27/11/2023 às 14h12min - Atualizada em 28/11/2023 às 00h03min

Projeto social promove oportunidade para atleta e muda destino de família de Jacinto, cidadezinha do norte de Minas

José Emanuel Souza Santos, de 15 anos, veio do norte de Minas com a família para Ibirité, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, para seguir o sonho de jogar vôlei

Marcelo Dias Moreira
Fundação ArcelorMittal
A história do atleta José Emanuel Souza Santos, ou Jota, como gosta de ser chamado, parece coisa de filme. Nascido em Jacinto (MG), município de 12 mil habitantes no Vale do Jequitinhonha, a 765 km de Belo Horizonte, o garoto chamou a atenção como jogador do time de vôlei de sua cidadezinha nos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG), em 2022. Ninguém ficou mais surpreso do que ele mesmo. “A gente praticamente nem treinava, jogava em quadras de areia ou terra”, lembra Jota. “Mas nosso o professor decidiu montar um time e acabamos passando por várias fases da competição.”
Jota então recebeu convite para um teste em Belo Horizonte e foi aprovado. O técnico que fez sua avaliação o indicou para o Olympico Club, em razão do atendimento social oferecido pelo clube, que tem foco na formação de atletas de base por meio do projeto “Esporte para Todos”, que tem o apoio da Fundação ArcelorMittal.
O garoto já acumula alguns títulos, como o terceiro lugar no brasileiro Série Prata, disputado no Paraná, e segundo lugar na Copa Usipa, disputada em Ipatinga. Atualmente, Jota joga como titular do Olympico, que este ano disputa as primeiras colocações no campeonato metropolitano de vôlei sub-17, enfrentando grandes equipes como a do Minas e Sada Cruzeiro.
A mudança para Belo Horizonte transformou a vida de Jota e toda a sua família. “Meus pais acreditaram em mim e resolveram mudar comigo para cá. Viemos só com trouxas de roupas, alguns copos e panelas”, lembra ele. A família se instalou em Ibirité e recomeçou a vida do zero. O pai, que é barbeiro, montou um pequeno salão na cidade e a mãe, formada em Letras, ainda busca uma escola para lecionar. O projeto social do qual participa contribui. “Recebo vale-alimentação, vale-transporte e ajuda de custo”, conta Jota.
Cheio de sonhos, Jota quer chegar à Seleção Brasileira. Quer também retribuir tudo o que seus pais fizeram por ele. A família de Jota apoia integralmente a jornada do filho, mesmo ainda lutando para se adaptar à nova realidade. Fabiano, pai de Jota, diz que o projeto apoiado pela ArcelorMittal é bom porque gera responsabilidade e oportunidades em áreas de interesse para os jovens. “Nosso coração está cheio de alegria e é para onde vão nossas esperanças”, diz o pai do atleta.

*Fundação ArcelorMittal: educação, cultura e esportes*
Apoiar e promover oportunidades para pessoas como José Emanuel, o Jota, é o propósito da Fundação ArcelorMittal, que completa 35 anos de atividades neste ano de 2023. Núcleo de investimento e transformação social do Grupo ArcelorMittal no Brasil, e com atuação em projetos nas áreas da educação, cultura e esportes, a instituição já alcançou mais de 11 milhões de pessoas em todo o país com suas iniciativas desde a sua criação em 1998.
Para contribuir para a democratização do acesso à cultura, por exemplo, a Fundação ArcelorMittal investe em projetos como o “Diversão em Cena”, o maior programa de formação de público para teatro infantil realizado em diversas cidades de todas as regiões do país. A Fundação ArcelorMittal é a maior incentivadora do esporte em Minas Gerais e está entre as cinco maiores do Brasil, atuando por meio das Leis de Incentivo.
Na educação, a Fundação ArcelorMittal promove a maior iniciativa de difusão da abordagem STEAM do país, que desenvolve conhecimento por meio de metodologias ativas, como a aprendizagem baseada em projetos, a partir da resolução de problemas reais do dia a dia. Os projetos valorizam a contribuição coletiva dos alunos e a aplicação de conhecimentos e habilidades de diferentes áreas.
 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp