19/12/2023 às 11h01min - Atualizada em 19/12/2023 às 16h04min

Inclusão digital: Movimento Tech 2030 promove imersão em tecnologia para alunos destaques da Maratona Tech

Realizado em quatro dias, os encontros foram realizados em São Paulo e contarão com estudantes e professores vindos do Tocantins, Bahia e Paraná

JB
Divulgação

Cerca de 40 alunos e professores participaram de uma imersão tech gratuita, promovida pelo Movimento Tech 2030, entre os dias 11 e 14 de dezembro, em São Paulo. A imersão teve o intuito de conectar estudantes e professores que participaram da Maratona Tech, com oportunidades acadêmicas e profissionais na área de tecnologia. 

 

Os participantes conheceram as sedes da Faculdade Insper, Inteli e iFood, participaram de uma mostra de projetos e atividades práticas, além de acompanharem as palestras "Tecnologia e o futuro das profissões" e “Profissionais de tecnologia - contando o dia a dia”. Os alunos selecionados são destaques da premiação da Maratona Tech, maior competição de tecnologia do país que, neste ano, impactou mais de 900 mil jovens de todo Brasil.

"Proporcionar e acompanhar o impacto da Maratona é motivador. A Cactus, juntamente a tantas instituições do Movimento, está empenhada em acelerar a carreira de milhares de jovens”, afirmou Jefferson Vianna, Presidente da Associação Cactus.

A Maratona Tech chegou à fase final da sua segunda edição e contou com um evento de formatura, realizado pelo Movimento, para encerramento do projeto, em Salvador, na Bahia. Todo o trabalho da iniciativa é gerenciado pelo Movimento Tech e pela Associação Cactus, ONG que atua na criação de cultura de protagonismo para jovens por meio da educação, visa desenvolver jovens e adultos para as possibilidades da carreira na área, além de fomentar a formação e empregabilidade de pessoas de baixa renda no setor.

 

Luanna Luna, head de educação no iFood e co-fundadora do Movimento Tech 2030, reforçou a importância de fomentar esse desenvolvimento e potencializar a formação técnica e comportamental de jovens no ensino médio, conectando-os com a área de TI, é de extrema importância. “A Maratona Tech vem para abrir um mundo de possibilidades para esses jovens, sendo essa imersão a conexão prática com esse futuro.”, comenta.

 

Os painéis e palestras foram comandados por profissionais da área de tecnologia e recrutamento e, após a imersão, os alunos continuarão com acompanhamento do time Cactus, ganharão bolsas da Alura Start, além de participarem da comunidade de alumni da Maratona Tech.

 

“Para mim foi incrível, sempre gostei muito de competições. A maratona me incentivou a buscar mais o que eu já gosto de estudar, ela me deu a certeza do que quero para o meu futuro", comemora Amanda Pires, medalhista ouro da Maratona Tech.

 

Sobre o Movimento Tech

Coalizão de organizações que movem as alavancas necessárias desde a idade escolar até a formação e empregabilidade na área de tecnologia com foco em gerar um setor tecnológico mais forte e justo, com inclusão e equidade para pessoas de baixa renda e perfil sub-representado.

 

Sobre a Associação Cactus

Uma ONG que busca, através da educação e da criação de uma cultura de protagonismo, transformar a vida dos jovens nos contextos mais agrestes, garantindo educação de qualidade e gerando equidade no sistema de ensino público.


 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp