18/12/2023 às 11h57min - Atualizada em 18/12/2023 às 16h03min

Professora se transforma em um dínamo cultural e se dedica a gerar oportunidades para jovens em Martinho Campos (MG)

Depois de se capacitar em projeto da Fundação ArcelorMittal, Eliza de Fátima Figueiredo desenvolveu várias iniciativas culturais voltadas para a juventude da cidade

Marcelo Dias Moreira
Fundação ArcelorMittal
A professora de educação infantil Eliza de Fátima Figueiredo, 57, nasceu e viveu grande parte da vida em Belo Horizonte (MG), mas diz que só se realizou como pessoa depois de se mudar para Martinho Campos, pequena cidade mineira de aproximadamente 13 mil habitantes, a cerca de 200 km da capital do estado. Lá, depois de se instalar em um bairro de periferia, se deparou com a falta de ações e oportunidades direcionadas aos jovens. Teve, então, um despertar: sua missão era ajudar a transformar aquela realidade “Pensei: farei algo. E comecei a desenvolver um projeto para atender as crianças dentro da minha casa”, conta ela.

Esse novo propósito de vida ganhou um decisivo impulso quando Eliza fez vários cursos de capacitação promovidos pela Fundação ArcelorMittal na cidade. “Meu conhecimento veio daí”, diz ela, que há 10 anos criou a Casa Arte Cultura, que tem CNPJ cultural, registro de marca no INPI e que realiza diversas atividades, entre elas a Mostra Diversidade Cultural. Mas a professora não parou por aí. Na verdade, ela se transformou em um dínamo cultural da cidade.

Fundou uma ONG de proteção animal e uma associação cultural para promover eventos de geração de renda. Registrou um novo projeto, o Sexta Cultural, que busca valorizar a arte e cultura local e envolver os jovens”, conta. A iniciativa está dando certo e gerando frutos. “Já tivemos 5 edições com 7 artistas”, detalha ela. “Não é só fazer oficina, capacitação e cruzar o braço. É colocar todo esse conhecimento e energia em prática”, ensina. “Meu objetivo é não parar, é fazer alguma coisa para ajudar os outros. É uma realização ver ainda mais pessoas se envolvendo”, diz Eliza.
Toda essa atividade deu não só um novo propósito de vida para Eliza: ajudou-a, inclusive, a recuperar a autoestima depois do término de seu casamento. “Me orgulho por ter conseguido me qualificar e acredito que meu dom é abrir caminhos para outras pessoas”, diz ela. Seu foco está definido: “Cultura não tem fronteiras, a cultura transforma”, afirma com convicção. “Se a cultura me faz bem vou levá-la para outras pessoas também.”

Fundação ArcelorMittal: educação, cultura e esportes
Apoiar e promover oportunidades para pessoas como Vitória é o propósito da Fundação ArcelorMittal, que completa 35 anos de atividades neste ano de 2023. Núcleo de investimento e transformação social do Grupo ArcelorMittal no Brasil, e com atuação em projetos nas áreas da educação, cultura e esportes, a instituição já alcançou mais de 11 milhões de pessoas em todo o país com suas iniciativas desde a sua criação em 1988.
Para contribuir para a democratização do acesso à cultura, por exemplo, a Fundação ArcelorMittal investe em projetos como o “Diversão em Cena”, o maior programa de formação de público para teatro infantil realizado em diversas cidades de todas as regiões do país. A Fundação ArcelorMittal é a maior incentivadora do esporte em Minas Gerais e está entre as cinco maiores do Brasil, atuando por meio das Leis de Incentivo.
Na educação, a Fundação ArcelorMittal promove a maior iniciativa de difusão da abordagem STEAM do país, que desenvolve conhecimento por meio de metodologias ativas, como a aprendizagem baseada em projetos, a partir da resolução de problemas reais do dia a dia. Os projetos valorizam a contribuição coletiva dos alunos e a aplicação de conhecimentos e habilidades de diferentes áreas.

 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp