21/12/2023 às 11h12min - Atualizada em 21/12/2023 às 20h03min

Governo do Estado de Goiás seleciona Edtech para implementar aplicação de Inteligência Artificial na Educação Básica

A empresa foi escolhida para apoiar a Secretaria da Educação com aprendizagem baseada em jogos e inteligência artificial para crianças e adolescentes, edtech irá desenvolver um protótipo para solucionar desafios da educação no Estado

Ana Cunha
www.educacross.com.br
Divulgação

O Governo do Estado de Goiás escolheu a Edtech Educacross  para desenvolver uma solução para desafios do serviço público estadual ligados à educação. A empresa utiliza a aprendizagem baseada em jogos e Inteligência Artificial para compor o ensino de Língua Portuguesa e Matemática para crianças e adolescentes, e foi escolhida na categoria “Como aproveitar as oportunidades da Inteligência Artificial na educação?”.

A iniciativa faz parte do programa GOVTECH de Inovação Aberta HUB GOIÁS, lançado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Goiás (Secti) e Hub Goiás. O objetivo é encontrar soluções inovadoras para desafios que envolvem jornada de acesso e personalização no uso dos serviços públicos, assim como o uso de inteligência artificial (I.A.), digitalização e automação de processos e gestão de dados.

Na primeira etapa, foram apresentadas 82 soluções para desafios das Secretarias Estaduais de Administração (Sead), Educação (Seduc) e Saúde (SES). Desse total, 12 foram selecionadas.

De acordo com o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado, José Frederico Lyra Netto, o processo de seleção das empresas foi nacional, com a participação de iniciativas do Brasil inteiro. “É algo inédito e que garante um tom moderno e inovador para o estado”, afirma.

Reginaldo Gotardo, CEO da Educacross, explica que a Edtech já está presente em mais de 1,7 mil escolas do País, inclusive em Angola, contribuindo para uma aprendizagem prática e envolvente utilizando Inteligência Artificial. “Nós conhecemos os desafios da educação no Brasil porque estamos presentes em todo  o território nacional, ajudando os professores a melhorar os índices de aprendizagem. É uma oportunidade de contribuir com a nossa experiência e desenvolver um programa inovador para os alunos da Rede Pública de Ensino do Estado de Goiás”, diz.

As empresas selecionadas agora irão desenvolver protótipos das soluções e, em 30 de janeiro de 2024, até seis delas serão escolhidas para a etapa de Mínimo Produto Viável, onde receberão um aporte de até R$ 60 mil para aprimorarem as soluções a fim de colocá-las em prática.

Após esta etapa, as secretarias poderão contratá-las para implementar suas soluções em Goiás. 

Desafio da Educação

A Educacross, empresa sediada em Ribeirão Preto (SP), foi escolhida para o Desafio 4 – “Como aproveitar as oportunidades da Inteligência Artificial na Educação?”. A justificativa do desafio é que com o crescimento do uso da inteligência artificial na educação e a velocidade com que novas tecnologias vêm surgindo são gerados desafios sobre como as instituições de ensino devem agir diante de tantas mudanças.

Segundo o programa, existem oportunidades de melhorias no ensino a partir do uso do I.A e é necessário preparar os professores e gestores para lidarem com essa temática. “A preocupação do governo de Goiás é que o uso dessas tecnologias, e a forma como  como o conteúdo é gerado por elas, possa impactar negativamente na aprendizagem”, explica Gotardo.

De acordo com o CEO, a experiência da Educacross mostra que é possível obter resultados positivos com o uso da Inteligência Artificial, desde que seja feita de forma responsável, potencializando o processo de ensino e aprendizagem. “Ao integrar técnicas de gamificação, as crianças são motivadas e mobilizam sua atenção e habilidades na resolução de problemas. Essas experiências gamificadas únicas respeitam o ritmo de cada criança, desenvolvendo habilidades cognitivas como inteligência lógico-matemática, discursiva, entre outras”, finaliza.

Sobre a Educacross

Educacross é a maior empresa brasileira de aprendizagem e avaliação com Inteligência Artificial e Jogos Digitais e Gamificação para Língua Portuguesa e Matemática. É uma solução potencializadora do Ensino e Aprendizagem em uma Plataforma Digital para ser usada em sala de aula, laboratório de informática ou como atividade para casa.

Apontada pelo ranking 100 Open Startups como a principal empresa scale-up de educação do país na edição de 2023.

São centenas de milhares de alunos, mais de 1.5 milhão de pessoas impactadas e mais de 1.7 mil escolas atendidas.

 


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp