08/01/2024 às 23h24min - Atualizada em 09/01/2024 às 20h03min

Usar ferramentas digitais na infância prepara jovens para futuro cada vez mais tecnológico

Além de potencializar aprendizado, equipamentos com recursos visuais e sensoriais permitem leque de aplicativos e atividades

Jéssica Oliveira
Divulgação

Em 2025, ou seja, a menos de dois anos, quase metade das competências de força de trabalho não serão relevantes, devido à inteligência artificial. A estimativa é de um estudo feito pela pela edX, plataforma de educação criada pelas universidades norte-americanas Harvard e MIT.  Ainda de acordo com o levantamento, 47% dos participantes apontam que os profissionais não estão preparados para o futuro do trabalho.

É também em 2025 que a Geração Alpha, a mais nova até o momento, atinge 15 anos, idade na qual geralmente começa a preparação para escolher um caminho universitário e profissional.

Liliane Fernanda Ferreira, diretora da B2G, distribuidora da marca Quinyx, que fornece produtos de tecnologia educacional, acredita que em um futuro cada vez mais guiado por tecnologias como a inteligência artificial, os jovens que conviverem com ferramentas digitais desde a infância estarão mais preparados.

“A utilização de ferramentas como a Mesinha Digital na infância, por exemplo, proporciona uma série de vantagens significativas para o desenvolvimento do indivíduo, que podem se refletir em sua vida profissional no futuro. Esse contato familiariza as crianças com o ambiente tecnológico, preparando-as melhor para lidar com avanços tecnológicos”, diz.

A executiva explica que, ao fazer parte do aprendizado, auxiliando com atividades e recursos, bem como integrando naturalmente a rotina educacional, tais equipamentos potencializam habilidades cada vez mais valorizadas  em profissionais: pensamento crítico, raciocínio lógico, curiosidade, criatividade, adaptabilidade, tomada de decisões e colaboração.

Outro ponto de destaque é que ferramentas assim facilitam o letramento digital,  pois aprimoram significativamente as habilidades de aprendizagem da criança, fornecendo uma base sólida para explorar o mundo digital de forma mais eficaz ao longo de sua jornada acadêmica e profissional.

“Utilizar ferramentas digitais durante a infância também proporciona o desenvolvimento de habilidades técnicas avançadas desde cedo, o que pode se refletir em um maior domínio de ferramentas e softwares relevantes para sua área de atuação no futuro”, acrescenta Liliane.

Aplicativos para tudo

Basta uma olhada rápida no celular para ver como basicamente existe um aplicativo para qualquer atividade do dia a dia. O mesmo praticamente já acontece com a educação desde a infância.

Sobre as competências desejadas nos profissionais, Liliane comenta que a empresa B2G tem uma série de aplicativos desenvolvidos para potencializar esse aprendizado de forma a preparar melhor os jovens para o futuro. 

Para raciocínio lógico, por exemplo, há o aplicativo "Conhecendo as Cores", no qual a criança seleciona objetos para colorir e escolhe as cores adequadas para cada um. Para curiosidade, o aplicativo "Meu Planeta Terra" oferece ilustrações, explicações e questionários sobre os planetas e curiosidades do mundo, incentivando o jovem aluno a aprender mais sobre o mundo ao seu redor.

Já para criatividade, o destaque fica com o aplicativo "Colorir e Aprender", que permite desenvolver composições musicais de maneira lúdica, estimulando a expressão criativa e permitindo que explorem sua musicalidade, inclusive através da interação com acessórios como baquetas, quando aplicável.

Pensando em resolução de problemas, o aplicativo "Gcompris" traz a atividade "Super Cérebro", com problemas matemáticos que envolvem conceitos de ordem e sequência, incentivando também a habilidade de identificar símbolos para alcançar objetivos. E para colaboração, por exemplo, há o aplicativo "Minha Primeira Letra Animal". Nele, as crianças devem identificar as letras iniciais dos animais exibidos em diferentes quadrantes da tela, e podem interagir entre elas compartilhando a tela e para completar conjuntamente a atividade.

Além de tudo isso que foi criado pensando no desenvolvimento específico de cada habilidade, Liliane ressalta o potencial intrínseco educacional de aprender com o auxílio desses equipamentos. “O uso dos recursos visuais, auditivos e sensoriais dessas ferramentas torna o aprendizado mais interativo, atrativo e personalizado, facilitando a compreensão de ideias abstratas e complexas”, afirma.


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
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