04/12/2023 às 12h38min - Atualizada em 05/12/2023 às 16h05min

Editora Peirópolis lança Anímicas, coleção de reflexões do artista plástico e teólogo Gandhy Piorski sobre o tema “criança”

Livro conta com ilustrações de Silvia Amstalden

Fausto Cabral
Editora Peirópolis - Anímicas
A editora Peirópolis e o artista plástico, teólogo e mestre em ciências da religião Gandhy Piorski acabam de lançar o livro Anímicas, obra composta por uma preciosa coleção de reflexões livres do autor acerca da criança. Em seus textos-ensaios, Piorski convida os leitores a encontrar a infância como qualidade da existência, investigar e expandir o olhar para o ser humano em seu início de vida, a sua percepção do mundo e participação na cultura, os seus fazeres, suas forças vitais. Permeando os textos, a obra traz ainda ilustrações de Silvia Amstalden.
 
Como profundo, dedicado estudioso e observador das infâncias, Gandhy Piorski propõe, ao longo das 208 páginas do livro, uma imersão naquilo que é constitutivo das crianças, muitas vezes contrapondo o modo de ser da infância à vida que erigimos em nosso mundo, frequentemente afastada da contemplação, do tempo e dos sentidos, a léguas de distância de um olhar inaugural e exploratório para as coisas da vida.
 
Se este livro propõe encontros, também libera o leitor para estar à deriva, colhendo, aqui e ali, na ordem e no momento que desejar, os incontáveis convites do autor para mirar novas paisagens, abrindo-se para respiros, fruições anímicas e outras narrativas para as infâncias. Nelas, espera-se que a criança não seja falada apenas no passado ou a partir de sua existência escolar, mas que se possa compreendê-la como condição no imaginário humano.

Gandhy Piorski - É artista plástico, teólogo e mestre em ciências da religião. É também pesquisador nas áreas de cultura e produção simbólica, antropologia do imaginário e filosofias da imaginação. No campo das visualidades, discute as narrativas da infância e seus artefatos, brinquedos e linguagens, a partir dos quais realiza exposições e intervenções. É curador e consultor de diversos projetos relacionados à criança nas áreas de cinema, dança, teatro, literatura, arquitetura e educação. Publicou, pela Editora Peirópolis, o livro Brinquedos do chão – A natureza, o imaginário e o brincar (2016) e prepara A criança e as águas, segundo livro da série, que explora a imaginação do brincar e sua intimidade com os quatro elementos primordiais: terra, fogo, água e ar.

Silvia Amstalden - Formada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo. Trabalha com artes gráficas, ilustração e arte-educação. Participou em 2009 da Bienal de ilustração da Bratislava (Eslováquia). Dentre os livros que publicou como ilustradora estão: Brincar com as Palavras, Convite à navegação: uma conversa sobre literatura portuguesa, Amigagem e Inveja (selecionados para o catálogo da feira de literatura infantil de Bolonha 2010 e 2012),  Muitas coisas, poucas palavras: a oficina do professor Comênio e a arte de ensinar e aprender, Quantas músicas tem a música? ou algo estranho no museu, Isso isso e Sequência, nossa vida na rua (Editora Peirópolis). Como arte-educadora desenvolveu oficinas de desenho para crianças e adultos nos SESCs Pompéia, Paulista, Barra Funda, Ribeirão Preto e Santos, no Instituto Tomie Ohtake e no ônibus-biblioteca. É integrante do grupo de ilustradores Charivari, selecionado pelo edital Conexão Artes Visuais da Funarte em 2007. Participou das exposições coletivas Charivari no SESC Santos, 2011 e no SESC São Carlos, 2012; e Desenhando o Corpo no SESC São Carlos, 2011.

FICHA TÉCNICA
Editora: Editora Peirópolis
ISBN: 978-65-5931-290-0
Código de Barras: 9786559312900
Dimensões: 13 x 18 cm
Peso: 0.150 kg
Páginas: 208
Idioma: Português
Classificação: Livre para todas as idades
Origem: Brasil
Capa: Brochura
Autores: Gandhy Piorski
Ilustradores: Silvia Amstalden
Preço: R$ 59,00
Informações: www.editorapeiropolis.com.br/produto/animicas/

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp