02/2024 às 20h05min

Pesquisa revela o posicionamento dos influenciadores digitais sobre a regulamentação da profissão

Influenciadores digitais produzem conteúdo na internet e cobram por parceria com marcas. A profissão não é regulamentada, mas 80% deles gostariam que fosse

João Vitor Mandrott Zotini
Freepik
São Paulo, 31 de janeiro de 2024 – São mais de 500 mil influenciadores no Brasil com, pelo menos, 10 mil seguidores. Assim, o total de influenciadores no País supera a quantidade de engenheiros civis (455.000), de dentistas (374.000) ou de arquitetos (212.000). O contingente só fica empatado com o de médicos (502.000).

Levando em conta os influencers com mais de 1.000 seguidores, o número salta para 20 milhões, o que equivale a 10% da população brasileira. Mesmo com esse mercado expressivo, a profissão ainda não é regulamentada. Pesquisa realizada pela Influency.me, empresa especializada em campanhas com influenciadores, questionou ao mercado se a regulamentação é vista como positiva.
 
Pesquisa é unânime: profissão precisa de regulamentação

Participaram da pesquisa mais de 350 respondentes, contemplando todos os segmentos que atuam no marketing de influência.

De forma unânime todos eles acreditam que a profissão deva ser regulamentada. Do ponto de vista das marcas, 92% delas acreditam que a regulamentação seja importante; 93% dos assessores dos influenciadores concordam com a afirmação; 80% dos influenciadores também enxergam que regulamentação seja um bom caminho; e 81% das agências compartilham da mesma opinião.
 
Recentes polêmicas

Com as recentes polêmicas envolvendo influenciadores divulgando casas de aposta e jogos de azar, o debate sobre os limites da influência reascendeu.
O Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) elaborou o Guia de Publicidade por Influenciadores Digitais, que traz orientações na hora de gravar publicidade. O material destaca que, ao retratar uma experiência pessoal, seja genuíno e contenha apresentação verdadeira do produto ou serviço anunciado”. Nessa atividade, o influenciador acaba sendo caracterizado como um agente de publicidade, sujeito então à regulação aplicável, em especial do Código do CONAR.

“As orientações do Conar não têm força de lei, mas são instrumentos muito importantes para guiar os influenciadores na hora da gravação de conteúdo. Os limites já impostos por outras leis brasileiras também se aplicam aos influenciadores, como a necessidade de apresentar fatos verídicos, não agir de má fé e não divulgar produtos potencialmente prejudiciais à saúde”, destaca Rodrigo Azevedo, CEO da Influency.me.

Pesquisa recente da CVM (Comissão de Valores Mobiliários) destacou que 73% das pessoas físicas que realizaram o primeiro investimento, tomaram essa decisão com base em informações de influenciadores. “Um consultor financeiro precisa ter credenciais específicas que o habilitem a trabalhar nessa área. Já os influenciadores não têm, o que abre espaço para conselhos nem sempre adequados serem difundidos”, complementa o CEO da Influency.me.

Para Azevedo, a regulamentação da profissão pode ser trabalhada nos próximos anos. “É importante que possíveis leis estejam alinhadas com o dia a dia do profissional para não cercear seu trabalho e, ao mesmo tempo, garantir a segurança física, emocional e financeira de quem segue esse influenciador. A regulamentação da profissão no Brasil deve ocorrer e, sendo construída de forma conjunta pela sociedade, terá muito a acrescentar”, finaliza Rodrigo Azevedo.
 
Sobre a Influency.me 

Lançada em 2018, a Influency.me é a principal empresa brasileira especializada em Marketing de Influência. Por meio de metodologia própria denominada IMAP - Influencer Marketing de Alta Performance, proporciona soluções completas para quem quer trabalhar com influenciadores digitais.  

Reúne dados de mais de 1 milhão de perfis de influenciadores digitais. Utiliza o search engine, mecanismo que torna mais rápido e assertivo o processo de encontrar o influenciador certo para cada ação, assim como workflow de campanhas, monitoramento e geração de relatórios. Além disso, oferece a opção full service em que uma equipe com expertise cuida de toda a estratégia.  

Nos últimos quatro anos, a companhia cresceu cerca de 210%, finalizando 2023 com faturamento de mais de R$ 9,2 milhões. Com o propósito de criar conexões reais entre marcas e pessoas, disponibiliza gratuitamente cursos na Academia Influency.me e conteúdos ricos a fim de estimular o desenvolvimento da influência digital no país.  

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
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