18/12/2023 às 11h52min - Atualizada em 18/12/2023 às 12h03min

Projeto de capoeira atende mais de 200 pessoas em Martinho Campos e reforça direito de todos ao esporte, lazer e cultura

O “Capoeira para Todos” tem as atividades financiadas por meio de leis de incentivo, recebendo apoio da Fundação ArcelorMittal, que completa 35 anos em 2023

Marcelo Dias Moreira
Fundação ArcelorMittal
Nascido e crescido em cidade do interior, o ator e gestor cultural Leo Azevedo, de 26 anos, teve experiências de vida enriquecedoras nos vários projetos sociais dos quais participou a partir dos 10 anos de idade, e isso o marcou de duas maneiras. De um lado, um sentimento de comunidade cresceu muito forte dentro dele e, por outro, ele sempre desejou retribuir à sociedade aquilo que recebeu por meio desses projetos em sua infância e adolescência.
Por isso, logo depois de se formar em teatro na UFMG, em Belo Horizonte (MG), Leo retornou à sua cidade natal, Martinho Campos (MG), a 200 km da capital. Leo dedicou-se a colocar em prática a ideia do “Capoeira para Todos”, que hoje já é uma realidade. Na cidade, onde a ArcelorMittal BioFlorestas produz carvão vegetal a partir de florestas renováveis de eucalipto, ele conseguiu o apoio da Fundação ArcelorMittal e seu projeto decolou.
Com aulas realizadas na Capela São Paulo, no Bairro Lagoa dos Buritis, em Martinho Campos, o “Capoeira para Todos” atende a cerca de 200 pessoas. A filosofia do trabalho está pautada no resgate da ancestralidade cultural do povo brasileiro, nos benefícios à saúde promovidos pelo esporte e na maior integração comunitária e social, a partir da convivência entre as pessoas. Um detalhe: o projeto de Leo envolve pessoas de todas as idades, incluindo moradores de asilos e ou de comunidades terapêuticas de recuperação.
“Acredito em uma capoeira que mostre que todo mundo tem direito à cultura, esporte e lazer”, diz Leo. “A capoeira me transforma pessoalmente, uma vez que, por meio dela, posso me projetar para o presente, para o passado e para o futuro. Eu, enquanto mais velho, tenho responsabilidade com o mais novo. É cíclica essa transformação, que também fortalece os vínculos de convivência da comunidade”, ensina ele.
Além de receber patrocínio para seu projeto, Leo colabora em outras iniciativas da Fundação ArcelorMittal, como o Diversão em Cena. Estimulado pelo aprendizado acumulado nessas experiências, ele trabalha agora em uma nova ideia: um plano de treinamento de "comunidades criativas" da região, a fim de que outros projetos possam se concretizar por meio do acesso a recursos via leis de incentivo.

Fundação ArcelorMittal: educação, cultura e esportes
Apoiar e promover oportunidades para pessoas como Leo é o propósito da Fundação ArcelorMittal, que completa 35 anos de atividades neste ano de 2023. Núcleo de investimento e transformação social do Grupo ArcelorMittal no Brasil, e com atuação em projetos nas áreas da educação, cultura e esportes, a instituição já alcançou mais de 11 milhões de pessoas em todo o país com suas iniciativas desde a sua criação, em 1988.
Para contribuir para a democratização do acesso à cultura, por exemplo, a Fundação ArcelorMittal investe em projetos como o “Diversão em Cena”, o maior programa de formação de público para teatro infantil realizado em diversas cidades de todas as regiões do país. A Fundação ArcelorMittal é a maior incentivadora do esporte em Minas Gerais e está entre as cinco maiores do Brasil, atuando por meio das Leis de Incentivo.
Na educação, a Fundação ArcelorMittal promove a maior iniciativa de difusão da abordagem STEAM do país, que desenvolve conhecimento por meio de metodologias ativas, como a aprendizagem baseada em projetos, a partir da resolução de problemas reais do dia a dia. Os projetos valorizam a contribuição coletiva dos alunos e a aplicação de conhecimentos e habilidades de diferentes áreas.
 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp