01/12/2023 às 16h23min - Atualizada em 02/12/2023 às 00h03min

Professores do município de Acará concluem formação pioneira na Amazônia

Com financiamento do BNDES, a Rede Synapse traz tecnologia social para melhoria do ensino e chegará a outros municípios paraenses em 2024

Renata Grieco
https://www.hydro.com/pt-BR/
Divulgação Hydro

Cerca de cem professores do município Acará, no Pará, participaram do seminário de encerramento do ciclo da primeira formação da Rede Synapse no Estado, tornando a cidade pioneira na Amazônia. O evento foi realizado no Dubai Eventos no começo de novembro. O Synapse é uma tecnologia social voltada à melhoria do ensino e do aprendizado de português e matemática no ciclo de alfabetização, alinhada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), construída para ser eficaz em regiões vulneráveis e de extrema pobreza.

A professora e secretária executiva da Rede Synapse, Kiara Ramos, comemora os resultados alcançados no município. “Chegamos aqui este ano por meio de entidades e uma empresa que acreditou na nossa causa. A educação é uma urgência no Acará e aqui fomos muito bem recebidos, com alto índice de adesão dos professores e receptividade excelente nas escolas. Em 2024 vamos para os municípios vizinhos continuar este trabalho”, conta.

A atuação do Synapse no Pará é possível por meio de uma parceria da Hydro com o grupo Lorinvest e o Movimento Bem Maior. O projeto foi selecionado em um edital de matchfunding do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) em 2021 e tem execução do Instituto de Pesquisas em Tecnologia e Inovação (IPTI).

“A Hydro possui o desafio de capacitar mais de 500 mil pessoas nos territórios onde ela atua e essa parceria é estratégica nesse sentido. Esperamos ampliar o projeto para outros dois municípios em 2024. É uma grande oportunidade de parceria e desenvolvimento territorial conjunto na região”, comenta Higia Brandão, gerente sênior de Sustentabilidade e Impacto Social da Hydro. O investimento da empresa com esta iniciativa é de cerca de R$ 1,5 milhão em três municípios e a expectativa é alcançar cerca de 12 mil alunos e 600 professores nos três anos de execução do projeto.

Atualmente, o Pará tem baixos índices de aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental e alto índice de evasão escolar. Além disso, a pandemia trouxe desafios para o setor. Entre 2019 e 2021, houve um aumento de 66,3% no número de crianças de 6 e 7 anos de idade que não sabiam ler e escrever. Por meio do projeto, professores que lecionam no 1º, 2º e 3º ano do Ensino Fundamental receberam formação. Além disso, um novo sistema de gestão escolar de acesso livre e validado pelo Ministério da Educação (MEC) é implementado.

 

Transformando vidas

Para o professor Antônio Belo, a formação foi bastante construtiva: “A metodologia é inovadora, por meio dela você pode trazer todo um contexto da realidade de uma criança para a sala de aula, na vivência do dia a dia dela. Aquilo é algo que ela conhece e isso torna o aprendizado muito mais fácil.”

De acordo com a Secretária Municipal de Educação do Acará, Carla Portal, o município conta hoje com dois mil alunos na rede em pouco mais de 150 escolas. “Toda ajuda é bem-vinda, principalmente se contribuir para a educação, que é futuro. O Synapse deixa um legado de conhecimento, experiência, vivências e novas práticas metodológicas para a rede e os professores capacitados e habilitados para desenvolver e dar continuidade a esse projeto. Que venham ainda mais investimentos na educação acaraense”, conclui.


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp