11/12/2023 às 18h25min - Atualizada em 12/12/2023 às 20h07min

Autor revela os bastidores de sua obra literária "A Revolta do Buraco"

José Filipe Faro compartilhou insights exclusivos sobre sua obra que têm chamado a atenção pela mescla envolvente de ficção e realidade e aborda questões sociais contemporâneas com uma abordagem única.

Camila Barone ponce
divulgação

O  autor José Filipe Faro, responsável pelo livro "A Revolta do Buraco", compartilhou insights exclusivos sobre sua obra que têm chamado a atenção pela mescla envolvente de ficção e realidade e aborda questões sociais contemporâneas com uma abordagem única.

 

Faro, ao discutir as influências literárias que moldaram sua narrativa, destacou a importância de autores como George Orwell, Jostein Gaarder e Paulo Coelho. Em suas palavras, "George Orwell me inspirou por misturar ficção com realidade, enquanto Jostein Gaarder conseguiu tornar o conteúdo técnico acessível. Paulo Coelho, por sua vez, influenciou a criação de personagens surpreendentes que atravessam as barreiras etárias."

 

A abordagem equilibrada entre ficção e realidade foi outro ponto abordado na entrevista, onde Faro ressaltou a necessidade de atacar a realidade por meio da arte. "Não encaro meu livro apenas como ficção, mas como um trabalho artístico que idealiza uma sociedade, fazendo conexões com o mundo real. É uma forma de provocar mudanças estruturais, estimulando o leitor a não apenas compreender, mas também desejar transformar a realidade", enfatizou o autor.

 

Dirigindo-se ao público jovem, Faro expressou suas esperanças para a obra: "Se este livro for o primeiro que um jovem leia, já atingiu um dos objetivos. Espero despertar o interesse por novas leituras, oferecendo opções simples para auxiliar aqueles que ainda não se encantaram pela leitura. É necessário criar o hábito de leitura no Brasil."

 

Ao discutir a jornada de autodescoberta da personagem principal, Rosa, Faro relacionou a narrativa à sua própria evolução de pensamento político ao longo dos anos. "Mudei muito meu pensamento político nos últimos 8 anos. Tive que sair do meu 'Buraco', aprender e, quando comecei a entender a realidade, senti a necessidade de fazer parte da mudança. O coletivo é o que move o mundo", afirmou.

 

"A Revolta do Buraco" incorpora elementos de obras literárias consagradas, como "A Revolução dos Bichos" e "O Mundo de Sofia". Faro destacou a influência positiva dessas referências, adaptando-as para criar uma narrativa única que cativa diferentes faixas etárias.

 

A formação em comunicação e publicidade do autor teve um papel fundamental na apresentação da narrativa, proporcionando uma clareza lúdica e suave ao contexto político da história. Além disso, Faro revelou que sua participação em projetos sociais, como a Estamparia Social e a cooperação com o MST, influenciou diretamente a temática de ativismo social presente em sua obra.

 

Com relação às críticas sobre a simplificação das complexidades sociais, Faro respondeu: "A ideologia dominante simplifica tudo. O objetivo do meu livro não é cumprir um papel intelectual. O que quero é despertar o interesse em buscar outros livros, outros pensamentos, e atacar a realidade e o sistema atual."

 

"A Revolta do Buraco" não é apenas uma obra literária; é um convite à reflexão, à transformação e à participação ativa na construção de um mundo mais justo. Com influências diversificadas, uma narrativa envolvente e uma abordagem única, José Filipe Faro continua a impactar leitores de todas as idades e experiências de vida.


Sobre "A Revolta do Buraco":

 

"A Revolta do Buraco" é um romance que desafia convenções, mesclando ficção e realidade para abordar questões sociais contemporâneas. A história envolvente e as influências literárias diversificadas tornam a obra uma leitura obrigatória para aqueles que buscam uma narrativa única e provocativa.

 

Sobre José Filipe Faro

 

José Filipe Faro, formado em Publicidade pela Universidade Metodista, é uma figura notável na área de marketing e ativismo social. Iniciou sua carreira em agências de publicidade, seguida pela gestão da metalúrgica familiar, onde adquiriu experiência prática em administração e finanças. Seu espírito empreendedor o levou a co-fundar a Wheyme, uma vending machine de Whey Protein, conquistando clientes como SmartFit e JustFit.

 

Em 2018, Faro co-criou o Clube do Minhoca, um espaço de stand-up em São Paulo, com o humorista Patrick Maia, e também colaborou na fundação de uma produtora de conteúdo audiovisual e editora de livros focada em comédia. Seu engajamento em questões sociais cresceu ao participar de projetos como a Estamparia Social e uma cooperativa do MST na distribuição de alimentos desde 2020. Este percurso diversificado inspirou Faro a iniciar a escrita de um livro, unindo suas experiências em arte, ativismo e política.


 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp