09/01/2024 às 12h08min - Atualizada em 09/01/2024 às 20h03min

Sem tédio: dicas preciosas dos professores da St. Nicholas School para os alunos aproveitarem muito bem as férias

Com o período de descanso e diversão, nada melhor do que excelentes livros, filmes, exposições e passeios para não deixar o aprendizado de lado até nas férias

Alessandra Parise
Divulgação
As férias já estão aí! E na pausa da rotina de estudos, horários e compromissos, nada melhor do que aproveitar ao máximo esse período de descanso. Já as opções de exposições, passeios, apresentações de músicas, jogos de tabuleiro, livros e bons filmes, que trazem muita diversão e bem-estar para os jovens e crianças, são inúmeras.
No entanto, para ajudar os pais a proporem atividades interessantes para seus filhos neste período, a escola St. Nicholas listou algumas dicas criadas por seus professores sobre programações especiais que inspiram todo tipo de rotina de férias. Seja para aqueles que irão viajar ou mesmo para quem fica em casa, a curtição será garantida!
Leituras e filmes
Mergulhe em reinos encantados, ria com personagens peculiares e deixe sua imaginação voar com livros e filmes escolhidos a dedo pelo professor Anderson Costa. São eles: os filmes “Mussum O Filme”, “Elis e Tom” e “Meu Nome é Gal”. Já entre os livros, a escolha é a “Crônica de Uma Morte Anunciada” (Gabriel Garcia Márquez), “Capitães da Areia” (Jorge Amado) e “A Hora da Estrela” (Clarice Lispector). De contos mágicos a aventuras épicas, essas opções são as companheiras perfeitas para as férias. “Deixe que as páginas transportem os alunos para terras distantes e as telas os encantem com as maravilhas cinematográficas”, recomenda.
Além dessas dicas, a escola St. Nicholas traz outras preciosidades, que vão desde livros em inglês, quanto em português, por faixa etária. Para crianças do Ensino Infantil a recomendação é: “Silly Sally de Audrey Wood”, uma história hilária e rimada sobre uma mulher boba que faz amizade com vários animais no caminho para a cidade. Para crianças do Ensino Fundamental: “Be Who You Are de Todd Parr”, um livro colorido e empoderador que celebra a diversidade e incentiva as crianças a serem elas mesmas ou “The Last Kids on Earth” (Max Brallier), uma série de aventura emocionante e engraçada sobre um grupo de crianças que sobrevive a um apocalipse de monstros.
Para as crianças do Ensino Médio as sugestões de leitura são “The Girl Who Drank the Moon” (Kelly Barnhill), um romance de fantasia mágico e premiado sobre uma menina que é criada por uma bruxa, um monstro do pântano e um dragãozinho e “The Hitchhiker’s Guide to the Galaxy” (Douglas Adams), uma comédia de ficção científica clássica e hilária sobre um homem que viaja pelo universo com um amigo alienígena depois que a Terra é destruída.
Entre os da língua portuguesa, estão “O Camelo, o Burro e a Água” (Sérgio Merli): uma história hilária e inteligente sobre um camelo e um burro que têm que dividir uma quantidade limitada de água no deserto. A outra dica é “Quem soltou o PUM?” (Blandina Franco e José Carlos Lollo): Um conto engraçado e encantador sobre um cachorro chamado Pum que tem um problema muito constrangedor: ele solta muitos gases.
Por último e não menos importante, o “Esquadrão Curioso Caçadores de Fake News” (Marcelo Duarte): um livro emocionante e informativo sobre um grupo de crianças que usa a sua curiosidade e habilidades de pesquisa para descobrir a verdade por trás das notícias falsas.
Exposições e viagens divertidas
“Deixe sua curiosidade correr solta com visitas ao Zoo Urbano, que é perfeito para libertar o espírito eco guerreiro! Explorar uma exposição que apresenta animais incríveis feitos de materiais reciclados e descobrir as maravilhas da preservação ambiental de uma maneira totalmente nova”, aconselham as professoras Ana Paula Strafacci e Salwa Ornellas.
Outra boa pedida é conhecer o “Museu da Ilusão”, em que é possível embarcar em uma jornada por mais de 50 ilusões de ótica, jogos que instigam o cérebro e quebra-cabeças que desafiam a lógica. Já a última sugestão das professoras, é o “Museu do Futebol”, que conta com um mergulho na rica história do esporte mais popular do mundo.
Além dessas incríveis opções, também é possível visitar o “Museu da Língua Portuguesa”, “MIS”, “Museu Afro-Brasileiro”, “Farol Santander”, “Museu da Casa Brasileira”, “Museu Catavento” e muito mais.
Jogos de tabuleiro
Já a professora Marina Delgado indica jogos de tabuleiro e explica: “Seja planejando estratégias, rindo ou liberando o detetive interior, são os jogos perfeitos para tornar os dias de descanso de verão inesquecíveis. Role os dados e comece os jogos!”.
Outros jogos que podem prender a atenção da criançada, por faixa etária, são o “Memory games”, “Jigsaw puzzles”, “Color addict”, “Uno” e “Mico”, para as crianças do Ensino Infantil. Para as crianças do Ensino fundamental as indicações são “Dobble”, “Bloco Louco”, “Enigma Sudoku”, “Kariba”, “Concept Kids”, “Nhac Nhac” e “Labirinto Magico”. Já para as crianças do Ensino Médio: “Scrabble”, “Boggle”, “Scattergories”, “Taboo”, “Balderdash” e “Imagem e Ação”.
Música
Para este período, o professor Fábio Bergamini indica escutar boa música, ritmos inusitados e afirma: “A ideia é mostrar o que há de melhor com sons de qualidade, transformar suas férias em um momento inesquecível e repleto de sonoridades diversas”. Exemplos disso, é o ritmo “Beat Box” e o “Body Percussion”, que utilizam o próprio corpo para efeitos sonoros, aprendendo a arte da percussão corporal. Além disso, o “Percussion DIY”, também é outra incrível opção, no qual é possível criar seu próprio conjunto de percussão com itens domésticos.

Sobre a St. Nicholas: A escola começou na garagem de uma casa que dava para um lindo jardim e com uma pitada generosa de amor pelas crianças. Este foi o início daquela que viria a ser uma das mais acolhedoras escolas internacionais de São Paulo. Anna Kirsten começou com um grupo de 6 crianças da vizinhança no início dos anos 80. As turmas foram crescendo até que a escola tomou forma em 1993 quando passou a se chamar St. Nicholas School. Em 2000 veio a autorização pelo IBO para implantar o PYP (Programa de Anos Primários) sendo a segunda escola do Brasil a fazê-lo. Em seguida, foi introduzido o IGCSE (Certificado Geral Internacional de Educação Secundária) e o I.B Diploma Programme. Em 2016 foi inaugurado em Alphaville um campus propositalmente construído em meio a natureza de design premiado e que vem sendo ampliado a cada ano. Nos últimos anos, a St. Nicholas inaugurou os novos e modernos prédios do Primary em Pinheiros e do Middle Years em Alphaville e mais recentemente um centro para o Early Years com playground propositalmente construído com base nas necessidades de desenvolvimento da primeira infância.

 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp