14/12/2023 às 19h55min - Atualizada em 15/12/2023 às 04h03min

Consultoria Pieracciani cria programação de cursos para 2024 sobre os principais temas discutidos no maior evento mundial do clima

Cop 28 aponta a necessidade de uma agenda de Educação Corporativa com foco na regulamentação do mercado de carbono no Brasil

Patrícia de Siqueira Lima
Divulgação
Representantes de quase 200 países encerraram a COP 28, a Conferência do Clima da ONU, em Dubai, com a aprovação de texto que propõe que comecem a reduzir o consumo global de combustíveis fósseis (petróleo, carvão mineral e o gás natural), para evitar os piores impactos das mudanças climáticas. Diante desse cenário, a Pieracciani - Consultoria referência em Inovação no Brasil, se antecipou e criou para 2024 uma agenda de cursos on-line de capacitação que atendam diferentes necessidades, já que ainda são muitas as dúvidas das empresas com relação à legislação e os próximos passos desse marco regulatório.  As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo link e o investimento é de R$ 800,00.

Mais sobre o texto da Cop 28

O documento que determina a redução no consumo global de combustíveis fósseis, deixa claro que será realizada de forma gradual até 2050, o que deixa tempo suficiente para o investimento em Educação Corporativa voltada para o temas e outros do universo da Sustentabilidade que atenda as empresas de vários setores da economia.

Também durante a conferência, o Governo Federal anunciou a liberação de R$ 200 bilhões para o setor de biocombustíveis no Brasil. Os recursos serão aplicados até 2037 e entre as áreas que serão beneficiadas está a captura e a estocagem de carbono. Paralelo a  isso, tramita o Projeto de Lei 412 (2022) que regulamenta o mercado brasileiro de redução de emissões de carbono. O já foi aprovado no Senado, e, desde outubro, passa pela avaliação da Câmara dos Deputados.

O texto segue a dinâmica de sistemas já consolidados na Califórnia e União Europeia, , e visa a instituição do Sistema Brasileiro de Comércio de Emissões de Gases de Efeito Estufa (SBCE). De acordo com o Projeto de Lei, o objetivo é estabelecer um teto de emissões de dióxido de carbono, sendo que aquelas empresas que ultrapassarem o limite serão objeto de regulação e, para  atender à legislação, deverão reduzir suas emissões ou adquirir créditos de carbono. O Governo Federal trabalha para ter o mercado de carbono regulado até 2025.
Cursos Pieracciani
A programação dos cursos será voltada para os empresários, empreendedores e profissionais de empresas públicas e privadas que estejam atentos às mudanças do mercado nacional ou os executivos responsáveis pela área de sustentabilidade, economia circular, gestão de carbono e assuntos correlatos.
Os temas escolhidos foram: 
  • “Gestão Estratégica de Emissão de Carbono” (acontecerá nos dias 20 e 21 de fevereiro, das 17 às 19hs);
  • “Inventário de Emissão de Carbono Corporativo”(na programação de abril de 2024); 
  • “Descarbonização e Net Zero: o que as empresas precisam saber? (na programação do mês de maio);
  • “Mercado de Carbono para Empresas” que será a temática de junho do ano que vem.
Os treinamentos serão desenvolvidos por meio de parceria entre a Pieracciani e a empresa Ecouniverso - sob a coordenação da Educadora Fátima Pereira que é mestre em Tecnologia Ambiental pelo IPT/ USP e docente.

Para Francisco Tripodi, sócio da Pieracciani, há grandes desafios futuros no quesito sustentabilidade que devem ser superados por meio da inovação nas empresas, a começar peço conhecimento.

“Para atingir as metas de emissão de carbono, as empresas precisarão pensar em soluções de economia circular, repensar o ciclo de vida de seus produtos e tornar os processos mais eficientes. Todas essas ações têm como início um reconhecimento e monitoramento da situação atual, ou seja, contabilizar as emissões de carbono. Além da cobrança das cadeias produtivas globais, no Brasil a legislação que regulamentará a gestão das emissões de carbono deve ser aprovada em breve, na forma do projeto de Lei PL 412/2022”.  

Há mais de 30 anos, a Pieracciani oferece o que há de mais avançado no campo da Gestão e acredita que conciliar os desafios de ESG nas empresas é o combate do momento, e essa trilha de capacitação propõe um “mergulho no assunto” para que as empresas consigam estruturar suas iniciativas de modo a evoluir no pilar "E" - environment (meio ambiente).

“Como a Sustentabilidade é um grande tema estratégico no momento, espera-se a abertura de novos editais e oportunidades de fomento à inovação. Como especialistas no assunto, estamos acompanhando diversos editais da Finep, FAPESP que trazem elementos de sustentabilidade. Essa tendência deve se acentuar ainda mais, como o programa Rota 2030, que deve ter seu segundo ciclo divulgado em breve e deverá se chamar "Mobilidade Verde e Sustentável", conclui Tripodi.

Sobre a Ecouniverso
A Ecouniverso presta serviços através de projetos ambientais especializados em Sustentabilidade Corporativa e combate às mudanças climáticas, visando prover soluções sustentáveis com ênfase na otimização de recursos das empresas.

Sobre Fátima Pereira - mestre em Tecnologia Ambiental pelo IPT/USP (2010). Possui graduação em Engenharia Química pelo Centro Universitário da FEI (1981) e MBA em Administração de Empresas, com ênfase em Conhecimento, Tecnologia e Inovação na FEA/USP (2002). É professora da FIA/USP e sócio-fundadora da empresa Ecouniverso, que atua em consultoria/assessoria e treinamento com Sustentabilidade Empresarial e Gestão de Emissões Gases de Efeito Estufa (GEE). Fátima possui experiência de 20 anos em processos industriais, na área de inovação em grandes empresas como Oxiteno, Resinac e Natura, dentre outras.

Sobre a Pieracciani - é a primeira e mais especializada consultoria de inovação do Brasil, atuando em três áreas: consultoria, educação e funding para inovação. Desde 1992 e com mais de 700 clientes em sua história, pesquisa, concebe e implanta o que há de mais avançado e efetivo no campo da Gestão, combinando inspiração, talento e técnicas capazes de despertar emoções e gerar desenvolvimento. A Pieracciani vem se solidificando cada vez mais ao longo de três décadas de atuação contribuindo com o seu time altamente técnico e atualizado no desenvolvimento de empresas vindas de diversos setores da economia. Foi fundada por Valter Pieracciani e atualmente,  é também  composta pelos sócios, Alfonso Abrami,Daniel Rodrigues, José Hernani Filho, Júlio Piccaro, Marcelo Cunha e Francisco Tripodi.
IMPRENSA | Pieracciani
Idee Informação Corporativa      www.ideecorporativa.com.br 

     Patrícia Lima          [email protected]     (12) 99786-6261
Aline Elias              [email protected]         (11) 99968-9488
Audrei Noschesi     [email protected]      



 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp