18/12/2023 às 11h56min - Atualizada em 18/12/2023 às 16h07min

Compreender a relação entre o Marketing 5.0 e a Black Friday pode impactar os resultados das empresas no próximo ano

José Colagrossi
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Gotcha

Em queda desde 2022, de acordo com o levantamento da NielsenIQ Ebit, os resultados de vendas do varejo brasileiro na Black Friday têm decepcionado empresas dos mais diversos portes e setores, atingindo uma redução de 13% em 2023 em comparação às vendas do ano passado. Seguindo o modelo de investimento em estratégias como o “esquenta” — promoção que começa antecipadamente —  e a digitalização de ofertas, muitas das companhias que têm reclamado da data, no entanto, não se atentaram à revolução apontada pelo pai do Marketing, Philippe Kotler, como tendência no panorama pós-pandemia: o Marketing 5.0.

Focado no uso da tecnologia para promover o bem da humanidade, ao Marketing 5.0 a construção de campanhas promocionais não se trata apenas de análise de números brutos, mas sim da qualidade das interações e do engajamento genuíno com o público. Nesse sentido, a Black Friday continua sendo um marco, mas sua relevância está mudando. No panorama pré-pandemia, a data era exclusivamente sobre descontos agressivos e vendas volumosas; hoje, o foco se desloca para a criação de experiências personalizadas e significativas para os consumidores.

Aqueles que acreditam na queda dos números da Black Friday como um sinal de fracasso talvez não tenham compreendido a nova dinâmica do Marketing que está transformando a forma de fazer campanhas promocionais dentro e fora do Brasil. Hoje em dia, a regra é construir relacionamentos sólidos, oferecer soluções que atendam às necessidades individuais e coletivas, e promover um impacto positivo na vida do consumidor e da comunidade.

Assim, a Black Friday continua a ser uma oportunidade para as marcas se destacarem, mas não mais apenas pelo preço baixo. A data se tornou uma chance de demonstrar valores, propósitos e autenticidade. É preciso, portanto, que as estratégias de Marketing se adaptem, focando em contar histórias envolventes, criar comunidades e agregar valor real aos produtos e serviços para os consumidores.

Na Black Friday do Cartão de TODOS, por exemplo, apostamos em diversas condições gratuitas que tivessem o potencial de somar para o dia a dia de nossos novos filiados. Oferecemos mensalidade, anuidade, cursos e serviços de bem-estar gratuitamente e, com isso, batemos o recorde de vendas pelo segundo ano consecutivo na data, alcançando mais de 50 mil filiações em poucas horas. Dessa forma, mais do que uma estratégia de marketing, nosso foco foi garantir que pessoas das classes C e D tivessem acesso a serviços essenciais que possuem capacidade para transformar a comunidade. 

Assim, é preciso que tenhamos ciência que os números que caíram na Black Friday podem ser um reflexo não de um declínio do evento em si, mas sim de uma mudança fundamental na forma como as empresas e consumidores se relacionam. É um convite para que as marcas entendam que o sucesso vai além das vendas brutas, porque está na conexão emocional e na construção de uma experiência memorável para cada indivíduo. Aqueles que compreendem e abraçam essa nova dinâmica do Marketing 5.0 estão na vanguarda, prontos para criar laços duradouros e impactar positivamente o mercado.

 

*Vice-presidente Executivo da GT7, Unidade de Negócios (UDN) do Grupo Cartão de TODOS, focada em inovação e crescimento acelerado e sustentável, e Vice-presidente de Inteligência de Dados na Gotcha, Hub de Negócios e Comunicação. 


 

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