05/12/2023 às 16h04min - Atualizada em 06/12/2023 às 00h03min

Artigos para Casa: setembro de 2023 foi um mês desafiador para a produção nacional

De acordo com a ABCasa, com uma receita mensal estimada em R$4,60 bilhões, setembro teve uma queda de 5,3% em relação ao mês de agosto deste ano

Paula Ferezin
Banco de imagens ABCasa

Em parceria com o IEMI - Inteligência de Mercado, a Associação Brasileira de Artigos para Casa, Decoração e Celebração (ABCasa), revelou dados exclusivos sobre o atual cenário do setor. Na pesquisa, a entidade aponta que o mês de setembro, em comparação com agosto, foi um período desafiador para a produção nacional.
 

Com uma queda de 5,3% em relação ao mês anterior, o acumulado do ano mostra uma queda de 2,0%, com a redução nos preços médios desempenhando um papel significativo, chegando a 5,00% nesse mesmo período. Nos últimos doze meses, a indústria experimentou uma queda de 1,3%.




 

Ao analisar a produção em volumes físicos, setembro viu uma variação percentual negativa de 6,1%, destacando a complexidade do ambiente de negócios. No acumulado do ano, a queda no volume produzido foi de 1,0%, e nos últimos doze meses, a indústria enfrentou uma redução de 2,4%.

A indústria de transformação, por sua vez, apresentou uma queda de 6,0% em setembro, uma tendência que se mantém no acumulado do ano (-1,2%) e nos últimos doze meses (-0,8%).

 

Uma análise detalhada dos preços médios revela que, em setembro, houve um aumento de 0,17% em comparação com o mês anterior. No entanto, ao considerar o acumulado do ano, o índice registra uma queda de 5,00%, refletindo a dinâmica competitiva do setor. Nos últimos doze meses, a queda foi mais acentuada, chegando a 6,54%, indicando a pressão contínua sobre os preços.


 

O consumo interno aparente em setembro atingiu a marca de R$5,07 bilhões, representando um aumento acumulado no ano de 0,5% em valores nominais. Esses números destacam a resiliência do mercado interno, mesmo em meio aos desafios enfrentados pela indústria.



 

"À medida que enfrentamos esses desafios, a indústria de artigos para casa busca estratégias inovadoras para impulsionar a produção e a competitividade. A análise desses dados oferece insights valiosos para os tomadores de decisão, destacando áreas de oportunidade e desafios a serem superados para o desenvolvimento sustentável do setor", comenta Anderson Passos, diretor executivo da ABCasa. 

 

Sobre a ABCasa

 

A Associação Brasileira de Artigos para a Casa, Decoração, Presentes e Utilidades Domésticas (ABCasa) é uma entidade sem fins lucrativos, que se constitui como a mais representativa do setor. Seu objetivo principal é fortalecer o segmento e criar uma base de relacionamento entre empresas, entidades de classe, fornecedores, distribuidores, importadoras e profissionais.

Com mais de 650 associados, a organização auxilia na maturação do mercado de artigos para a casa e celebração, oferecendo conteúdos, estudos setoriais e organizando eventos importantes que geram excelentes oportunidades de negócios aos associados.


 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp