01/02/2024 às 09h59min - Atualizada em 01/02/2024 às 20h03min

Seminário Rede de Núcleos, do IEE, compartilha histórias inspiradoras

Evento, on-line, encerrou as atividades de 2023 reunindo 60 professores e estagiários do Projeto Rede de Núcleos, do Instituto Esporte e Educação. Um encontro aprovado por todos que participaram

Doro Jr.
IEE / Divulgação
Um evento inovador, com muita história para contar. Foi assim o "Seminário Rede de Núcleos: Contando Histórias", um encontro on-line com a participação de 60 professores e estagiários do Projeto Rede de Núcleos, do Instituto Esporte e Educação (IEE). Nele foram apresentadas 14 narrativas, compartilhando histórias inspiradoras no encerramento das atividades de 2023.

O Rede de Núcleos reúne núcleos em três estados: São Paulo, Rio de Janeiro e Pernambuco. Neles, ao longo do ano, o projeto leva a prática de esporte e atividade física, assim como ações socioeducativas, a diferentes comunidades do Brasil.

Em cada narrativa do Contando Histórias, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer histórias que envolveram desde experiências familiares, engraçadas, pedagógicas ou mesmo tensas, até desafios inspiradores. Um momento emocionante e inesquecível para quem fez parte do seminário, com uma troca pedagógica única e enriquecedora.

Como a história sobre o "Desconstruindo o Esporte", contada por Jéssica Villas Boas, professora do Núcleo Capistrano de Abreu, em São Paulo. Um planejamento pedagógico em que os alunos tinham de construir novas brincadeiras e jogos, usando regras, mostrando o que provocava o sucesso desse esporte e o que podia e não podia. No decorrer dos meses, as crianças construíram um almanaque de jogos.

"Fui convidada para participar de uma formação de professores em São Bernardo do Campo e apresentar o Desconstruindo o Esporte. Nesse dia fiquei muito nervosa, pois além de estar apresentando um trabalho pedagógico da escola em que atuo, tinha do meu lado dois professores que são referência, João Batista Freire e Fábio D'Angelo. Foi uma experiência muito enriquecedora para mim. O fato de mostrar o que você fez de bom para as pessoas e, ao mesmo tempo, escutar o feedback sobre seu planejamento," afirmou Jéssica.

A professora Pamela Santana, do Núcleo Reginaldo Loreto, em Cabo de Santo Agostinho (PE), relatou um momento do dia a dia, o convívio dela e dos alunos, com os animais que por lá aparecem. "Animais diferentes e exóticos. De camaleão, passando por sapos, lagartos e marimbondos. E, convivemos com os gatinhos também, conversando sempre entre nós em como lidar com isso, com essa convivência", observou.

O professor Jefferson Gomes, do Céu Feitiço da Vila, na capital paulista, falou sobre diversidade, a partir de uma situação vivida no Núcleo. "No ano passado, na etapa final do Circuito de Jovens, surgiu um questionamento sobre a participação de uma aluna trans, que gostaria de jogar na categoria feminina. Esse fato gerou debates, o poder ou não jogar, e um espaço para dialogar sobre o tema diversidade. Fizemos um encontro, com reflexões, repensando os pré-julgamentos, despertando a consciência", destacou.

Experiência aprovada e elogiada - Uma experiência aprovada por todos que estiveram no "Seminário Rede de Núcleos: Contando Histórias", tanto professores, como estagiários. Foram várias categorias de histórias: Tenso, Parceiros, Desafiadora, Pedagógica, Inclusão e Engraçado.

"Agradecemos a todos que participam e compartilharam suas histórias. Narrativas diversas, cada uma com um universo único, que nos tocaram profundamente. A riqueza dessas experiências nos presenteou com valiosos ensinamentos. Juntos construímos uma comunidade de aprendizagem mais forte e unida", disse Celiane Oliveira, coordenadora do IEE.

"Achei o seminário muito empolgante pelo fato de poder conhecer melhor os professores e suas experiências. Deveria ter mais desses seminários de contos de histórias", destacou o professor Frank Sena, do Núcleo São Sebastião

"Pude ver a realidade dos demais núcleos e pólos e concluir que nenhum lugar é fácil de trabalhar, mas que a força de vontade de fazer o melhor para os alunos por meio da metodologia educacional está sempre presente", explicou o professor Fábio Fernandes - Heliópolis.

O Projeto Rede de Núcleos - Estruturado a partir de parcerias locais e institucionais, o Rede de Núcleos é considerado referência na comunidade ao redor. Com o Projeto, o IEE atende cerca de 7.500 crianças e jovens em núcleos na Capital Paulista, na região metropolitana de São Paulo (Osasco, Carapicuíba, Cajamar e Embu) e no Interior do Estado (Pindamonhangaba e São Sebastião), Rio de Janeiro e Pernambuco. Os alunos têm programação semanal de atividades esportivas, festivais e competições, projetos culturais e comunitários, levando os conteúdos desenvolvidos, aproximando os núcleos e os professores das comunidades atendidas, promovendo a prática esportiva, com muito movimento, união, educação e alegria.

Sobre o Instituto Esporte e Educação – Criado em 2001 pela medalhista olímpica Ana Moser, o Instituto Esporte e Educação (IEE) já atendeu a 7,5 milhões de crianças e jovens e capacitou mais de 63 mil professores e educadores em todo o Brasil. Sua metodologia já chegou em 27% dos municípios brasileiros (1.488).

A metodologia do IEE é baseada nos princípios do esporte educacional: inclusão de todos, construção coletiva, respeito à diversidade, educação integral, rumo à autonomia. Além das esportivas, as atividades realizadas são nas esferas da cultura, saúde, cidadania, protagonismo juvenil e ação comunitária.

O Instituto Esporte Educação conta com os seguintes parceiros: Itaú, VALE, Mercado Livre, Grupo CCR, Instituto CCR, Achè, Novelis, Bank Of America, Ultracargo, Ultragaz, Ipiranga, Instituto ULTRA, Verde Asset Management, Zurich, Daiichi, Comgas, EDP São Paulo, Pfizer, Polimix, Grupo Deloitte, AEGEA, Localiza&CO, Instituto Localiza, SAMA/Eternit, ISACTEEP, Grupo SIMPAR, Grupo SEMP, Cogna Educação, TRW, Mundial Logística, VR Benefícios, TrackAndField, Banco ABC, Escola Mobile e Santil via Lei de Incentivo ao Esporte / Ministério do Esporte / Governo Federal, ROCHE e Bloomberg e NIKE.

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp