16/05/2024 às 14h05min - Atualizada em 17/05/2024 às 04h05min

Luz natural: Residencial Ampio aposta em arquitetura guiada pelo sol

Projeto do escritório Ricardo Amaral une alto padrão, conforto e sustentabilidade em área nobre de Curitiba (PR)

VANESSA GONçALVES
Divulgação

Luz natural: Residencial Ampio aposta em arquitetura guiada pelo sol
Projeto do escritório Ricardo Amaral une alto padrão, conforto e sustentabilidade em área nobre de Curitiba (PR)

 

Com inverno rigoroso em dias chuvosos, aproveitar a incidência solar é um desafio em Curitiba (PR). E é essa a proposta do Residencial Ampio, empreendimento da Incorporadora e Construtora Laguna, com projeto do escritório Ricardo Amaral Arquitetos Associados. Em fase de construção, o edifício conta com arquitetura guiada pelo sol, aproveitando o potencial da iluminação natural e do conforto térmico. 

A proposta alia a otimização da incidência solar em todas as unidades ao conceito de imóvel-arte. Dessa forma, os brisés móveis funcionam como filtros e formas que deixam a luz entrar de acordo com a vontade de cada morador e, ainda, movimentam a fachada do edifício, em razão das suas posições variáveis. Além disso, o projeto permite que os ambientes internos sejam amplos e extremamente iluminados, graças aos grandes vãos de aberturas.

"Ampio é um projeto de alto padrão inovador, aconchegante e sustentável. Suas duas torres são compostas por apartamentos amplos, projetados com uma técnica de arquitetura que se guia pelo sol", explica Fabiano Gonçalves, diretor técnico e arquiteto sênior do escritório Ricardo Amaral.

O Residencial Ampio atende às melhores certificações de práticas sustentáveis para moradias, como o WELL Gold (incentiva e acelera a adoção de práticas de construção sustentável) e Green Building Council Brasil (GBC), que garante o desenvolvimento de construções que equilibram consumo e geração de energia por fontes renováveis). Graças a esses selos, o projeto coloca o meio ambiente, os moradores e suas experiências em primeiro lugar, da concepção à entrega dos apartamentos. 

Mais do que isso,  o Ampio incentiva a prática de exercícios, promove a saúde nutricional e o contato com a natureza, por meio de suas hortas e árvores frutíferas, e o cuidado com o meio ambiente, com o reaproveitamento da água da chuva e uso eficiente deste recurso natural.  

O empreendimento contará com 30 unidades, distribuídas em duas torres. Os apartamentos terão entre 130 e 429 m² privativos, duas a quatro suítes e de duas a quatro vagas de garagem. 

Sobre o Ricardo Amaral Arquitetos Associados

Fundado em 1976, o escritório Ricardo Amaral Arquitetos Associados destaca-se pelo sucesso em obras relevantes no mercado nacional e internacional, ao aliar sua experiência profissional aos mais avançados recursos tecnológicos no desenvolvimento, gerenciamento e fiscalização de projetos e obras.  Graças à qualidade na execução a empresa já atuou com projetos urbanísticos, hoteleiros, aeroportuários, industriais, comerciais, residenciais e esportivos. À frente do escritório como arquiteto sênior, Ricardo Amaral tem aproximadamente 21 milhões de metros quadrados projetados, em um portfólio diversificado que traz obras como a requalificação urbana de vários pontos do litoral, a fábrica da Brose do Brasil, o Museu de História Natural, a Sede do Tribunal de Justiça de Maringá, a Marina e o Porto de Pontal Paraná, reforma do Palácio Iguaçu, TRF Porto Alegre, vários projetos para o setor de incorporação, além de projetos de desenvolvimento urbano e imobiliário, entre outros empreendimentos icônicos.
 

 ________________________________________

Assessoria de Imprensa - Ricardo Amaral Arquitetos Associados

Agência MAVERICK 360

Vanessa Gonçalves

+55 (21) 99098.0808

[email protected] 

 

Guta Bolzan

+55 (41) 99982-1981

[email protected]


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
VANESSA GONCALVES DA SILVA
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp