08/12/2023 às 12h09min - Atualizada em 09/12/2023 às 08h03min

Homens caem na água pela primeira vez no Shell Dream Tour Rio

Quinta-feira teve boas ondas na parte da manhã na 6ª etapa do Circuito Apenas 5 baterias aconteceram nesta quinta, destaque ficou para Wesley Leite, terceiro do ranking

Comunicação Dream Tour
Pablo NZ
Rio de Janeiro, 7 de dezembro de 2023 - O segundo dia do Shell Dream Tour Rio, competição que representa a Divisão Principal da Confederação Brasileira de Surf (CBSurf) e está sendo realizada na Praia da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, começou fervendo nesta quinta-feira, já que o sol despontou cedo no céu da Cidade Maravilhosa, assim como as ondas. Tudo isso para receber, pela primeira vez nesta edição, as baterias masculinas da primeira fase da competição.

As disputas começaram às 8h e o destaque da manhã ficou com Wesley Leite, terceiro colocado e que venceu sua bateria com a maior somatória do dia e a melhor nota do campeonato até então, um 7.67. “Consegui uma boa última onda e passei para primeiro lugar, então estou muito feliz. Comecei o ano, não muito bem porque estava voltando de uma lesão. O tornozelo não estava 100%, então não me sentia muito confiante em relação à competição, mas do meio do ano em diante comecei a melhorar e acreditar nas manobras. Confio no trabalho, em Deus e sigo fazendo o certo”, disse Wesley.

Depois da 5ª bateria o Campeonato ficou em espera e foi encerrado no período da tarde, devido às condições do mar não favoráveis para o surf.

Além das competições, o Shell Dream Tour Rio proporcionou uma experiência única para cerca de 20 crianças da Vila Olímpica de Acari. Os pequenos fazem parte do projeto que oferece atividades esportivas como futebol, natação, skate, entre outros e também de lazer para a região. “Hoje conseguimos trazer as crianças da Vila Olímpica de Acari para essa experiência incrível de conhecer um Campeonato de Surf, sendo que muitas delas nem vão à praia direito, porque a região de Acari está mais de 25 quilômetros daqui, na Zona Norte do Rio. No nosso projeto temos 2.500 alunos de diversas idades que fazem parte de atividades como skate, futebol, vôlei, ballet, entre diversos outros, então ter essa oportunidade é uma forma de incentivo para eles, proporcionando um dia diferente e apaixonante”, falou César Santana Cruz, Coordenador de Vilas Olímpicas da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer.

As atletas do Programa Talento Feminino, da CBSurf, também estiveram presentes nesta quinta (7). A iniciativa da CBSurf, com apoio do COB, foi lançada em 2023 buscando mapear o potencial esportivo de jovens mulheres surfistas no Brasil. Com 3 fases, a vivência envolveu cerca de 70 atletas em Fortaleza, Balneário Camboriú e Rio de Janeiro. Duas surfistas foram consideradas destaques do projeto, Maria Autori e Gabriela Queiroz, sendo convidadas para participarem como Wild Card, respectivamente, na etapa de Garopaba e Maceió do Dream Tour.

“Eu adorei participar do projeto, tinham muitas coisas que a gente não sabia e aprendemos. Estar aqui hoje foi mais incrível ainda, já que tivemos a oportunidade de conversar com a Tainá, que acabou de ser Campeã Brasileira e é uma inspiração pra mim. Ela explicou várias coisas que queria saber, principalmente porque sonho em ser surfista profissional, mas ela deu boas dicas como, por exemplo, pensar mais no agora do que no futuro e é isso que vou fazer. Foram falas importantes”, disse a atleta do Recreio, Letícia Rosa, de 15 anos que visitou a estrutura e participou de um papo com a Campeã Brasileira Tainá Hinckel e as surfistas do projeto.

O próximo dia de competições do Shell Dream Tour Salvador deve acontecer nesta sexta-feira (8).

A Divisão Principal do Circuito Brasileiro conta com empresas que dão a dimensão da relevância do evento no cenário esportivo nacional. O Dream Tour tem a Shell como a cota principal Coapresenta, a VIVO e Corona como Patrocinadoras Master e a Gerdau como Patrocinadora.  
 
O Dream Tour é uma realização da Confederação Brasileira de Surf (CBSurf) e promoção da Dream Factory, que estão juntos resgatando a Divisão Principal do Circuito Brasileiro de Surf, através da Lei de Incentivo ao Esporte do Governo Federal, por meio do Ministério do Esporte.   
   
Para saber tudo sobre o Dream Tour 2023 siga @dreamtoursurf no instagram e acesse o site cbsurf.org.br. A competição está sendo transmitida ao vivo no canal CBSurfPLAY do Youtube, e estará disponível no sportv a partir das quartas de final.     

Sobre a CBSurf   
Reconhecida pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e também pela ISA (International Surf Association), a Confederação Brasileira de Surf (CBSurf) é a entidade nacional de administração do surf e de todas as atividades relacionadas aos esportes com pranchas, como definido no Estatuto da CBSurf. A entidade foi originalmente fundada em 17 de outubro de 1998 e conta com 15 federações estaduais filiadas. A sede atual está situada na cidade de Florianópolis, em Santa Catarina, tendo como presidente Flavio Padaratz e como vice-presidentes Paulo Moura e Brigitte Mayer, eleitos em fevereiro de 2022. A CBSurf tem como missão desenvolver, produzir, chancelar e organizar o Dream Tour e a Taça Brasil, que compõem o Campeonato Brasileiro de Surf, o Circuito Brasileiro do Surf de Base, o Circuito Brasileiro de Ondas Grandes, o Circuito Brasileiro de Longboard, o Circuito Brasileiro Master, o Circuito Brasileiro de Stand Up Paddle (Race, Wave, Sprint e Paddleboard) e o Campeonato Brasileiro de Parasurf. Todos, nas categorias masculina e feminina. Acompanhando o enorme sucesso do surf brasileiro, tanto no Circuito Mundial, com seis títulos mundiais nos últimos nove anos, quanto na Olimpíada do Japão, com a conquista da inédita medalha de ouro na estreia do surf, uma nova gestão feita por ex-competidores da elite mundial e pelos melhores profissionais do surf brasileiro, a CBSurf tem, como valor principal, promover e desenvolver a criação de ídolos nacionais, e consolidar as carreiras dos atletas de todas as categorias, inclusive das profissões que gravitam em torno das competições, trazendo dignidade pra toda a comunidade do surf brasileiro. Em 2023, o Dream Tour estabelecerá um padrão e patamar inédito e histórico em todo o mundo.   
   
Sobre a Dream Factory:   
Ao longo dos seus mais de 22 anos de existência, a Dream Factory esteve entre as empresas líderes do mercado nacional de entretenimento ao vivo. Inicialmente como executores de eventos, a empresa nasceu após produzir a volta do Rock in Rio para o Brasil, em 2001. Nos momentos seguintes, a empresa foi uma das pioneiras na evolução do setor com a criação e implementação de experiências de marca integradas. Hoje, a Dream Factory é um sistema integrado de entretenimento ao vivo com eventos proprietários, serviços e gestão de comunidades.  Entre os eventos proprietários estão marcas conhecidas e queridas pelo público como a Maratona do Rio, a ArtRio, Sertões, Árvore do Rio e mais recentemente, a VidCon SP,  o Dream Tour e o MECA.  
     
A Dream Factory também traz em seu guarda-chuva a Dreamloc, que cuida de logística e infraestrutura, a Dream Venue, que atua como operação de "venue", com a administração de espaços como a Marina da Glória, no Rio de Janeiro; a GoDream, que organiza as vendas de ingresso, bebidas e alimentos, a Dream Strategy, que oferece consultorias estratégicas para marcas e empresas líderes do mercado e a Easylive, uma empresa que capta pontos em troca de benefícios. 
 
   
Sobre a Shell Brasil:
Há 110 anos no país, a Shell é uma empresa de energia integrada com participação
em Upstream, no Novo Mercado de Gás Natural, Trading, Pesquisa &
Desenvolvimento e no Desenvolvimento de Energias Renováveis, com um negócio
de comercialização no mercado livre e produtos ambientais, a Shell Energy Brasil.
Aqui, a distribuição de combustíveis é gerenciada pela joint-venture Raízen, que
recentemente adquiriu também o negócio de lubrificantes da Shell Brasil. A
companhia trabalha para atender à crescente demanda por energia de forma
econômica, ambiental e socialmente responsável, avaliando tendências e cenários
para responder ao desafio do futuro da energia.   

Sobre a Vivo:   
A Vivo é a marca comercial da Telefônica Brasil, e tem como propósito “Digitalizar para Aproximar”. A Vivo é um hub digital, facilitando o acesso de seus clientes a serviços em diferentes áreas, como entretenimento, esportes, segurança digital, finanças, saúde e educação. Atua na prestação de serviços de telecomunicações fixa e móvel em todo o território nacional e conta com um portfólio de produtos completo e convergente para clientes B2C e B2B, chegando a 112 milhões de acessos (3T22). A empresa está presente em 4,9 mil cidades com rede 3G, mais de 4,6 mil com 4G, e 3,2 mil municípios com a rede 4,5G. No segmento móvel, a Vivo tem 97 milhões de acessos e responde pela maior participação de mercado do segmento (38%) no País, de acordo com resultados do balanço trimestral (3T22). No âmbito dos patrocínios, a marca tem uma longa história no apoio ao esporte e é patrocinadora oficial da Seleção Brasileira desde 2005. Ao longo dos anos, a empresa vem ampliando sua atuação no cenário de esportes outdoor e apoia iniciativas de beach tennis, ciclismo e automobilismo de aventura por todo o Brasil.   
   
Sobre a Gerdau:     
Com 122 anos de história, a Gerdau é a maior empresa brasileira produtora de aço e uma das principais fornecedoras de aços longos nas Américas e de aços especiais no mundo. No Brasil, também produz aços planos, além de minério de ferro para consumo próprio. Além disso, possui uma divisão de novos negócios, a Gerdau Next, com o objetivo de empreender em segmentos adjacentes ao aço. Com o propósito de empoderar pessoas que constroem o futuro, a companhia está presente em 9 países e conta com mais de 36 mil colaboradores diretos e indiretos em todas as suas operações. Maior recicladora da América Latina, a Gerdau tem na sucata uma importante matéria-prima: 71% do aço
que produz é feito a partir desse material. Todo ano, 11 milhões de toneladas de sucata são transformadas em diversos produtos de aço. A companhia também é a maior produtora de carvão vegetal do mundo, com mais de 250 mil hectares de base florestal no estado de Minas Gerais. Como resultado de sua matriz produtiva sustentável, a Gerdau possui, atualmente, uma das menores médias de emissão de gases de efeito estufa (CO₂e), de 0,90 t de CO₂e por tonelada de aço, o que representa aproximadamente a metade da média global do setor, de 1,89 t de CO₂e por tonelada de aço (worldsteel). Para 2031, a meta da Gerdau é diminuir as emissões de carbono para 0,83 t de CO₂e por tonelada de aço. As ações da Gerdau estão listadas nas bolsas de valores de São Paulo (B3), Nova Iorque (NYSE) e Madri (Latibex).   
 
Sobre a Corona 
Corona nasceu no México em 1925 e é a marca de cerveja mexicana mais popular do mundo, exportada para mais de 150 países. Criada na natureza, é sinônimo de praia e de celebração dos momentos ao ar livre, convidando as pessoas a fazerem uma pausa e relaxarem. Corona é vendida no Brasil pela Ambev desde 2014 e é parceira de iniciativas sustentáveis, tendo recolhido mais de 17,5 toneladas de lixo em 77 limpezas de praia pelo país. A marca também foi pioneira ao lançar a primeira long neck premium retornável do Brasil e foi reconhecida em 2021 como a primeira marca global de bebidas neutra em resíduos plásticos, o que significa que a marca recupera e recicla mais plástico do que utiliza em sua cadeia de produção e distribuição.  
 
 

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