19/01/2024 às 10h33min - Atualizada em 20/01/2024 às 20h01min

ENEM: Estudantes de São Paulo que atingiram nota mil na redação e nota máxima em matemática revelam como se prepararam

Os dois alunos do Colégio Leonardo da Vinci consideram que dedicação e perseverança é a melhor fórmula para conseguir melhorar o desempenho

Priscila Nishimori
Divulgação
Aluna do Leonardo da Vinci (SP) conquista nota mil no Enem 2023

Nesta semana o Inep divulgou os resultados do Enem e mostrou que apenas 60 estudantes alcançaram nota 1.000 na redação do Enem. Das demais áreas de conhecimento, a maior pontuação foi em matemática e suas tecnologias, com nota máxima de 958,6 pontos. 

 

Garantir uma nota alta em redação e matemática pode fazer toda diferença quando o curso desejado é muito concorrido e a Instituição de Ensino Superior usa o resultado por área de conhecimento como critério de desempate de candidatos. 

 

Com o intuito de cursar Relações Públicas em uma universidade pública de São Paulo, Catharina Simões, aluna do Colégio Leonardo da Vinci (SP), não contava com a Nota 1.000 na redação do Enem. “Eu achava que conseguiria chegar a 900 pontos, mas quando vi mil, não acreditei”, conta a jovem que, no Enem de 2022, conseguiu atingir 840 pontos.
 

Para Catharina, a dedicação é a melhor alternativa para quem, assim como ela, busca uma carreira mais concorrida. “Acredito que a minha dica para quem vai fazer a redação do Enem é: treine. Pratique sua escrita, reveja a estrutura necessária e sempre corrija os seus erros. E a parte mais importante do treino é a persistência na superação das dificuldades”, indica. Como repertório, a estudante citou o livro A Hora da Estrela, de Clarice Lispector.
 

“Apesar de ser uma das minhas escritoras favoritas, no dia da prova eu não planejava usá-la como referência! Li esse livro a alguns anos atrás e, surpreendentemente, no meio da redação, me veio à cabeça. E pude relacionar a invisibilidade do trabalho de cuidado e a história da Macabéa, pois ambos sofrem o preconceito e a desvalorização na sociedade brasileira, intensificados pelas convenções de gênero ainda estabelecidas atualmente”, explica. 
 

Estudante da mesma rede de ensino da Catharina, Erick Melo de Souza também se destacou no Enem de 2023, mas em exatas. “Quando vi a nota fiquei meio frustrado, mas lendo as reportagens descobri que tinha atingido a nota máxima em matemática. Aí veio a sensação de alívio e dever cumprido. Claro que o dever cumprido só virá com a aprovação, mas, com isso, a gente passa a ver claramente o resultado do esforço”, conta Souza, que já cursa Engenharia da Computação na Universidade Federal de Pernambuco e agora busca a vaga na Universidade de São Paulo (USP). 

 

Souza conta que todos os dias ia ao cursinho assistir às aulas pela manhã e no período da tarde focava em fazer os exercícios. “No material do Leonardo da Vinci vem as tarefas mínimas, complementar e desafio. Eu focava em fazer todas as tarefas de todas as disciplinas até desafio. E sempre que errava, voltava pra ver a correção”, relata. 
 

Como recomendação ele sugere a dedicação integral desde o início. “É importante entender como é o esquema do vestibular desde o começo para ficar bem preparado. E se a pessoa faz cursinho, se esforce. Faça todos os exercícios e crie metas palpáveis, porque colocar metas que não sejam realistas pode atrapalhar. Essas seriam as três dicas que daria para quem está se preparando”, conclui.
 

 

Sobre a Inspira Rede de Educadores

Com cinco anos de atuação no mercado, a Inspira Rede de Educadores está presente em todas as regiões do Brasil. Amparada por valores diferenciados, como protagonismo, resiliência, interdependência, felicidade, justiça, curiosidade e simplicidade, a empresa trilha uma jornada pautada pela educação de excelência. Hoje, consolidada como a principal rede de escolas e a que mais cresce no país, a companhia é responsável pelo aprendizado de mais de 60 mil alunos das mais de 100 escolas integradas à rede. Sob o comando de um renomado time de educadores, que somam décadas de experiência no setor, a empresa segue em pleno processo de expansão. Reconhecida pelas práticas de excelência, a Rede é formada por instituições que inspiram pessoas e hoje é referência em educação diferenciada, formando pessoas apaixonadas por conhecimento, dentro de um ambiente acolhedor e inspirador para gestores, educadores e estudantes.

Saiba mais sobre a Inspira no site e nas redes sociais: Facebook | Instagram | LinkedIn

 

Mais informações à imprensa

 

FSB Comunicação

 

Priscila Nishimori

Tel: + 55 11 95882-5694 

 

Cintia Taketomi 

Tel: + 55 11 99838 7012


 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp