05/12/2023 às 17h59min - Atualizada em 06/12/2023 às 00h05min

Claudio Possani lança o livro de poesias “A Cor do Amor”, com ilustrações de Danielle Gyger-Guggenheim

Nesta quinta, dia 07 de dezembro, quinta-feira, às 19h, na Drummond Livraria, no Conjunto Nacional

Adriana Monteiro/Ofíciodasletras
Ofício das Letras
Editora Libri
“A COR DO AMOR” liberta, sendo acolhimento a todos aqueles que resistem,
amando.
Ao terminar os poemas, seguia os olhos para as cores e entendi que, dessa forma, os significados se prolongavam em cada mistura de tom.
Essa combinação trouxe a possibilidade de enxergarmos a cor do que vive por dentro, imaginando a paleta de cada identidade”.
Isabella Tramontina

Um livro improvável, fruto de uma sucessão de felizes acasos, é assim que o autor Claudio Possani define sua publicação de estreia na literatura. “A Cor do Amor” traz 54 poemas ilustrados e será lançado em São Paulo, dia 07 de dezembro, quinta-feira, às 19h, na Drummond Livraria, no Conjunto Nacional.

“Canção do Amor sem Coragem”, poema de abertura do livro, fez sua primeira aparição pública no mundo digital e, em plena pandemia, após a aprovação e incentivo de amigos próximos, o autor compilou seus escritos e decidiu publica-los em livro. O desejo de Possani era de agregar ilustrações à publicação, de modo que cada poesia ganhasse uma arte, que as ligassem intimamente em uma atração composta.
Foi aí que inesperadamente Danielle Gyger-Guggenheim, artista visual que reside na Suíça, entrou definitivamente no projeto. Ela leu as poesias e após três meses de silêncio contatou Claudio: “Você precisa vir a Mont-sur-Rolle (cidade onde ela vive) buscar as artes das suas poesias. Eu terminei”. O detalhe é que ela não havia dito que faria as ilustrações. Mais um acaso feliz.

Claudio Possani é conhecido do público como professor de matemática, suas videoaulas no YouTube tem grande repercussão e não fosse a necessidade que move todo ato criador de produzir algo novo e compartilhá-lo o livro ficaria apenas na ideia. Entretanto, o interesse de Claudio por arte nunca esteve distante da matemática, algumas aulas em seu canal do YouTube tratam do tema e falam dos primeiros registros matemáticos e artísticos e da correlação temporal do surgimento da representação simbólica em ambos os casos, a do nascimento da aritmética e das pinturas rupestres.
“Escrevi uma primeira poesia meio por acaso e tardiamente. Gostei do resultado e tive vontade de publicá-la no Instagram. Na hora de compartilhar a “Canção do Amor sem Coragem”, poema de abertura deste livro, meus dedos tremeram, descreve Claudio.
E a coragem deu lugar ao medo e o livro ficou pronto.

CLAUDIO POSSANI
Claudio Possani nasceu em Jundiaí, onde passou infância e adolescência típicas do interior do estado de São Paulo. Foi um leitor voraz, interessado em artes e ciências e sempre gostou de ensinar os colegas de classe. Seu contato com a cidade grande ocorreu quando ingressou no curso de matemática da Universidade de São Paulo.
Nunca mais se afastou da instituição, onde fez mestrado, doutorado e pela qual realizou estágios de pesquisa fora do Brasil, principalmente na França.
Conhecer os grandes museus da Europa reforçou e deu corpo ao gosto que sempre cultivou pelas artes visuais. Nunca perdeu o interesse pela leitura, dos quadrinhos aos clássicos da literatura. “A arte, a literatura em particular, nos dá um conjunto de referências para interpretarmos a vida”.
Toda a sua vida profissional foi dedicada à educação, seja como professor de matemática ou como gestor de instituições educacionais. Do giz e lousa, que nunca abandonou, mergulhou no mundo das aulas remotas pelas quais se tornou conhecido em todo o Brasil. Começou a escrever tardiamente sem grandes pretensões literárias e hoje o faz de maneira regular: “É uma necessidade, faz parte da minha vida. É uma maneira de trabalhar os nossos sentimentos”.

DANIELLE GYGER-GUGGENHEIM
Danielle Gyger-Guggenheim nasceu em Zurich, e atualmente vive em Mont-sur-Rolle, no Cantão de Vaud, também na Suiça. Estudou na École des Beaux-Arts de Basel e de Zurich.
Morou por cerca de dez anos no Brasil, é fluente em português (fundamental para mergulhar no universo das poesias do seu amigo brasileiro) e têm profundos vínculos com nosso país. Adora as praias de Ubatuba e sabe combinar os temperos e ingredientes da cozinha brasileira com as tradições culinárias europeias.
Fez inúmeras exposições individuais no Brasil e na Europa e também participou de mostras coletivas ao longo de uma trajetória muito consistente como artista plástica que navega por diferentes modalidades: gravuras, aquarelas, colagens, técnicas mistas, que se colocam a serviço de sua expressão e sensibilidade. Sua exposição individual mais recente aconteceu em Lausanne, no início de 2023, sob patrocínio do consulado do brasileiro.
Suas obras remetem a lugares e paisagens, muitas delas registradas em fotos nas suas frequentes viagens pelo Brasil e pelo mundo. Por meio de suas composições Danielle nos fala de lugares e espaços, de paisagens e de pertencimento. As imagens que ela cria nos remetem a partidas e chegadas, às caminhadas que compõem nossas vidas.
Essa é a chave para entender o diálogo que a artista estabeleceu com os poemas que compõem este livro.


Ficha Técnica:

EDITORA LIBRI
Diretora Editorial: Flavia Ceccantini
Diretor de Arte: Laerte Rodrigues Junior (capa e projeto gráfico)
Tratamento de Imagens: LR Design Studio
Produção Gráfica: Samuel Lincon Silvério (SLS Produções)
Revisão: Rosangela Kirst
Rua Pamplona, 1465 - Cj: 113 / 114 - 11o andar
Jardim Paulista, São Paulo, SP, Brasil
Cep: 01405-002
[email protected]
A COR DO AMOR
© das pinturas: Danielle Gyger-Guggenheim
© dos textos: Claudio Possani
Todos os direitos reservados a Claudio Possani
1ª Edição Novembro de 2023
São Paulo, SP, Brasil
Impressão: Gráfica Hawaii

Serviço:
Lançamento dia 07 de dezembro, quinta-feira, às 19h
Drummond Livraria
Avenida Paulista, 2073 - Conjunto Nacional - São Paulo

Telefone: (11) 4410-2519
Sessão de autógrafos: das 19h às 22h
Entrada gratuita
Livro – R$ 110,00

Assessoria de Imprensa: Ofício das Letras
Adriana Monteiro
11 4563 7194 | (11) 9 94817953
[email protected]



 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp