15/12/2023 às 19h11min - Atualizada em 18/12/2023 às 16h05min

Autor japonês concluiu sétimo ano do Clube do Livro da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto

Verbo Nostro
Verbo Nostro
divulgação
No dia 9 de dezembro foi realizado o último encontro do ano do Clube do Livro da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto. Mediado pela biblioteconomista Gabriela Pedrão, o encontro on-line foi realizado pela plataforma Zoom em torno da obra "Botchan", do escritor japonês Natsume Soseki.

Dono de estilo definido pelo bom humor, o autor traz uma trama sobre diferenças, a partir do choque cultural que opõe a cidade grande e o interior. O protagonista é um jovem professor de matemática que vive em Tóquio e aceita o desafio de trabalhar numa localidade pequena e inóspita. "O livro é um clássico que fala sobre os conflitos entre a vida na metrópole e no interior. É uma obra mais curta e leve, que possibilitou aos participantes terem condições de concluir a leitura e encerrarmos o ano de uma forma mais tranquila", comentou a coordenadora do Clube do Livro, Gabriela Pedrão, sobre o encerramento do sétimo ano do projeto que, a cada mês, reúne cerca de 15 pessoas apaixonadas pelo livro e leitura.

"O Clube do Livro teve início no final de 2016, de modo presencial. Com a pandemia, migramos para o formato on-line a partir de abril de 2020. Um modelo que deu certo e ampliou o público para além de Ribeirão Preto. Hoje, temos participantes do Rio de Janeiro, de Porto Alegre e até do Peru", destaca a biblioteconomista, responsável por ouvir as sugestões dos participantes e elaborar a lista de obras a serem lidas e debatidas. "Nosso clube não tem um tema ou gênero específicos. Nosso objetivo é ler obras as mais diversas possíveis, sempre equilibrando entre autores e autoras do Brasil e de diversos países fora do eixo Estados Unidos-Inglaterra". 

Para 2024, o primeiro encontro do grupo acontece no dia 27 de janeiro, com a leitura de "Persuasão", de Jane Austen. A lista do ano já está sendo elaborada e divulgada em breve.

Leitura de qualidade
“Ao participar do Clube do Livro, tenho acesso a textos que sozinho não descobriria. Em um grupo como esse, você acaba lendo coisas que normalmente jamais entrariam em seu radar”, avalia o técnico em desenho André Luiz Corrêa Pio, que participa do clube há dois anos. “É uma leitura de qualidade, livros densos, com temáticas muito ricas, e as pessoas que participam do clube também são bem interessadas, bem voltadas para o mundo da leitura. Então, as discussões são riquíssimas, conheci pessoas interessantes, relevantes dentro desse ambiente literário e, sinceramente, foi um achado para mim esse clube de leitura de Ribeirão Preto", completa a servidora pública aposentada e escritora Denise Gaus, moradora no Rio de Janeiro que encontrou o Clube do Livro da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto durante a pandemia, ao fazer buscas por grupos do tipo na Internet.

"Todas as nossas reuniões estão gravadas e disponíveis no YouTube, então a pessoa pode entrar, assistir, conhecer um pouco do nosso trabalho, um pouco do nosso grupo, ver se faz sentido para ela, se é um grupo que ela gostaria de integrar. A participação é muito simples, basta ler o livro do mês e entrar para conversar com a gente", explica Gabriela Pedrão.

Sobre a Fundação
A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, responsável pela realização da Feira Internacional do Livro da cidade, hoje considerada a segunda maior feira a céu aberto do país.

Com uma trajetória sólida, projeção nacional e agora internacional, a entidade estabeleceu sua experiência no setor cultural e, atualmente, além da feira, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura, com calendário de atividades durante todo o ano. A Fundação do Livro e Leitura se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do ProAc.

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp