16/05/2024 às 18h08min - Atualizada em 17/05/2024 às 04h05min

Curso de empreendedorismo cultural capacita artistas e produtores a viabilizarem projetos pelas leis de incentivo

Iniciativa fomenta a cultura ao reunir participantes de diferentes áreas artísticas

Ana Reimann
Mara Borges
Capacitar empreendedores culturais e artistas a desenvolverem projetos e acessarem as leis de incentivo à cultura é o objetivo da oficina “O Artista Empreendedor”. Ministrado pela produtora cultural Geane Silva, o curso orienta os participantes sobre como redigir propostas que atendam aos critérios, requisitos e diretrizes específicos de editais do país.

“Levar conhecimento sobre produção, assim como apresentar ferramentas para que os profissionais possam criar e viabilizar as suas propostas é um benefício para os participantes e para a sociedade porque, ao ampliar a diversidade de projetos culturais, também abre-se um espaço para que as pessoas tenham mais opções de cultura e lazer", explica Geane.

Segundo a produtora, os benefícios vão além: “O repasse de verbas a projetos culturais também fomenta a pesquisa artística, dando condições para os artistas experienciarem novas formas de expressão, criarem linguagens e explorarem temas diversos que enriquecem o diálogo cultural necessário para uma sociedade inclusiva e dinâmica.”

Geane Silva ainda explica que,
neste contexto, as leis de incentivo
são fundamentais, pois oferecem
recursos financeiros que impulsionam
 produção artística, democratizam o
acesso à cultura e promovem a
diversidade cultural.


As leis representam uma oportunidade
de fortalecimento da cena cultural
local, contribuindo para o enriquecimento do patrimônio cultural e imaterial. Além disso, capacitar empreendedores culturais a gerirem os seus projetos promove sustentabilidade e propaga diferentes manifestações artísticas de forma contínua”, destaca. 
As oficinas atualmente em circulação são gratuitas, decorrentes do Prêmio Elisabete Anderle, da Fundação Catarinense de Cultura. 

“São oito horas de oficina em cada cidade, com cerca de 250 vagas ao total, ou seja, a capacitação colabora para que muitos profissionais tenham acesso a esse conhecimento e fortaleçam a cultura nos seus municípios”.

A programação inclui conhecimentos gerais sobre empreendedorismo e gestão, detalhes fundamentais para a aprovação, elaboração e formatação, e orientações sobre as especificidades de diferentes editais.  No final, os participantes realizam um exercício prático, compartilhado posteriormente com a ministrante durante um encontro virtual. Além das oficinas gratuitas, Geane Silva também presta consultoria personalizada para empreendedores de todo o país. As próximas cidades a receberem a oficina são:

Barra do Sul
Data: 23 e 24/05 |Horários: dia 23/05 das 13h às 17h e dia 24/05 das 08h às 12h
Local: Rua Abílio Tavares nº 99 - Casa de Cultura Maria Celestina de Oliveira | Dona Boneca
 
Itapoá
Data: 04/06 |Horário: 08h às 12h e das 13h às 17h30min
Local: Casa da Cultura - R. R. Welington Rodrigues Junqueira s/n
 
Rio Negrinho
Data: 07/06 |Horário: 07:30 às 11:30 e 13:30 às 17:30
Local: Rua 13 de dezembro, nº 39 - piso superior da rodoviária. 

 
Garuva
Data: 12 e 13/06 |Horário: das 19h às 22h
Local: Câmara de Vereadores
 
Araquari: a definir

A ministrante Geane Silva Saggioratto
elabora e produz projetos pelas leis
de incentivo há 30 anos, além de prestar
consultoria para empreendedores de todo
o país.

Informações pelo e-mail: 
[email protected] 
 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
ANA PAULA REIMANN
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp