12/12/2023 às 18h20min - Atualizada em 12/12/2023 às 20h07min

Trilogia de livros sobre crianças com TDAH ganha traduções em inglês e espanhol

Livros foram inspirados em história real de criança neurodivergente portadora do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade

EFeditores Conteúdo
http://ww.efeditores.com.br
DIVULGAÇÃO

A elogiada trilogia de livros "Elétrico", sobre crianças portadoras de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), está ganhando suas versões em inglês e espanhol. Criada em 2019, pelo escritor Eduardo Ferrari, a trilogia foi inspirada na história real de seu filho caçula Gabriel, diagnosticado com o transtorno aos 7 anos. A série é composta pelos livros Elétrico, Distraído e Falante e foi ilustrada pelo artista plástico Paulo Stocker. O primeiro livro que dá nome à trilogia, Elétrico foi lançado em 2019, pela Literare Books em parceria com a EFeditores Conteúdo. Desde então, os livros escritos para o público infanto juvenil têm atraído a atenção de especialistas e adultos e ganhou vários elogios pelo enfoque descontraído na linguagem e nas histórias.

O primeiro livro em língua inglesa, "Electric - The kiddo´s story with ADHD", já está disponível à venda nos formatos impresso e e-book. Em 2024, "Distracted" e "Talkative" também chegam ao mercado. As versões em língua espanhola estão em fase de tradução pelo jornalista chileno Nelson Rodríguez Sandoval [@nelsonekisekis] que já traduziu diversos textos dos autores brasileiros Frei Betto, Leonardo Boff e do próprio Eduardo Ferrari durante a Copa do Mundo no Brasil em 2014 e de seu primeiro livro “Só em Beagá”. Mais do que uma tradução, os livros vão ganhar sua interpretação pelas hábeis e experientes mãos de Rodríguez. Os livros serão lançados na versão impressa e digital.

Literatura para combater o preconceito – “Que menino elétrico!” é a frase que você e seu filho mais escutam? A agitação é uma das características conhecidas do TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade), mas a verdade é que a desinformação sobre o transtorno ainda alimenta muito preconceito na sociedade.

Ferrari resolveu combater o preconceito com suas armas: a literatura. Para isso, escreveu “Elétrico”, um livro infanto-juvenil que retrata o mundo a partir dos olhos de Bernardo, um menino portador do TDAH. “É uma vida intensa, que não para nunca, mas que valoriza até as menores descobertas e aprendizados”, explica ele. Segundo o autor, crianças hiperativas vão se identificar com a obra. E os pais delas vão encontrar nas páginas uma ferramenta para entender como funciona o cérebro de seus pequenos.

De acordo com as estatísticas da Organização Mundial de Saúde, mais de 4% da população adulta mundial sofre com o transtorno. Só no Brasil, o TDAH atinge 2 milhões de pessoas adultas. E a maior parte delas simplesmente passou toda a infância e adolescência sem diagnóstico, vítimas da incompreensão dos colegas e até da família.

Herança genética Hoje, a medicina sabe que a herança genética é um dos fatores associados ao TDAH. Por isso não é raro que o diagnóstico de uma criança leve a família a descobrir outro portador do transtorno dentro de casa – ou o pai ou a mãe. Foi o que aconteceu com o escritor mineiro Eduardo Ferrari. “Quando consultamos especialistas buscando um diagnóstico para meu filho caçula, ficou claro que eu tinha mais do que semelhanças físicas com ele”, conta o autor. “A infância do meu filho é, de muitas formas, a repetição das dificuldades que eu mesmo tive ao longo da vida sem ter um diagnóstico.”

 

DISPONÍVEL:
Trilogia Elétrico – Um garotinho com TDAH
("Elétrico", "Distraído" e "Falante")
Por R$ 49,65
https://amzn.to/3TgYBHH

Electric – The kiddo´s story with ADHD
Por R$ 34,90
https://amzn.to/3GZcL9b

FALE COM O AUTOR:
https://www.instagram.com/eduardoferrari_


 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp