12/12/2023 às 10h47min - Atualizada em 12/12/2023 às 20h07min

Além das manchetes: o poder da assessoria de imprensa na construção da reputação empresarial

É preciso ser proativo na formação das percepções do consumidor e na resposta a eventos que possam prejudicar a sua reputação

Carvalho Comunicação
www.carvalhocomunicacao.com
Carvalho Comunicação

Por *Eliane Carvalho 

Em um cenário corporativo cada vez mais competitivo e interconectado, a reputação de uma empresa se tornou um ativo valioso. Além de não ter preço, gera inúmeras vantagens competitivas.  
Em termos gerais, reputação são as crenças ou opiniões coletivas que as pessoas compartilham sobre algo. A definição que os líderes empresariais precisam saber é praticamente a mesma: é a opinião generalizada que alguém tem da sua empresa como um todo. 
Neste artigo eu exploro o papel fundamental desempenhado pela assessoria de imprensa na construção e manutenção dessa reputação, destacando como estratégias eficazes de comunicação podem moldar a percepção pública e promover a confiança. 
É um processo estratégico que envolve a gestão da comunicação da empresa com a mídia e o público em geral. Aqui cito nove etapas essenciais para construir uma reputação corporativa eficaz com o apoio de uma assessoria de imprensa: 
  1. Identificar objetivos 
Comece identificando os objetivos específicos que deseja alcançar por meio da assessoria de imprensa. Isso pode incluir a construção de credibilidade, aumento do reconhecimento da marca, atração de investidores etc. 
  1. Definir o público-alvo 
Defina quem é o seu público-alvo, tanto em termos de mídia quanto de público em geral. Conhecer seu público ajuda a direcionar sua estratégia de comunicação. 
  1. Criar a estratégia  
Crie uma estratégia que inclua mensagens-chave, temas e tópicos relevantes para sua empresa. Certifique-se de que sua estratégia esteja alinhada com seus objetivos. 
  1. Estabelecer relacionamentos 
Identifique os jornalistas e veículos de mídia que cobrem sua indústria e área de atuação. Estabeleça relacionamentos sólidos com eles, oferecendo informações úteis e se posicionando como uma fonte confiável. 
  1. Produzir conteúdo 
Produza conteúdo de qualidade que seja informativo, educacional e interessante para o seu público-alvo. Elabore estratégias proativas, como a criação de narrativas envolventes, a gestão de crises e a promoção de histórias de sucesso que contribuem para a construção da reputação. Também deve incluir comunicados de imprensa, artigos, blogs, infográficos e vídeos. 
  1. Distribuir 
Use a assessoria de imprensa para distribuir seu conteúdo para a mídia relevante. Certifique-se de adaptar suas mensagens para diferentes plataformas e formatos. 
  1. Monitorar 
Acompanhe a cobertura da mídia e meça o impacto de suas iniciativas. Use métricas como o número de impressões, o alcance da mídia e a positividade da cobertura para avaliar o desempenho. 
  1. Ser transparente 
Mantenha um alto padrão de ética e transparência em suas comunicações. Esteja preparado para responder a críticas e lidar com situações de crise de forma eficaz. 
  1. Fazer ajustes  
Esteja disposto a ajustar sua estratégia à medida que sua empresa cresce e evolui. Mantenha-se atualizado com as tendências da indústria e as mudanças na mídia. 
É importante enfatizar a importância contínua da assessoria de imprensa na era digital e globalizada. E lembre-se que construir uma reputação corporativa sólida leva tempo e consistência.  

*Eliane Carvalho é Jornalista e Relações Públicas, sócia-fundadora da Carvalho Comunicação, assessoria de comunicação especializada no desenvolvimento de estratégias multimercado B2B. 
 
 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp