11/12/2023 às 09h26min - Atualizada em 12/12/2023 às 20h03min

Projeto leva técnicas modernas de pedagogia para escolas públicas de Santo André

Iniciativa ofereceu conteúdo orientado pela metodologia da Aprendizagem Baseada em projetos e material didático diferenciado, permitindo uma abordagem criativa de seis áreas temáticas

Fibra Comunicação
Evoluir

Mais de 30 educadores de cinco escolas da rede pública de Santo André (SP) finalizaram, em novembro, os encontros de capacitação do projeto Baú das Artes. A iniciativa é promovida pela Evoluir - empresa que gera valor e impacto social por meio de iniciativas educacionais, culturais e socioambientais na perspectiva da Educação Integral – e tem o patrocínio da Novelis, viabilizada por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura. O objetivo é incentivar novas práticas em sala de aula, com base em modernas tecnologias pedagógicas, para estimular aprendizados de cooperação, diversidade e sustentabilidade, sempre de maneira divertida.

 

“Todo o conteúdo do Baú das Artes é orientado pela Aprendizagem Baseada em Projetos, que coloca a experimentação e o protagonismo dos estudantes como estratégias para a educação integral”, destaca Cláudia Diogo, coordenadora do Baú das Artes na Evoluir. “As atividades estão organizadas nas seis macro áreas temáticas da BNCC, a Base Nacional Comum Curricular: Cidadania e Civismo, Ciência e Tecnologia, Economia, Meio Ambiente, Multiculturalismo e Saúde. Tudo pensado para estimular competências que serão essenciais para os futuros cidadãos, como fluir em equipe, agir consciente e entender o mundo”.

 

Cláudia acrescenta que, além do colorido baú que dá nome ao projeto, repleto de adereços, acessórios e um acervo de 250 livros, durante a jornada formativa os educadores recebem também um manual, indicando os conhecimentos, habilidades e valores que cada atividade permite trabalhar e seus cruzamentos com os conteúdos curriculares. “São entregues ainda seis cadernos de atividades, um por macro área temática da BNCC, disponibilizados digitalmente. Cada um deles traz oito projetos, formando um rico repertório de 48 projetos transdisciplinares que podem ser replicados na rotina escolar”.

 

“Para a Novelis, formar os agentes do futuro é uma das prioridades e um compromisso que renovamos ano após ano. A infância é um momento crucial para formar um ser humano íntegro, consciente dos conceitos certos para lidar com si, com o outro e com o planeta, e nós temos o privilégio de colaborar com um projeto que capacita esses profissionais para que eduquem crianças responsáveis, sem deixar de lado a importância do brincar”, destaca Eunice Lima, diretora de Comunicação e Relações Governamentais da Novelis América do Sul.

 

Em 2023, participaram do Baú das Artes em Santo André  as escolas 

E. M. E. I. E. F. Professor João de Barros Pinto

E. M. E. I. E. F. Vinicius de Moraes

E. M. E. I. E. F. Professora Maria Cecília Dezan Rocha

E. M. E. I. E. F. Camilo Pedutti

E. M. E. I. E. F. Vereador Manoel de Oliveira.

 

Alinhado aos Objetivos Sustentáveis da ONU

Assim como todos os projetos da Evoluir, o Baú das Artes dialoga com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS), um plano de ação para melhorar o mundo em 17 frentes até 2030. Contribui especialmente para o ODS 4, que pretende assegurar a educação inclusiva, equitativa,  de qualidade e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todas e todos. Graças a sua proposta transdisciplinar e sistêmica, o programa extrapola a própria temática da educação, trabalhando conteúdos e projetos articulados com os demais ODS, tais como Vida Saudável (ODS 3) Igualdade de Gênero (ODS 5), Cidades e Comunidades Sustentáveis (ODS 11), Consumo e Produção Responsáveis (ODS 12), Ação contra Mudança Global do Clima (ODS 13), entre outros

 

Sobre o Baú das Artes

Brincar, criar e aprender. Esse é o propósito do projeto multidisciplinar e interativo Baú das Artes, idealizado e executado pela Evoluir, desde 2012, para levar às crianças e suas comunidades aprendizados de cooperação e sustentabilidade, sempre de maneira lúdica. Todo o conteúdo está organizado a partir das seis macro áreas temáticas da BNCC – Base Nacional Comum Curricular (Cidadania e Civismo, Ciência e Tecnologia, Economia, Meio Ambiente, Multiculturalismo e Saúde). Desde sua criação, mais de mil baús já foram entregues para instituições de todo o país, beneficiando 240 mil alunos de 800 escolas da rede pública, em 77 municípios e 12 estados.

 

Sobre a Novelis Inc.

A Novelis Inc. é líder mundial em laminados e reciclagem de alumínio. A Empresa opera em 10 países, conta com aproximadamente 11 mil profissionais e receita de US$ 12.3 bilhões, referente ao ano fiscal de 2019. A Novelis fornece chapas e folhas de alumínio premium para os mercados de transportes, embalagens, construção civil e eletrônicos na América do Norte, Europa, Ásia e América do Sul. A Companhia é parte do Grupo Aditya Birla, um conglomerado multinacional sediado em Mumbai, na Índia. Para mais informações, acesse novelis.com e nos acompanhe pelo Facebook, em facebook.com/NovelisInc, e pelo Twitter, em twitter.com/Novelis.

 

Sobre a Novelis América do Sul

No Brasil, a Novelis possui atividades de laminação em Pindamonhangaba e Bauru/SP. A operação local envolve cerca de 1.500 profissionais e alcançou receita de R$ 7,6 bilhões no último ano fiscal. A fábrica de Pindamonhangaba foi inaugurada em 1977 e conta com cerca de 1.100 profissionais. A unidade é considerada um dos maiores complexos de laminação e reciclagem de alumínio do mundo. A Novelis mantém 14 centros de coleta de sucata espalhados pelo país.

 

Sobre a Evoluir

A Evoluir é uma empresa que gera valor e impacto social por meio de iniciativas educacionais, culturais e socioambientais na perspectiva da Educação Integral. Possui mais de 20 anos de experiência em investimento social privado e auxilia empresas a realizarem suas ações e estratégias sociais de forma segura e eficiente. Com atuação em âmbito nacional e internacional a empresa atua por meio de prestação de serviços, editais e leis de incentivo à cultura. Acredita na educação como força para transformação e torna esse ideal em realidade por meio de projetos especiais, assessoria pedagógica e produção de conteúdo direcionado. Em todas as suas iniciativas, busca o desenvolvimento de cinco competências necessárias para que indivíduos, organizações e comunidades prosperem em um mundo em rápida transformação.: Mergulhar em si – Autocuidado, equilíbrio emocional e atenção consciente; Voz ativa – Expressar o que penso e sinto com clareza por meio de diferentes linguagens, escuta ativa e empática, saber argumentar; Fluir em equipe – Inteligência interpessoal, aprender em grupo, propósito coletivo; Entender o mundo – Compreender a complexidade, desenvolver o pensamento sistêmico e independente, ter consciência crítica; e Agir consciente – Postura ética, liderança empática, engajamento comunitário e global.  Saiba mais: www.evoluir.com.br  


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp