08/12/2023 às 10h07min - Atualizada em 09/12/2023 às 08h05min

Livro “Desafios da Adolescência na Contemporaneidade – Uma Conversa com Pais e Educadores”, é muito mais que um presente neste Natal

Publicação de Carolina Delboni aborda de forma didática questões da adolescência e mostra que essa fase da vida não é nenhum bicho papão

Amanda Turnes Galdino
Divulgação
Mais um ano se passou e o Natal já está aí, batendo à porta. Chegou a hora de reunir a família e os amigos para celebrar. E, independentemente do tipo de comemoração, uma coisa comum a todos nesta época é a tradicional troca de presentes. E nessa hora sempre surge aquela dúvida sobre o que escolher para presentear pessoas queridas.

Os livros são sempre ótimas opções. Muito além de incentivar o saudável hábito da leitura, eles servem para divertir, distrair, encantar e orientar.

Uma boa pedida para este ano é o livro Desafios da Adolescência na Contemporaneidade – Uma Conversa com Pais e Educadores (152 p., Summus Editorial), da pedagoga e educadora Carolina Delboni. Adultos, pais, professores e responsáveis por crianças e adolescentes, com certeza, ficarão satisfeitos em receber neste Natal um presente como este.

O livro de Carolina Delboni traz questionamentos sobre como educar adolescentes nos dias de hoje, e de que forma os adultos podem ficar mais próximos do universo dos jovens, sem ferir o espaço, o tempo e a independência deles.
Afinal, falar sobre a adolescência nunca foi um tema fácil. Passam-se gerações e a fase continua a ser desafiadora tanto para pais quanto para educadores. E talvez hoje em dia, com crianças e jovens que viveram o drama da pandemia da Covid-19 e passaram por tantas transformações nesse período tão conturbado, a missão tenha se tornado ainda mais complicada.

Compreender os temas que circundam essa geração de adolescentes é essencial para dialogar com os desafios na contemporaneidade: ansiedade e depressão como problemas de saúde mental, bullying nas escolas, cyberbullying nas redes sociais, além de opções de gênero e sexualidade. Com todos esses ingredientes, o livro de Carolina Delboni traz ainda um capítulo especial, dedicado, justamente, aos efeitos da pandemia sobre o comportamento dos jovens.

Educadora e pedagoga, com atuação em escolas e especializada no comportamento adolescente, Carolina usou como base sua experiência prática, no dia a dia dos jovens, para compor o livro, que é um manual e tanto para quem deseja conduzir o adolescente nesse período tão complexo da vida.

“Reuni temas mais comuns da atualidade para, numa abordagem sem preconceitos e com linguagem fácil, acolher as dificuldades e dores de pais e educadores, pois acredito que atualmente temos informações para resolver as questões com mais tranquilidade”, explica a educadora.

Ainda segundo ela, o objetivo de seu trabalho é fazer a interface entre a educação e a adolescência, e colaborar tanto para esse ambiente escolar, educacional, quanto para a relação pais e filhos, para que haja uma partilha mais generosa e gentil.

Com prefácio de Rosely Sayão, psicóloga e consultora educacional, Desafios da Adolescência na Contemporaneidade – Uma Conversa com Pais e Educadores, se divide em quatro partes: A primeira, destaca a importância de se desfazer dos clichês ligados a essa faixa etária e estabelecer um diálogo possível com os adolescentes. Na sequência vem uma análise da ligação entre adolescência e educação, com temas como gênero, sexualidade, violência e os transtornos mentais. Em seguida, o livro enfoca as relações sociais dos adolescentes e toca em assuntos como cyberbullying, masculinidade tóxica e gravidez precoce. E para finalizar, Carolina se aprofunda nas sequelas que a pandemia da Covid-19 deixou nessa geração.

“São coisas angustiantes, que os jovens não sabem como lidar: transtornos mentais, autoestima, ansiedade, bullying e redes sociais.... Uma série de desafios do mundo atual”, pontua a autora.
Portanto, muito mais que um presentão neste Natal, o livro Desafios da Adolescência na Contemporaneidade – Uma Conversa com Pais e Educadores, é um manual de orientação que pode transformar vidas, mostrando que se relacionar com adolescentes não é um bicho de sete cabeças, e pode ser muito prazeroso atravessar essa fase ao lado de seu filho, aluno, sobrinho, neto...

Desafios da Adolescência na Contemporaneidade – Uma Conversa com Pais e Educadores é uma publicação fundamental para pais, educadores, psicólogos, médicos e todos aqueles que convivem com adolescentes.

 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp