A história do Oreo, o biscoito recheado mais consumido do mundo, remonta à criação de uma indústria bilionária. Hoje, a marca pertence à Mondelēz, mas, há 111 anos, foi criada pela Nabisco, sigla para National Biscuit Company. O ‘National’, da antiga empresa, representou a consolidação de inúmeras padarias e pequenas fábricas, que, até então, vendiam seus produtos pela vizinhança ou, no máximo, para cidades vizinhas. Uma inovação – neste caso, uma embalagem hermeticamente fechada – aumentou o prazo de validade dos biscoitos, que passaram a viajar pelos Estados Unidos e, depois, para outros países.
No Brasil, o Oreo chegou para valer há apenas 10 anos, para competir com marcas já estabelecidas. Um desafio até para uma gigante como a Mondelēz. Atualmente, a tarefa de posicionar a marca no topo da categoria é da executiva Flávia Arruda, Senior Brand Marketing Manager da Mondelēz Internacional, convidada da série Intelligent Creative, do Tomorrow Cast, um podcast apresentado por Camilo Barros, vice-presidente de Parceria com Clientes da VidMob, plataforma de IA líder global em desempenho criativo.
Durante a entrevista, Flávia fala sobre o trabalho de posicionar uma marca que é centenária no mercado internacional, mas pré-adolescente no mercado brasileiro. Lembra um dos principais desafios: como trazer os atributos originais do produto, de uma forma que fizesse sentido para o brasileiro. “A Oreo tem uma coisa que os americanos chamam de ‘playfull’, que não dá para traduzir em uma única palavra em português, mas quer dizer que é um biscoito que espalha a alegria de viver, de brincar”, diz Flávia. Uma das saídas para trabalhar essa característica, foi a campanha não só com os personagens do Castelo Rá-Tim-Bum, mas ambientada no cenário do programa infantil, um dos mais brilhantes e premiados da televisão brasileira.
Flávia falou também sobre a relação entre tecnologia, dados e engajamento nas campanhas publicitárias. “Sou uma entusiasta da tecnologia a favor das marcas e, sobretudo, do ser humano”, afirma a executiva. Segundo ela, a tecnologia está ajudando o marketing a resgatar o olhar para as pessoas. “No marketing mais antigo, muito focado em TV, era tudo mais massivo, era uma mensagem única. Hoje, temos “n” canais, “n” maneiras de falar com as pessoas e, o principal: temos acesso a dados que nos dizem muito mais sobre o consumidor, que nos ajudam a ser mais intencionais, a definir melhor a mensagem e, consequentemente, a engajar mais as pessoas”, diz.
A entrevista completa está disponível nas maiores plataformas de podcast, na terceira temporada da série Intelligent Creative, do Tomorrow Cast. A temporada, que terá seis episódios, já conta com entrevistas dos executivos Luis Fernando Guidorzi, Head de Marketing e Comunicação da GWM Brasil, Thaís Souza Nicolau, diretora de Branding para América Latina do Mercado Livre, e Natália Calixto, diretora de Gestão de Valor do Consumidor do Grupo Boticário. O Tomorrow Cast é produzido pelo Institute For Tomorrow – uma rede global de designers que ajudam a pensar, desenvolver e testar os produtos e serviços do amanhã – e patrocinado pela VidMob.
“O Marketing se tornou responsável por dados e, a partir daí, é a área que tem a relação mais íntima com o consumidor, porque, no final, são os dados que propiciam essa intimidade”, afirma Barros. “A missão da série é juntar esses dois lados – as tecnologias de dados, especialmente a Inteligência Artificial, com as áreas criativas do marketing –, que só têm a ganhar trabalhando juntas.”
Sobre a VidMob
VidMob, plataforma de IA líder global em desempenho criativo, gera insights baseados em dados que facilitam a tomada de decisão por profissionais de marketing e impulsionam resultados de mídia, marca e negócios. Com tecnologias de Inteligência Artificial e Machine Learning, combinadas ao maior número de conexões com os principais canais digitais do mundo (como Google, Meta, Amazon Ads, TikTok, LinkedIn, Twitter, Snap, Pinterest, Hulu e Reddit), a VidMob fornece análises criativas, que resultam em impacto comercial significativo. A plataforma permite que o cliente meça objetivamente a qualidade criativa de suas campanhas, e obtenha o melhor retorno sobre os investimentos em mídias digitais.
A VidMob é uma empresa “mission-driven” - que tem o propósito de mudar o mundo para melhor. Para isso, doa 1% de seu lucro anual por meio de sua fundação VidMob Gives, uma entidade sem fins lucrativos comprometida em retribuir às comunidades por meio de trabalho e serviços voluntários, doações e desenvolvimento de criativos pro bono para organizações sem fins lucrativos. Saiba mais sobre a VidMob em www.vidmob.com e sobre a VidMob Gives em www.vidmob.gives
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