05/01/2024 às 15h38min - Atualizada em 06/01/2024 às 16h03min

Projeto do Instituto Incluir EsportivaMente – Ano III abre inscrições para curso on-line em janeiro

Viabilizado pela Lei Federal de Incentivo ao Esporte, a iniciativa está disponível para cursistas de todo o país e já proporcionou formação continuada a mais de 50 profissionais que atuarão junto às pessoas com deficiência

Camilla França
RPM Comunicação
Divulgação
O Projeto EsportivaMente – Ano III, iniciativa do Instituto Incluir, está de volta e abre novas inscrições em janeiro de 2024, com mais de 50 vagas para cursistas de todo o Brasil. Presente nas cinco regiões do país, o projeto oferece aulas teóricas, on-line e ao vivo, durante três meses para formar profissionais das áreas de educação, educação física, psicologia, fisioterapia, pedagogia, entre outras. Na edição realizada em 2023, o projeto finalizou a primeira turma com 56 cursistas certificados.

A iniciativa gratuita proporciona a formação continuada dos profissionais para o trabalho junto a pessoas com deficiência, por meio dos conceitos de comunicação acessível, paradesporto e inclusão em educação. A ideia é usar o esporte como ferramenta para oferecer formação continuada aos profissionais de diversas áreas.


“O curso Esportivamente é um divisor de águas, porque nos traz a lucidez do que é de fato incluir. A equipe de docentes tem ministrado aulas brilhantemente, compartilhando saberes de forma didática e humana, fazendo que nós, alunos, possamos refletir, reconstruir e construir aprendizados”, diz Patrícia de Oliveira Satyro, fonoaudióloga e cursista do EsportivaMente.

O EsportivaMente – Ano III é concebido em parceria com o Centro de Referência na Inclusão Digital (CRID), do Politécnico de Leiria, Portugal, e com o Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação, Diversidade e Inclusão da UFRRJ (LEPEDI/UFRRJ) e viabilizado pela Lei Federal de Incentivo ao Esporte.


“Eu tenho um filho de 16 anos que é autista e estou em transição de carreira de RH, atuando há quase 28 anos, mas desejando a licenciatura e pesquisa na área de Educação. O que me chamou atenção foi também o fato de ter parceria com o Instituto Politécnico de Leiria. Está sendo um grande aprendizado poder fazer parte deste curso com professores renomados da Educação Especial”, destaca Gilvan Dionisio, aluno do projeto e Analista de Administração de Pessoal.

O curso contempla conteúdo científico, teórico e prático do universo da inclusão, desenvolvendo conceitos e ações pedagógicas sobre paradesporto, comunicação acessível, linguagem inclusiva, diversidade no esporte, entre outros. O edital prevê, ainda, a produção de trabalhos que darão origem a um livro, que ficará como legado do curso.

“O foco do EsportivaMente é, para além de formar profissionais qualificados, também democratizar o acesso ao conhecimento e à acessibilidade, ajudando a impulsioná-lo em regiões que carecem de iniciativas que ampliem a aprendizagem do universo inclusivo. Já tivemos alunos de cidades do interior do Pará, do Rio Grande do Norte, da Bahia, do Ceará, da Paraíba, entre outros. Isso é algo que procuramos ampliar ainda mais nesta nova edição”, destaca Carina Alves, fundadora do Instituto Incluir, psicóloga, empreendedora social e doutora em Educação.

Para mais informações e inscrições (a partir de 8 de janeiro), acesse 
www.institutoincluir.com.br.

Sobre o EsportivaMente:

O EsportivaMente – Ano III é uma realização do Instituto Incluir, com parceria do Instituto Politécnico de Leiria e do Centro de Referência na Inclusão Digital (CRID) da Universidade de Leiria, em Portugal, e com o Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação, Diversidade e Inclusão, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (LEPEDI/UFRRJ). O projeto tem patrocínio da Karoon Energy, Eletrobrás e Deloitte e apoio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte.
 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp