30/11/2023 às 11h41min - Atualizada em 30/11/2023 às 20h20min

Finalista do Jabuti, Lorena Kaz lança “Eu nunca mais vou deixar você”, um guia em quadrinhos sobre como libertar-se da dependência emocional

Editado pela Peirópolis, livro é uma coletânea de insights e aprendizados, inspirados na trajetória da autora em busca da libertação da dependência emocional. Evento de lançamento ocorre no dia 1º de dezembro, na Livraria da Vila - Lorena

Fausto Cabral
Eu Nunca Mais Vou Deixar Você/Editora Peirópolis
Um guia prático e didático, ilustrado no formato de quadrinhos, sobre como libertar-se da dependência emocional. Em síntese, esta é a proposta que norteia “Eu nunca mais vou deixar você – Um guia ilustrado para ser feliz nos relacionamentos”, o mais novo lançamento da Editora Peirópolis.
 
O livro é o segundo trabalho sobre relacionamentos abusivos criado pela autora e ilustradora Lorena Kaz, que teve seu trabalho anterior, “Morrer de amor e continuar vivendo”, finalista do Prêmio Jabuti em 2018.

A obra terá um evento especial de lançamento no dia 1º de dezembro, sexta-feira, na Livraria da Vila – Lorena (Alameda Lorena, nº 1.501). No encontro, que tem início a partir das 18h, Lorena Kaz autografará o livro e conversará com o público.

Insights e Aprendizados - Lorena Kaz, também criadora do Projeto Morrer de Amor, de muito sucesso nas redes sociais, oferece ao longo das 104 páginas de seu guia um aprofundamento e uma análise mais objetivos e didáticos dos temas abordados em seu trabalho de estreia, que trazia um tom mais artístico e subjetivo. Para “Eu nunca mais vou deixar você” a autora reuniu uma criativa coletânea de insights e aprendizados, inspirada em sua própria trajetória em busca da libertação da dependência emocional.

Início na Terapia - “A história de ‘Eu nunca mais vou deixar você’ começa em 2012 quando, na terapia, descobri que tinha um problema de dependência emocional. Na época busquei informações na Internet e infelizmente não havia tantas quanto hoje. Então criei o Projeto Morrer de Amor, para explicar como ocorria esse tipo de abuso e a violência doméstica”, relembra Lorena Kaz.

E esse projeto rendeu frutos, conforme a autora relembra. “Durante os anos de trabalho, muitas mulheres me pediam um material mais didático e prático sobre como sair de relacionamentos abusivos”.

O livro, porém, não foi produzido de maneira imediata, já que a própria autora também precisava passar por esse processo de saber lidar com a dependência emocional. “Hoje considero que já dei muitos saltos e estou muito melhor, por isso tive a possibilidade de escrever essa obra e ajudar muitas mulheres”.

Lorena Kaz ressalta que “o livro mostra a visão negativa que a sociedade faz do feminino e como isso influencia nossa forma de vermos nós mesmas, os relacionamentos e o mundo”. E como o relacionamento abusivo não é um tema nada simples, “o aprendizado acaba abrangendo a infância, o contato com os pais, o machismo estrutural social, a construção do feminino e outros temas que não podem ser separados de como as pessoas se relacionam”, destaca a autora.
 
Vale ressaltar que muitos termos e pesquisas difundidos sobre o assunto estão presentes na bibliografia do livro, que também traz informações sobre o Projeto Morrer de Amor.

Magia dos Quadrinhos - O livro começa com uma história que remete ao seu título e teve mais de 20 milhões de visualizações no Facebook no formato de Gif. “Fazer um conteúdo educativo e relevante viralizar não é fácil! Foram mais de 12 mil comentários de mulheres que se sentiram identificadas em um quadrinho sobre abuso emocional. Fico muito feliz em ver um tema sério e necessário ganhar atenção em meio a uma maioria de posts feitos primordialmente para entreter”, diz Lorena Kaz, que acredita na disseminação da informação sobre educação emocional como a melhor maneira de criar pessoas mais empáticas, solidárias e realizadas.

“Eu nunca mais vou deixar você” pode ser usado como um guia de autodesenvolvimento, porém, com a magia adicional da ilustração e quadrinhos, que ajudam a promover novas e múltiplas formas de entendimento de temas anteriormente já abordados por psicólogos e estudiosos do desenvolvimento emocional.

Para Lorena Kaz, muito do ódio e radicalismo que vemos hoje em dia, especialmente na internet e na política, vem de uma frustração das pessoas com a própria vida e a dificuldade delas em encontrar seu lugar em um mundo que muda mais rápido do que podem acompanhar. Ela ressalta que “muitos dos adultos hoje não se sentiram amados e respeitados na infância e não tiveram exemplos de amor próprio e bons relacionamentos, em casa ou na rua. O relacionamento abusivo passa a ser um produto natural da ideologia social de consumo e de dominação sobre a mulher”.

A autora explica que o abuso é repetido de forma transgeracional e dá como exemplo o resultado de estudos que evidenciam que a maior parte da população carcerária detida por abuso sexual também foi vítima de abuso sexual na infância. O ciclo do abuso não se quebra sozinho. “É preciso que exista o foco na educação emocional do indivíduo para que ele consiga olhar para o próprio passado e a sociedade ao seu redor e avaliar o que precisa ser modificado em si e nas suas atitudes”, diz a autora.

Lorena Kaz resume de forma enfática a importância da obra para ela e para outras mulheres: “este é o livro que eu gostaria de ter lido nove anos atrás, quando descobri o termo ‘dependência emocional’”.

Evento especial de lançamento
Dia: 1º de dezembro, sexta-feira
Horário: das 18h às 21h
Local: Livraria da Vila - Lorena (Alameda Lorena, 1501 – Jardim Paulista, São Paulo – SP)

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp