Dezembro de 2023 - Segundo estudo da McKinsey, empresa de consultoria americana especialista em assessoria estratégica, até 2025, a cultura data driven se tornará primordial nas empresas. O assunto surgiu como uma forma de gestão para empresas modernas que já possuem uma cultura mais participativa por natureza, como forma de buscar crescimento por meio da integração, compartilhamento e colaboração de dados com parceiros comerciais.
Esta é uma tendência bastante promissora, que pode ser benéfica tanto para fabricantes e distribuidores quanto para os lojistas. Pensando nisso, a Gofind, empresa de soluções Online-to-Offline para aumentar o fluxo de pessoas nas lojas físicas onde sua marca está presente incrementando vendas e market share, lista dicas de como aproveitar a colaboração de dados em benefício do seu negócio:
1 - Colaboração B2B
A colaboração B2B ou entre negócios é uma antiga prática de mercado, que visa o crescimento comercial por meio de parcerias e relações comerciais. Contudo, muitas empresas não adotam esta prática com medo de que seus dados sejam usados a favor dos seus concorrentes. Indústrias, varejos e distribuidores sabem, ou deveriam saber, do papel vital que os dados desempenham na estratégia de negócio. O que estas empresas normalmente não sabem é como utilizar estes dados para criar uma vantagem competitiva.
2 - Saiba quais dados analisar
Saber quais dados devem ser levados em consideração na hora de fazer uma análise focada em melhorias de processos é sempre um desafio, sobretudo se esta não é uma prática comum na cultura organizacional da sua empresa. No ambiente varejo-indústria, os indicadores mais relevantes para ambas as atividades são dados de vendas, dados causais, dados de clientes e dados de atividades operacionais.
Esses dados podem ser usados para definir quais foram os valores gerados, em um determinado período de tempo, sobre a presença de uma marca na loja, e quais foram as atividades quantitativas realizadas pela equipe de promotores de vendas, ajudando a melhorar aspectos de trade marketing.
3 - Experiência do consumidor
Melhorar a experiência do consumidor consiste em aprimorar também aspectos práticos, como campanhas, promoções, canais de venda, estoque e disponibilidade de produtos. Várias oportunidades surgem do uso desses tipos de dados, isoladamente ou em combinação, para a melhoria do processo indústria-varejo.
4 - Campanhas e ações promocionais mais eficientes
Quando parceiros se ajudam e colaboram para uma cadeia de operações sustentável, todos os envolvidos crescem e se beneficiam desta prática. No caso das ações promocionais de campanhas de marketing para produtos isso não poderia ser diferente.
A partir da análise de dados de demanda pelos seus produtos, a marca foca em lançamentos onde há maior procura, evitando desperdiçar esforços em regiões em que a campanha poderia não alcançar o resultado esperado. Uma estratégia comumente chamada de geomarketing.
5 - Análise de dados
Tanto varejistas quanto indústrias podem se beneficiar da análise de dados para obter ou aprimorar a previsibilidade dos resultados. Esta é uma oportunidade que estas empresas possuem para eliminar a falta de estoque, aumentar as vendas e minimizar devoluções de produtos.
Além dos negócios envolvidos na cadeia de suprimentos, o consumidor também pode se beneficiar da colaboração e análise de dados. Para isso, além de contar com ferramentas e tecnologias que facilitem a coleta e análise, é importante reforçar também a cultura colaborativa, aplicando métodos que transformem as organizações em empresas Data Driven.
Por isso, a colaboração de dados entre varejistas e fabricantes requer confiança mútua, assegurada por parcerias sólidas e cuidados com a segurança das informações e, sobretudo, uma visão voltada para a inovação, visando as mudanças no comportamento do consumidor, jornada de compra e dinâmicas de mercado.
Sobre a Gofind
Com mais de 2 milhões de produtos de 400 marcas e 2 milhões de varejos integrados em sua plataforma, a Gofind dá mais poder ao marketing das marcas com soluções O2O (online to offline) para aumentar o fluxo de pessoas nas lojas físicas, incrementando vendas e market share. Desde 2015 no mercado, tem apoiado marcas como Heineken, Heliar, MSD, Wickbold, Saint-Gobain e Bosch.
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