08/12/2023 às 09h06min - Atualizada em 09/12/2023 às 08h01min

Circuito Nelore de Qualidade 2023 avaliou mais de 1.000 animais em Diamantino (MT)

Circuito Nelore de Qualidade 2023 avaliou mais de 1.000 animais em Diamantino (MT)

Graziele Oliveira
Divulgação
Circuito Nelore de Qualidade 2023 avaliou mais de 1.000 animais em Diamantino (MT) 
Nos dias 21 e 22 de novembro, a unidade Friboi em Diamantino (MT) sediou a 28ª etapa nacional do Circuito Nelore de Qualidade 2023. Durante o evento, 1.052 animais foram submetidos à avaliação, sendo 626 machos não castrados e 426 fêmeas, todos terminados em confinamento. A realização desta etapa foi fruto da colaboração entre a Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), a Associação dos Criadores de Nelore do Mato Grosso (ACNMT) e o Frigorífico Friboi. O apoio da Matsuda Sementes e Nutrição Animal foi fundamental para o evento, que contou com a participação de nove pecuaristas. 
 
“Ficamos impressionados com a qualidade dos animais avaliados, tanto machos quanto fêmeas, que se destacaram pela robustez de seus pesos e pela ótima cobertura de gordura nas carcaças. Os resultados obtidos nessa etapa refletem o comprometimento dos neloristas e a eficiência das práticas de manejo adotadas”, comenta Gustavo Callejon, assessor técnico da ACNB. 
 
Melhor Lote de Carcaças de Machos 
Entre os machos avaliados, 55% apresentaram até dois dentes incisivos permanentes, indicando uma média de idade em torno de 2 anos. Além disso, 81% dos animais atingiram mais de 20 arrobas, com uma média de 22 arrobas. A avaliação ainda apontou que 75% dos machos exibiram cobertura de gordura mediana ou uniforme. 
 
Willian Martins Cardoso, da Fazenda Nossa Senhora Aparecida (Diamantino/MT), foi honrado com a Medalha de Ouro, enquanto a Medalha de Prata foi concedida a Klaus Valter Starke, da Fazenda Guimarães (Lucas do Rio Verde/MT). Denise Conceição Zottis Boscoli, da Fazenda Bragança (Lucas do Rio Verde/MT), recebeu a Medalha de Bronze. 
 
Melhor Lote de Carcaças de Fêmeas 
Notavelmente, 93,5% das fêmeas apresentaram até dois dentes incisivos permanentes, indicando uma média de idade em torno de 2 anos. Quanto ao peso, 86% das fêmeas possuíam mais de 15 arrobas, com uma média de 16,5 arrobas. Além disso, a análise indicou que 98% das fêmeas exibiram cobertura de gordura mediana ou uniforme. 
 
A Medalha de Ouro foi concedida à Global Pecuária Ltda. da Fazenda Encantado IV (Sapezal/MT). Denise Conceição Zottis Boscoli, da Fazenda Bragança (Lucas do Rio Verde/MT), recebeu a Medalha de Prata, destacando seu compromisso na criação Nelore. Albano Expedito Penteado Borges, da Fazenda Guimarães (Lucas do Rio Verde/MT) foi agraciado com a Medalha de Bronze. 
 
Além dessas distinções, os três lotes mencionados conquistaram a Medalha Ouro Branco, adicional da qualidade e uniformidade dos animais apresentados nos lotes. 
 
Novidades do campeonato 
O campeonato de 2023 conta com duas modificações promovidas pela ACNB. A primeira é a faixa de peso de carcaça em que os machos julgados recebem a pontuação máxima. Até 2022, os bovinos que pesassem de 18 a 25 arrobas recebiam nota 10. Em 2023, o limite mínimo para alcançar tal nota sobe duas arrobas. Agora, apenas as carcaças de machos que pesam de 20 a 25 arrobas recebem a nota máxima. Os bovinos que pesam de 18 a 20 arrobas recebem nota 9. Para as fêmeas, não há alteração: as que tiverem de 14 a 18 arrobas de peso seguem recebendo nota máxima na avaliação dos técnicos em cada etapa. 
 
Outra novidade é a criação de prêmio específico para o Melhor Lote de Carcaça de Machos e/ou Fêmeas Terminado em Pastagens. Antes, a premiação era entregue apenas ao fim do campeonato, de forma nacional, na cerimônia de premiação do Nelore Fest. Agora, o reconhecimento está sendo entregue em cada etapa. 
 
Circuito Nelore de Qualidade 
Realizado pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), o Circuito Nelore de Qualidade fortalece e promove a genética Nelore, contribuindo para a evolução da raça e seu posicionamento como produtora de carne de qualidade. A iniciativa avalia resultados obtidos pelos produtores, cada qual em sua realidade e sistema de produção. 
 
Promovido desde 1999 no Brasil, o Circuito conta com apoio de Friboi, Frisa, Fribal, Masterboi e Matsuda Sementes e Nutrição Animal. Na Bolívia, a iniciativa tem apoio do frigorífico local Fridosa e é organizada em conjunto com a Asocebu. No Paraguai, a organização é da Associação Paraguaia dos Criadores de Nelore. O Circuito Nelore de Qualidade é o maior campeonato de avaliação de carcaças de bovinos do mundo. 
 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp