06/12/2023 às 17h10min - Atualizada em 07/12/2023 às 00h05min

Fundação do Livro e Leitura e Usina Alta Mogiana entregam biblioteca revitalizada em São Joaquim da Barra

Verbo Nostro
Verbo Nostro
divulgação
A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto e a Usina Alta Mogiana entregaram no dia 1º de dezembro mais um espaço de leitura remodelado por meio do projeto Revitalização de Bibliotecas. A reabertura da Sala de Leitura da Emef Graziela Malheiro Fortes, em São Joaquim da Barra, no interior paulista, contou com a apresentação do espetáculo teatral circense De Lucca Circus Show, com o artista De Lucca, em dois períodos – pela manhã e à tarde -, para cerca de 300 alunos e professores da instituição de ensino.  A biblioteca escolar ganhou novos equipamentos, como aparelhos de TV e ar-condicionado, mobília, livros novos para o acervo e pintura.

O projeto Revitalização de Bibliotecas teve início em 2019, com o mapeamento dos espaços de leitura da região, e conta com incentivo do Programa de Ação Cultural (Proac ICMS e Proac Editais), através da Lei de Incentivo à Cultura e Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo. Até o momento, 15 bibliotecas ou salas de leitura foram remodeladas nos municípios de Ribeirão Preto, São José da Bela Vista, São Joaquim da Barra, Ituverava e Guará. Ainda neste mês, no dia 11, a Biblioteca Municipal Monteiro Lobato, em Ipuã, será entregue remodelada.

 “Por meio de parcerias como esta com a Usina Alta Mogiana, queremos oferecer cada vez mais bibliotecas e salas de leitura reformuladas, ampliando o acesso dos jovens ao mundo da literatura”, explica a presidente da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, Dulce Neves.

Vera Lúcia Martins Guedes, gerente de gestão de pessoas da Usina Alta Mogiana, destaca que o investimento na revitalização de bibliotecas é um passo crucial para promover a inclusão, igualdade de oportunidades e aprimorar o ambiente escolar. "A busca por ambientes mais acolhedores proporciona espaços propícios ao aprendizado e à descoberta, reconhecendo o papel fundamental do hábito da leitura no desenvolvimento das pessoas e na transformação social". 

Além de revitalizar espaços dedicados à leitura sediados na região metropolitana de Ribeirão Preto, o projeto Revitalização de Bibliotecas realiza nestes locais, atividades de incentivo ao livro e à leitura, tais como contações de histórias, saraus, intervenções culturais, apresentações teatrais e realização de oficinas, com programação gratuita, contribuindo para a formação de público em torno da literatura.

Sobre a Fundação
A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, responsável pela realização da Feira Internacional do Livro da cidade, hoje considerada a segunda maior feira a céu aberto do país.

Com uma trajetória sólida, projeção nacional e agora internacional, a entidade estabeleceu sua experiência no setor cultural e, atualmente, além da feira, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura, com calendário de atividades durante todo o ano. A Fundação do Livro e Leitura se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do ProAc.

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp