18/12/2023 às 13h47min - Atualizada em 18/12/2023 às 16h03min

Dicas de filmes e séries para jovens aprenderem e se divertirem nas férias

Especialista do SAS Plataforma de Educação destaca quatro produções para assistir nas férias, de diferentes áreas do conhecimento, que mesclam aprendizagem com entretenimento

Lara Silvestrini Ribeiro da Costa
Divulgação
 

São Paulo, dezembro de 2023 – O período das férias escolares pode ser aproveitado de diversas formas. Tão esperado por muitos estudantes, especialmente aqueles que estão no Ensino Médio e se preparando para os vestibulares, o descanso também pode render frutos positivos e mesclar aprendizagem com entretenimento. Pensando nisso, o Coordenador de Ensino e Inovação do SAS Plataforma de Educação, Vinicius Beltrão, trouxe quatro dicas de filmes e séries para assistir durante as férias que podem colaborar – e muito! – nesse processo. Confira:

Ciências Humanas – “The Crown” 

(Classificação Etária 16+)

"The Crown", uma produção da Netflix, é uma verdadeira joia para os entusiastas de História e Geografia. Estendendo-se ao longo de seis temporadas, a série desvela a narrativa de sete décadas de reinado da monarca mais longeva da história, a Rainha Elizabeth II. “Para os amantes da vida privada da monarquia, "The Crown" é um verdadeiro deleite. Ao mesmo tempo, para aqueles que apreciam geopolítica e a história viva, a série proporciona uma visão panorâmica dos eventos que moldaram o século XX e além. "The Crown" transcende o entretenimento televisivo para se tornar uma experiência educativa e enriquecedora para todos os que buscam compreender não só a realeza, mas a política global.”, comenta Beltrão.

 

Linguagens – “Succession” 

(Classificação Etária 18+)

"Succession" (HBO e Amazon Prime) é uma série imperdível para quem busca uma exploração das habilidades linguísticas no contexto de negociações empresariais e jogos de poder. A trama gira em torno da família Roy, proprietária de um império de mídia, e acompanha as complexas dinâmicas entre seus membros enquanto disputam o controle da empresa. “Se você é fascinado pela interseção entre linguagem, poder e estratégia empresarial, "Succession" oferece uma narrativa rica e envolvente que destaca as nuances das habilidades linguísticas em um cenário de alta competitividade. Prepare-se para uma experiência televisiva que não apenas entretém, mas também estimula a reflexão sobre o papel crucial da comunicação eficaz no mundo dos negócios.”, adiciona. 

 

Matemática – “A Sala de Fermat: Uma Jornada pelo Enigma”

(Classificação Etária livre)

Para jovens interessados em desafios intelectuais e apaixonados por matemática, "A Sala de Fermat" é uma escolha cinematográfica estimulante que promete cativar com enigmas intrigantes e uma narrativa eletrizante semelhante a Jogos Mortais. O filme, que mescla suspense e mistério, segue quatro estudantes de matemática convidados para participar de um encontro secreto após resolverem problemas complexos. “O filme destaca também o trabalho colaborativo e a importância do pensamento analítico e crítico. "A Sala de Fermat" não é apenas uma experiência cinematográfica, mas uma oportunidade educativa e inspiradora, já que oferece uma visão desafiadora da matemática, elevando o aprendizado a uma experiência instigante para mentes curiosas.”, reflete. 

Ciências da Natureza – “One Strange Rock”

(Classificação Etária 14+)

One Strange Rock, disponível no Disney+ em parceria com a National Geographic, é uma docussérie (série documentário) que tem como objetivo explorar a beleza e complexidade do planeta. A inovação é o foco narrativo: são astronautas que tiveram a experiência de ver a Terra do espaço, proporcionando uma visão única e impactante do nosso planeta. A série conta com a participação de vários astronautas notáveis, incluindo Chris Hadfield e Jeff Hoffman. “A abordagem inovadora, combinada com a perspectiva direta dos astronautas, torna "One Strange Rock" uma experiência envolvente e educativa para os espectadores interessados na ciência da Terra e na exploração espacial.”, diz o Coordenador.

Para Beltrão, ‘estudar’ deve ser um ato constante e que pode estar presente até nas tarefas de lazer do dia a dia. “Especialmente destinado àqueles alunos que se estão se preparando para os vestibulares, como o Enem e a Fuvest, nós do SAS Plataforma de Educação sempre recomendamos assistir a essas produções artísticas, pois isso também significa estar por dentro de atualidades e a adquirir repertório cultural que trará, sem dúvidas, impactos positivos aos estudantes”, finaliza Vinicius Beltrão. 

Sobre o SAS Plataforma de Educação 

O SAS Educação é uma plataforma de educação que há 19 anos oferece soluções educacionais de forma completa e integrada, para diversas escolas parceiras em todo o Brasil. Seu portfólio de serviços conta com materiais didáticos atualizados anualmente, tecnologia educacional propositiva e engajadora, avaliações digitais e presenciais que geram relatórios diagnósticos para direcionar a aprendizagem, formação de equipe e acompanhamento personalizado com consultores pedagógicos. Ao longo do tempo, as escolas parceiras do SAS vêm formando alunos por todo o Brasil, além de acumular excelentes resultados nos principais exames do país. Um exemplo é que o SAS é anos líder em aprovações no SiSU. 

Site: https://saseducacao.com.br/ 

Facebook: facebook.com/SASEducacao/ 

Instagram: instagram.com/saseducacao/ 

Linkedin: linkedin.com/company/saseducacao  

 

Contato de Imprensa 

Camila Bertagni, Lara Costa e Ana Maksoud – [email protected]


 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp